Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Agência de Divulgação Científica / Notícias / Aula Magna do Programa de Comunicação Social mostrou conceitos e aplicações da narrativa transmídia

Aula Magna do Programa de Comunicação Social mostrou conceitos e aplicações da narrativa transmídia

05/09/2014 15h25 - última modificação 05/09/2014 15h44

Por Roberto Bueno*

O conceito e as aplicações da transmídia foram temas da Aula Magna do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (POSCOM) proferida pelo pesquisador Denis Porto Renó, da Universidade Estadual Paulista (UNESP - Bauru). Com a palestra “Narrativa transmídia e o desafio nas pesquisas em comunicação”, ocorrida no dia 18 de agosto, Renó analisou o conceito que esta desenvolvendo, conjuntamente com outro pesquisador sobre o assunto. Para ele, a narrativa transmídia é “uma linguagem contemporânea, desenvolvida a partir dos processos e ambientes interativos e que tem como característica a difusão de mensagens distintas, com plataformas diversas, por meios sociais, ambientes facilitadores de retroalimentação e em dispositivos móveis”.

Renó demonstrou que profissionais e pesquisadores da área de Comunicação Social já estão utilizando os conceitos da linguagem. Explicou, também, a origem do termo. Este remonta a meados dos anos 1970 e foi criado pelo músico Stuart Saunders, que criou uma trans-media music, na qual uma música teria arranjos e composições diferentes para diferentes instrumentos que a tocassem.

*Com informações produzidas pelo Núcleo de Produtos e Imprensa da Metodista

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , ,
SOBRE A AGÊNCIA

FAPESP

X