Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Agência de Divulgação Científica / Notícias / Pesquisadores do POSCOM participam de oito mesas-redondas no Congresso da Metodista

Pesquisadores do POSCOM participam de oito mesas-redondas no Congresso da Metodista

21/10/2013 15h40 - última modificação 21/10/2013 18h44

Os professores do programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (POSCOM) participarão sete mesas-redondas no dia 23, o primeiro do Congresso Metodista. Os temas das mesas são: “Mídia comunitária e alternativa na era das manifestações públicas e das redes sociais virtuais”;  “Comunicação Institucional e Mercadológica”; "Big Data: novo universo de métodos nas ciências sociais"; Comunicação, organizações e mídias sociais"; Iniciação científica como diferencial na formação do comunicador"; "As tecnologias que sedimentam as midias digitais no espaço da Ciberlogia"; "Comunicação & Cultura" e "Imprensa e Humor no Brasil".

Abaixo mais informações:

 

Mesa-Redonda: MR1
Título: Comunicação, organizações e mídias sociais
Sessão: 53
Data: 23/10/2013
Horário: 9h30 às 11h
Local: O-221
Nome do proponente: Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno
Participantes: Profa. Ms. Camila Krohling Colnago, Profa. Ms. Karla Caldas Ehrenberg e 
Monica Castro
Ementa: A presença das organizações nas mídias sociais. Mídias sociais e crises empresariais. 
Estratégias para atuação das organizações nas midias sociais. O monitoramento das mídias 
sociais. O uso das mídias sociais para o relacionamento com os públicos estratégicos. Análise 
de casos.


Mesa-Redonda: MR10
Título: Midia comunitária e alternativa na era das manifestações públicas e das redes sociais
virtuais
Sessão: 61
Data: 23/10/2013
Horário: 7h30 às 9h10
Local: Auditório Delta
Nome do proponente: Profa. Dra. Cicilia Maria Krohling Peruzzo
Participantes: Maria Alice Campagnoli Otre, Marcos Correa, Orlando M. de Carvalho Berti, 
Suelen Aguiar e Viviam Lacerda de Souza
Ementa: A comunicação comunitária e alternativa consiste em modalidades de comunicação 
que se diferenciam daquelas do universo da grande mídia convencional (privada e pública) por 
um conjunto de fatores. Elas perpassam comunidades, associações, coletivos e movimentos 
sociais populares. As tecnologias cada vez mais se mostram como aliadas desse tipo de 
comunicação. No entanto, suas formas tradicionais (alto falante, rádio, video, televisão etc.) 
continuam atuais de norte a sul do Brasil, mesmo em meio a entraves legais, políticos e 
educacionais. As manifestações públicas da era pós "Primavera Árabe" relevam reelaborações 
equipamentos digitais de alta qualidade e múltiplas funções. Isso, pois na modernidade todos 
os aparatos são intraconectados, complementares e altamente portáteis, o que fez com que os 
enquadres teóricos e práticos da comunicação se reconfigurassem, sinalizando uma densidade 
própria de uma metacomunicação, que desenhou um campo inédito para a umiComunicação. De 
fato, o fenômeno ampliou infinitamente as fronteiras da comunicação desenhando espaço com 
perfil analítico específico, a Ciberlogia.

 

Mesa-Redonda: MR16

Título: As tecnologias que sedimentam as midias digitais no espaço da Ciberlogia

Sessão: 65

Data: 23/10/2013

Horário: 9h30 às 11h

Local: O-321

Nome do proponente: Prof. Dr. Sebastião Carlos Squirra

Participantes: Profa. Ms. Alexandra Fante Nishiyama, Carol Giarante, Dirceu Lemos, Prof. Fabio Romancini Palamedi e Fernando MoreiraEmenta: Fruto da radical evolução tecnológica, inimagináveis recursos consolidam profunda simbiose dos homens com as máquinas, redesenhando as formas comunicativas, individuais ou coletivas. As mídias clássicas estão sendo substituídas por infindável parque tecnológico de equipamentos digitais de alta qualidade e múltiplas funções. Isso, pois na modernidade todos os aparatos são intraconectados, complementares e altamente portáteis, o que fez com que os enquadres teóricos e práticos da comunicação se reconfigurassem, sinalizando uma densidade própria de uma metacomunicação, que desenhou um campo inédito para a umiComunicação. De fato, o fenômeno ampliou infinitamente as fronteiras da comunicação

 


