Professor Wilson Bueno lança o livro "Comunicação Empresarial: alinhando teoria e pesquisa”
19/09/2014 13h50 - última modificação 19/09/2014 13h55
Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista, prof.dr. Wilson Bueno, lança a obra "Comunicação Empresarial: alinhando teoria e pesquisa”, pela editora Manole. Segundo o site da editora, "a obra, uma atualização completa de trabalho anterior – Comunicação Empresarial: teoria e pesquisa –, resgata os principais temas que envolvem a teoria e a prática da comunicação das organizações, buscando não apenas fixar conceitos relevantes ou realizar análises em Comunicação Empresarial, mas contemplar a realidade do mercado brasileiro. Com isso, pretende ser fonte importante de consulta para estudantes, gestores e profissionais de comunicação nas empresas públicas, privadas ou mesmo nas organizações do Terceiro Setor.
Ela está dividida em 14 capítulos que compõem um cenário abrangente e diversificado da teoria e da prática em Comunicação Empresarial e, insistentemente, destaca a importância da pesquisa para o incremento da massa crítica na área. Incorpora perspectivas modernas, como a que associa comunicação e sustentabilidade; discute processos estratégicos, como o uso da comunicação para o comprometimento das gerações jovens com os objetivos das organizações, e a necessidade de planejamento adequado para atuação nas mídias sociais; bem como define etapas e metologias para a construção de uma política de Comunicação e enumera procedimentos para o processo de gestão de riscos. Ao final de cada capítulo, há questões para serem debatidas em sala de aula ou no trabalho"
Sumário resumido:
• A Comunicação Empresarial sob uma perspectiva crítica
• Comunicação e sustentabilidade: reciclando conceitos e práticas
• Assessoria de imprensa e complexidade: um novo olhar para o processo de relacionamento com a mídia
• A gestão da comunicação antes, durante e após as crises
• Comunicação em situações de risco: gestão e estratégias
• Os novos desafios para a comunicação interna: a geração Y e o uso das mídias sociais
• Política de Comunicação Empresarial: conceitos, etapas e metodologia de construção
• Avaliando a imagem das organizações: desafios metodológicos e conceituais
Ficha Técnica do Livro: