Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Agência de Divulgação Científica / Notícias / Mesas redondas de Pos Graduação em Comunicação no Congresso Metodista

Mesas redondas de Pos Graduação em Comunicação no Congresso Metodista

21/10/2014 17h30 - última modificação 21/10/2014 17h42

Congresso Metodista 2014

Pós-graduação em Comunicação participará do Congresso Metodista com cinco mesas redondas

O programa de Pós-graduação em Comunicação na Universidade Metodista POSCOM) participará com cinco mesas redondas do “Congresso Metodista 2014”,que acontece nos dias 21, 22 e 23 de outubro, evento que conta com professores desta e de outras universidades nos debates.

O congresso tem como objetivo divulgar os trabalhos desta instituição e de outros, trocando conhecimento e experiências entre os alunos. Os trabalhos giram em torno de temas como o bem comum, regionalização e internacionalização, educação com qualidade e inovação. Saiba mais sobre o congresso no site.

Confira a programação das Mesas Redondas da POSCOM:


“Comunicação e Esporte:a bola que rolou fora do gramado na Copa das Copas”
Data: 22/10/2014
Horário: 14h às 15h40
Local: C-111
Nome do proponente: Wilson da Costa Bueno
Participantes: Karla Eherenberg, Anelisa Maradei, Wesley Carlo
Ementa: Os interesses extra-futebolísticos na Copa do Mundo de 2014. Esporte e ativismo político. A cobertura esportiva além das quatro linhas do gramado. Esporte e patrocínio: quem ganhou o embate Nike e Adidas? A Copa do Mundo na agenda das eleições presidenciais.


“A Pesquisa em Comunicação Comunitária”
Data: 22/10/2014
Horário: 7h30 às 9h10
Local: Auditório Delta
Nome do proponente: Cicilia Maria Krohling Peruzzo
Participantes: Ariadne Bianchi, Luis C. Paravati, Luzia Y. Deliberador, Maria Alice Campagnoli Otre.
Ementa: A pesquisa em comunicação comunitária: principais temas e eixos de investigação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo. A pesquisa como possibilidade de participação coletiva em comunidades emergentes de investigação (CEI Comuni). Exemplos de pesquisas realizadas, especialmente, sobre Hip-Hop em comunidade indígena, Comunicação e cultura alimentária em comunidade quilombola e Produção audiovisual em Cooperativa do Movimetno dos Trabalhos Sem Terra.


“Cultura e Midiatização”
Data: 22/10/2014
Horário: 9h30 às 11h
Local: Auditório Delta
Nome do proponente: José Salvador Faro
Participantes: Iberê Moreno Rosário e Barros, Érica Rizzi, Jênifer Rosa de Oliveira, Lícia Frezza Pisa, Márcia Rodrigues da Costa, Patrícia Fox Machado, Paula Cabral Gomes, Priscila Kalinke, Roberto Malacrida, Rodolfo Bonventti e Tancy Costa Mavignier
Ementa: O processo de midiatização da Cultura na sociedade contemporânea. Relações sociais e simbólicas dos produtos culturais na cultura de massas. Impacto da disseminação das tecnologias digitais e das redes na representação cultural. Cultura, mídia e consumo.


“As Plataformas Digitais e os Caminhos do Jornalismo”
Data: 22/10/2014
Horário: 9h30 às 11h
Local: D-350
Nome do proponente: Sebastião Carlos Squirra
Participantes: Ioná Piva, Dirceu Lemos, Fernando Moreira, Marcio Kowalski, Valéria Vargas
Ementa: A comunicação contemporânea se transformou radicalmente com as ampliações das plataformas e aplicativos audiovisuais que dominam amplamente os desejos dos consumidores. Isto vem alterando as formas de criação e consumo de produtos comunicativos e redefinindo os modelos narrativos e de negócio no segmento da televisão (fim da grade, novas mídias etc) mas, sobretudo no jornalismo eletrônico que aderiu profundamente a novas formas de acesso e produção. Todas estas migrações trouxeram cenário inédito tanto para o ser comum, quanto para os pesquisadores e profissionais que atuam no segmento.


“Organizando um Evento Interdisciplinar: I Encontro Internacional de Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva (EITCCC)
Data: 22/10/2014
Horário: 9h30 às 11h
Local: Auditório Iota
Nome do proponente: Walter Lima
Participantes: Amanda Luiza Pereira, Ana Graciela M. F. da Fonseca, Alexandra Fante, Roberta Viegas, Cláudia Assis
Ementa: Consiste em mostrar os desafios, resultados e perspectivas da realização de um evento científico interdisciplinar. O I Encontro Internacional de Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva (EITCCC) foi realizado em maio/2014, pelo grupo de pesquisa TECCCOG, do programa de Pós-Graduação em Comunicação/UMESP com o objetivo de reunir pesquisadores que atuam interdisciplinarmente entre as áreas da Comunicação Social, Inteligência Artificial, Ciência da Computação, Filosofia da Mente, Neurociência Cognitiva e Psicologia Cognitiva. O objetivo é debater os resultados científicos, no recorte proposto, produzidos pela realização do evento.


“Mídia, Religião e Política: Tendências e Oportunidades de Pesquisa Multidisciplinar”
Data: 23/10/2014
Horário: 14h às 15h40
Local: Auditório Delta
Nome do proponente: Magali do Nascimento Cunha
Participantes: Dario Paulo Barrera Rivera, Larissa Pothin Preuss, Leandro Ortunes, Marcelo da Silva Figueiredo
Ementa: A interface mídia, religião e política tem-se revelado elemento significativo para os estudos nos campos da comunicação e das ciências da religião com crescente relevância na medida em que grupos religiosos brasileiros, especialmente evangélicos, têm estabelecido projetos de ocupação de mais espaços na esfera pública, por meio de intensa presença nas mídias e na política partidária. Esta mesa será um espaço de apresentação de reflexões teóricas sobre esta constatação, por meio de um quadro que privilegiará o contexto eleitoral de 2014. Será oportunidade também para socialização de pesquisas que caracterizarão as abordagens introdutórias: "O Jornal da Record nas Eleições 2010/2014", "O proselitismo político de Silas Malafaia na mídia" e "A cultura do medo no discurso político-religioso". Mesa redonda promovida pelo Grupo de Pesquisa MIRE - Mídia, Religião e Cultura.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:
Leia Mais:
Notícias
SOBRE A AGÊNCIA

FAPESP