Mesa-Redonda: MR23
Título: Comunicação & Cultura
Sessão: 71
Data: 23/10/2013
Horário: 15h50 às 17h30
Local: Auditório Delta
Nome do proponente: Prof. Dr. José Salvador Faro
Participantes: André Manzini, Érica R. Gonçalves, Iberê Moreno Rosário e Barros, Prof. Dr. 
Kleber Nogueira Carrilho, Profa. Paula Cabral Gomes e Profa. Ms. Priscila Kalinke da Silva
Ementa: A mesa Comunicação & Cultura busca refletir sobre práticas comunicacionais – no 
jornalismo, na publicidade, no ensino – e suas relações com padrões culturais, normas éticas, 
padrões de comportamento. Reunirá trabalhos desenvolvidos ou em desenvolvimento realizados 
por orientando do professor J. S. Faro, na linha de pesquisa Mídia & Cultura.


Mesa-Redonda: MR41
Título: Imprensa e Humor no Brasil
Sessão: 86
Data: 23/10/2013
Horário: 14h às 15h40
Local: Auditório Iota
Nome do proponente: Cristiane dos Santos Parnaiba
Participantes: Prof. Dr. Adolpho Carlos Françoso Queiroz e Prof. Mario Dimov Mastrotti
Ementa: A mesa se propõe a discutir com os participantes os papeis do humor na imprensa 
brasileira, por meio de seus diferentes formatos, como a charge, a crônica, a caricatura etc.


Mesa-Redonda: MR46
Título: Big Data: novo universo de métodos nas ciências sociais
Sessão: 89
Data: 23/10/2013
Horário: 9h30 às 11h
Local: O-312
Nome do proponente: Prof. Dr. Walter Teixeira Lima Junior
Participantes: Profa. Ms. Amanda Luiza dos Santos Pereira, Profa. Ms. Ana Graciela Mendes 
Fernandes da Fonseca, André Rosa, Michele Loprete Vieira e Profa. Ms. Sonia Regina Neves 
Costa
Ementa: A enorme quantidade de dados digitais gerados, processados e armazenados em 
máquinas computacionais é utilizada para novas descobertas científicas em diversos campos 
da ciência, como na Física (Large Hadron Collider), na Cosmologia (Teoria do Big Bang). 
Big Data é o termo usado para definir a quantidade espantosa de dados e informações que 
produzimos e armazenamos no mundo digital. Diante desse cenário, esta mesa propõe a 
apresentação de perspectivas para uso do Big Data na área das ciências sociais, como no 
jornalismo, ciência política, administração, educação.


Mesa-Redonda: MR50
Título: Iniciação científica como diferencial na formação do comunicador
Sessão: 91
Data: 23/10/2013
Horário: 9h30 às 11h
Local: Auditório Delta
Nome do proponente: Profa. Dra. Elizabeth Moraes Gonçalves
Participantes: Amanda Vilar, Profa. Dra. Lana Cristina Nascimento Santos, Luiza Guerra, Prof. 
Dr. Manuel Morgado Rezende e Profa. Ms. Marli dos Santos
Ementa: A Metodista mantém um programa de iniciação científica, vinculado ao CNPq, 
com bolsas de estudo para os alunos envolvidos, porém tal atividade é pouco desenvolvida 
nos cursos de comunicação social. A mesa propõe a discussão sobre a pesquisa de iniciação 
científica nos cursos de comunicação como elemento que pode diferenciar a formação do 
profissional. O estudante envolvido em pesquisas desde a graduação amplia seus horizontes na 
faculdade e desmistifica o papel da pesquisa na área da comunicação social e prepara-se para 
projetos de pesquisa mais elaborados.


Mesa-Redonda: MR53
Título: Comunicação Institucional e Mercadológica
Sessão: 94
Data: 23/10/2013
Horário: 14h às 15h40
Local: Salão Nobre
Nome do proponente: Prof. Dr. Daniel dos Santos Galindo
Participantes: Profa. Dra. Elizabeth Moraes Gonçalves, Prof. Dr. Kleber Markus, Lina Moreira, 
Marcelo da Silva, Prof. Dr. Paulo Rógerio Tarsitano, Victor Hugo e Prof. Dr. Wilson da Costa 
Bueno
Ementa: Trata-se de um painel sobre a linha 02 de pesquisa do PósCom - tendo como base 
o livros Comunicação Institucional & Mercadologica -Expansões conceituais e imbricações 
temáticas, apresentando um painel sobre as atividades e tendências dessa importante área da 
comunicação social.

Comunicar erros


SOBRE A AGÊNCIA

FAPESP