Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Agência de Divulgação Científica / Notícias / Portal oferece treinamento para pesquisas online

Portal oferece treinamento para pesquisas online

17/02/2016 14h55 - última modificação 22/02/2016 16h11

O Portal de Periódicos, que reúne literatura acadêmica e científica à disposição dos pesquisadores brasileiros, passou a oferecer treinamento via internet para os usuários. O objetivo da Capes é ampliar em 2016 o número de atendimentos da biblioteca virtual, já que o meio digital permite acesso mais rápido e fácil às informações, sem limitação do tempo dos instrutores.

Segundo informações da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e do Portal de Periódicos, a tecnologia utilizada será o Mconf - serviço de multiconferência desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que dispõe de capacidade de comunicação em áudio e vídeo em tempo real.

As inscrições continuam da mesma forma: os interessados devem acessar a área de Treinamentos do Portal para garantir a participação. Acesse o site. Além da capacitação promovida pelo Portal de Periódicos, haverá capacitação dos editores com os quais a Capes assina contrato. Os dois tipos de sessões seguirão os mesmos padrões para inscrições, acessos e realização do curso.

Para receber o certificado, é imprescindível que o usuário inscreva-se no Portal, uma vez que o documento que atesta a participação no treinamento ficará disponível no "Meu Espaço". O curso terá turmas todos os dias, em turnos intercalados. Para evitar intercorrências no acesso à sala de aula virtual, recomenda-se abrir o link de acesso ao Mconf - que será enviado para o e-mail cadastrado - pelo navegador Mozilla Firefox. Também é necessário ter os softwares Java e Flash atualizados no computador.
Em caso de dúvidas sobre os treinamentos online, basta fazer contato pelo treinamento.periodicos@capes.gov.br.

Busca facilitada

Segundo a Capes, por meio da capacitação é possível verificar qual o conteúdo disponível para a comunidade acadêmica e científica brasileira, compreender de forma mais clara as ferramentas de pesquisa e com isso facilitar a busca pela informação desejada no menor tempo possível.

Em 2015, foram realizados 35 treinamentos presenciais, qualificando um público de mais de quatro mil pessoas da comunidade acadêmica -- docentes, pesquisadores, bibliotecários, alunos de graduação e pós-graduação e profissionais de diversas áreas. Em comparação com 2014, o número de turmas dobrou. Veja mais.




Fonte: http://http://portal.metodista.br/pesquisa/noticias/portal-de-periodicos-da-capes-oferece-treinamento-online-para-fazer-pesquisas
SOBRE A AGÊNCIA

FAPESP

X