Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Centro de Estudos Wesleyanos / Sobre o Centro de Estudos Wesleyanos

Sobre o Centro de Estudos Wesleyanos

Apresentação


Vários esforços, no passado e no presente, têm sido feitos para preservar a memória da presença metodista na América Latina e também para recriar a tradição teológica wesleyana. Iniciativas pessoais e empreendimentos institucionais, permanentes ou temporários, vêm sendo adotados ao longo do tempo. Porém, o isolamento tem-se constituído num traço recorrente em grande parte dessas ações.

À vista disso, é chegada a hora de conjugarmos forças, bem como recursos materiais e humanos, para promovermos, de modo sistemático e coerente, a pesquisa e a reflexão sobre a herança wesleyana na América Latina, bem como para socializarmos - por meio de cursos, conferências, seminários e publicações - os resultados desse trabalho. A Faculdade de Teologia da Igreja Metodista-UMESP entende que as comemorações do terceiro centenário do nascimento de John Wesley, em 2003, são a ocasião oportuna para darmos um passo decisivo com a criação do Centro de Estudos Wesleyanos (CEW).

Informações
Universidade Metodista de São Paulo
Faculdade de Teologia
Centro de Estudos Wesleyanos
Prédio Alfa, Sala 222
Rua do Sacramento, 230
09640-000 São Bernardo do Campo - SP - Brasil
Tel. (11) 4366-5808 Fax (11) 4367-4899
E-mail: helmut.renders@metodista.br

 

Objetivos do Centro de Estudos Wesleyanos

 

Orientar seus serviços às igrejas latino-americanas que se entendem, num sentido amplo, como herdeiras da tradição wesleyana.

Oferecer seus serviços às lideranças leigas e clérigas dessas igrejas, estudantes, professores/as e pesquisadores/as da área, e instituições metodistas, nos níveis de graduação e pós-graduação, em toda a América Latina.

Manter a área de ensino e pesquisa, abrangendo tanto as origens do Metodismo quanto as mediações do Metodismo da Inglaterra para os EUA, e dos EUA para o Brasil e América Latina, e as contextualizações nos distintos países.

Proporcionar continuidade ao desenvolvimento de uma metodologia latino-americana de leitura teológica wesleyana e promover estudos sobre a agenda atual das diversas igrejas de tradição wesleyana.

 

Áreas de atuação do CEW


O CEW realiza os seus objetivos por meio de atividades nas áreas de:

Acervo bibliográfico e documental
O CEW tem à sua disposição um acervo bibliográfico e documental para pesquisas: na Biblioteca Jalmar Bowden da Faculdade de Teologia, no Museu Histórico do Metodismo e no Arquivo Histórico da Igreja Metodista no Brasil.

Ensino
O CEW desenvolve um programa interinstitucional de pós-graduação em parceria com a Universidade Metodista de Piracicaba e apoio do CIEMAL. Oferece cursos de Teologia Wesleyana, Especialização Lato Sensu - assim reconhecidos de acordo com a legislação educacional do país.

Pesquisa
O CEW auxilia a pesquisa e o estudo na área da Teologia Wesleyana e pretende promover grupos de estudo e estudos particulares, incentivar a pesquisa histórica e teológica sobre as origens e o desenvolvimento do metodismo na América Latina e no Brasil, com especial atenção às práticas e reflexões que se articulam em coerência com as raízes wesleyanas. Um dos meios será uma Revista Eletrônica de Estudos Wesleyanos.

Eventos
Congressos e encontros, a serem promovidos periodicamente pelo CEW, serão importantes meios de atualização e discussão teológica.

Cooperação interinstitucional
O CEW entende-se como parte de uma rede de organismos congêneres. Assim, pretende estabelecer contatos com organismos congêneres, latino-americanos e internacionais, e socializar resultados de pesquisas e publicações na área de Estudos Wesleyanos, bem como participar e contribuir com eventos desses organismos.

 

Comunicar erros