Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Agência de Divulgação Científica / Entrevistas / Pró-reitor comenta projetos implantados nos últimos três anos de gestão

Pró-reitor comenta projetos implantados nos últimos três anos de gestão

24/06/2014 17h20 - última modificação 06/08/2014 19h47

Pró-reitor Fábio Josgrilberg

Em mais um ano a frente da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Metodista de São Paulo, o professor e pesquisador Fábio Botelho Josgrilberg, comenta, em entrevista por e-mail, dos trabalhos desenvolvidos nestes  três anos de gestão, assumida em janeiro de 2011.

O professor Fábio respondeu a perguntas sobre os projetos e trabalhos realizados até o presente momento e aqueles ainda a serem postos em prática durante a sua gestão a frente deste órgão da Metodista.

Entre os principais trabalhos desenvolvidos durante este período, na opinião do pró-reitor, a implantação do Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE); a Comissão de Fomento à Pesquisa Institucional e o primeiro edital lançado por esta comissão e a Agência de Divulgação Científica foram exemplos considerados importantes na opinião do professor Fábio. O Doutorado na pós em Educação foi implantado, segundo o pró-reitor, “com excelente demanda dos candidatos”, segundo ele.


Agência: Desde que assumiu a Pró-Reitoria da Universidade Metodista, quais foram os projetos implantados pelo senhor?

Professor Fábio Botelho Josgrilberg: Os projetos não são da Pró-reitoria, mas foram implantados com as Faculdades e Conselho Superior Universitário (CONSUN). Destaco: doutorado em Educação; doutorado em Psicologia, que ainda aguarda aprovação da CAPES; processo de avaliação institucional interna com Comissão Setorial de Avaliação do stricto sensu; Comissão de Fomento à Pesquisa Institucional e o primeiro edital interdisciplinar interno; Agência de Divulgação Científica; a criação do ponto da apoio da FAPESP, por iniciativa da Cátedra de Gestão de Cidades e, agora, com apoio da Pró-reitoria a candidatura para se tornar Escritório Oficial da FAPESP. Também acho importante o lançamento e consolidação do Simpósio de Pesquisa do Grande ABC em parceria com instituições da região.


Como tem sido o desenvolvimento destes projetos até o presente momento?

Estão caminhando bem. Destaco, em particular, o doutorado em Educação com uma excelente demanda de candidatos e o trabalho da Comissão Setorial de Avaliação. Os demais projetos ainda estão se consolidando.


Quais são as ideias e projetos ainda a serem implantados durante a sua gestão?

Gostaria de estabelecer um Centro Interdisciplinar de Pesquisa e o atual edital de pesquisa interno é a semente dessa meta. Precisamos, ainda, consolidar a Escola Metodista de Educação Corporativa. Outra meta é aumentar o número de bolsas de iniciação científica e de alunos no programa Ciências sem Fronteiras. Tenho ainda bastante expectativa em relação ao lançamento do Escritório da FAPESP, que poderá fazer a gestão financeira, de compras, inclusive colaborando nos relatórios finais, dentre outros serviços de apoio e orientação ao pesquisador(a). Os funcionários já estão cadastrados para o treinamento.

Comunicar erros


SOBRE A AGÊNCIA

FAPESP