Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Agência de Divulgação Científica / Notícias / Avaliações neuropsicológicas forenses é tema de artigo de professor do PPG Psicologia da Saúde

Avaliações neuropsicológicas forenses é tema de artigo de professor do PPG Psicologia da Saúde

11/08/2014 20h55 - última modificação 26/08/2014 16h11

Artigo na publicação do SBNp

Por Roberto Bueno

O crescente pedido pela Justiça de avaliações neuropsicológicas forenses de réus e quais devem ser os procedimentos adotados nestas avaliações são temas do artigo “A avaliação neuropsicológica aplicada à imputabilidade penal”. Elaborado pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde, Antônio de Pádua Serafim, o trabalho foi publicado pela Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp) em seu boletim deste mês de agosto.

Segundo o pesquisdor, “para o Direito, quando se instala a dúvida quanto à saúde mental da pessoa em questão, demanda a necessidade do conhecimento de outra área para a aplicar a Lei”. No artigo, Antônio Serafim explica os passos que devem ser seguidos para o cumprimento do pedido realizado pelos agentes jurídicos (juiz, promotor, procurador, delegado ou advogado) e como deve ser esta avaliação.

A Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, como explicado website da organização, é uma sociedade científica fundada em 1989 com a finalidade de apoiar e divulgar o estudo das funções cognitivas humanas e seus distúrbios em pacientes lesionados cerebrais. E ela é constituída por médicos, psicólogos, fonoaudiólogos e outros profissionais da área.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:
SOBRE A AGÊNCIA

FAPESP