Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Centro de Estudos Wesleyanos / Acervo / Revistas Eletrônicas e Livros Digitalizados (E-Books)

Revistas Eletrônicas e Livros Digitalizados (E-Books)

por: Helmut Renders

Uma lista de revistas de referência para Estudos Wesleyanos, inclusive a indicação de dicionários especializados, encontra-se na página da Universidade Duke: Methodist History Resources.

Nem todas as revistas em seguida mencioandas são eletronicamente acessíveis, mas elas se encontram, em parte, nas bibliotecas especializadas da UMESP e da UNIMEP.

1. Revistas históricas

Este grupo de revistas procede, em geral, das Sociedades Metodistas Históricas. A mais antiga revista histórica é da Inglaterra. Infelizmente, a Wesley Historical Society: Proceedings (1897 - até hoje) não oferece informações on-line. A Comissão Geral de Acervos e História da Igreja Metodista Unida publica a Methodist History (de 1962 até hoje). Somente o conteúdo da sua mais recente edição existe on-line. Os artigos das duas revistas abrangem temas da história do metodismo mundial (cada revista enfatiza as regiões do mundo onde o respectivo ramo manteve missões), de suas particularidades contextuais, de pessoas chaves e de temas teológicas. On-line são os conteúdos da EmK Geschichte (de 1962 até hoje), a revista da sociedade histórica do metodismo na Alemanha, e os EmK Beiträge (de 1930 até hoje), uma coletânea de monografias históricas ou temáticas: veja os conteúdos das duas revistas em Bisherige Publikationen der Studiengemeinschaft.

2. Revistas teológicas

Começamos com as revistas que abrangem tanto temas históricos como teológicos. O conteúdo da revista Caminhando (de 1985 até hoje) da Faculdade de Teologia (UMESP) está on-line. Das revistas Methodist Review (1818-1931) da Igreja Metodista Episcopal e Methodist Quarterly Review (1847-1930) da Igreja Metodista Episcopal, encontram-se on-line cerca de 30 artigos da primeira, dos anos 1840 a 1890. Da revista Quarteral Review (1980-2005) da Igreja Metodista Unida encontram-se os conteúdos das edições de 1980-2002 e alguns textos clássicos. Atualmente, a revista mais completa na Internet é o Wesleyan Theological Journal (1966 até hoje): acessíveis são os artigos até 1998. A pesquisa é possível por ano, por autor/a ou por título, e entre os/as escritores/as encontram-se os mais importantes da sua época e de nossos dias. A publicação da Sociedade Wesleyana Fundamental Arminian Magazine representa a posição clássica do movimento de santificação. Finalizamos com a página do Oxford Institute of Methodist Studies que fornece as palestras do seu 11º encontro. A Revista da Educação do COGEIME ofereçeu os conteúdos das revistas número 21 a 25. Os conteudos das revistas 1 a 22 segundo a relação do Centro de Estudos Wesleyanos.

3. Revistas e periódicos denominacionais e pastorais

O Expositor Cristão mantêm um portal com um tipo de acervo histórico. Para baixar os conteúdos do Mosaico Apoio Pastoral (Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, de 1993 até hoje) e da revista Voz Missionária (Confederação de Mulheres Metodistas no Brasil, de 1930 até hoje) clique nos respectivos nomes. Do Circuit Rider, uma revista da Igreja Metodista Unida que abrange temas da missão e do trabalho pastoral, as edições de 2001 a 2005 existem on-line.

  • Voz Missionária

1930 à 1939, 1940 à 1949, 1950 à 1954, 1955 à 1959, 1960 à 1969, 1970 à 1979, 1980 à 1989, 1990 à 1999. (em elaboração)

4. Outras revistas

Fora disso, encontram-se artigos da área de estudos wesleyanos distribuídos em diversas revistas. A editora Blackwell, com seu grande número de revistas eletrônicas oferece uma membresia de teste - isso serve, no mínimo, para uma pesquisa geral.

Comentário final

A pesquisa on-line, no atual estado do desenvolvimento das bibliotecas virtuais, serve para uma orientação geral e, certamente, contribui para a elaboração da bibliografia básica de uma tese.

5. Livros eletrônicos (E-BOOKS, edições completas de livros em pdf)

A partir da pagina "Google-Pesquisa de Livros" [http://www.google.com.br/books?hl=pt-BR] encontram-se hoje centenas de livros sobre o metodismo e a teologia wesleyana on-line. Na categoria "Livros com visualização completa" encontram-se, em grande parte, livros publicados ou editados durante o século XIX ou no início do século XX. Já na categoria de busca "Todos os livros" inclui-se também títulos mais contemporâneos. Para desfrutar esta possibilidade, a pessoa interessada precisa-se registrar gratuitamente no serviço Google.

Comunicar erros

Acesso Restrito

Portal do Aluno / Docente
Portal CAPES