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Filosofia e teologia da época

Século XV/XVI

O Livro de Oração Comum, os Livros de Homilias, e Os Trinta e Nove Artigos da Religião, obras relacionadas com Thomas Cranmer, eram uma importante fonte da teologia de John Wesley e frequentemente consultados por ele na busca de defender o movimento.

  • O Livro de Oração Comum

Uma página da Igreja Anglicana oferece versões completas em html ou pdf do Book of Common Prayer, nas suas edições de

1549 Book of Common Prayer O primeiro Livro de Oração Comun
1662 Book of Common Prayer editado por John Baskerville em 1762
1662 Book of Common Prayer edição em Latim.
1689 Book of Common Prayer (Proposta) The Liturgy of Comprehensio
  • O Livro de Homilias

O Book of Homilies de 1557 (1º livro), 1562-1563 (2º livro), foram finalmente publicados em 1632 numa única edição.

  • Os Trinta e Nove Artigos de Religião

Os Trinta e Nove Artigos de Religião de 1563 descrevem as convições básicas da época e estabelecem a base para a unuião com o arcebispo de Canterbury até hoje.

  • Das Leis da Estruturação Eclesiástica

Uma importante obra do final desse século é Das leis da Estruturação Eclesiástica de Richard Hooker, escrita em 1595. Hooker tenta de superar as tensões mediante um texto reconciliador.

Of the Laws of Ecclesiastical Polity (1594-1597) edição de John Keble

  • JACOB (JAMES) ARMINIUS (1560-1609)

Não sabemos muito além do fato que Wesley se refere ao Arminius. Em 1778 Wesley publicou uma biografia dele no seu Arminian Magazine. Em que defendeu a graça universal na base da expiação universal defendida por Arminus. As obras de Arminius estão online.

Works of James Arminius

Século XVII

  • JACOB BOEHME (1575-1624)
O filósofo luterano desenvolveu uma teosofia. Sua produção de textos concentra-se nos anos 1619 a 1624. Boehme tinha seguidores nos Estads Unidos e na Inglaterra. Boehme influenciou a escola (neo)platonistas localizada na Universidade de Cambridge e, especialmente interessante para os estudos wesleyanos, o não-jurador William Law(1686-1761), especialmente nos utlimos 25 anos da sua vida.
Além disso, encontram-se influências de Boehme nas obras de
Philip Jacob Spener(1635-1705)
Emmanuel Swedenborg(1688-1772),
Friedrich Christian Oetinger(1702-1782) o gênro de Bengel. n
G. W. F. Hegel(1770-1831)
F. W. J. Schelling (1775-1854)
e na psicologia de Carl Gustav Jung (1875-1961).

A página contém: a) Obras sobre Jacob Boehme; b) Obras de Jacob Boehme; c) Obras de alunos/as diretamente ligados/as a Jacob Boehme;

Link: http://pegasus.cc.ucf.edu/~janzb/boehme/

  • JEREMY TAYLOR (1613-1667)

The Rule And Exercises Of Holy Living in which are described the means and instruments of obtaining every virtue and the remedies against every vice, and considerations serving to the resisting all temptations together with prayers containing the whole duty of a christian, and the parts of devotion fitted to all occasions, and furnished for all necessities.

The Rule And Exercises Of Holy Dying in which are described the means and instruments of preparing our selves and others respectively, for a blessed death, and the remedies against the evils and temptations proper to the state of sicknesse : together with prayers and acts of vertue to be used by sick and dying persons, or by others standing in their attendance : to which are added rules for the visitation of the sick and offices proper for that ministery.

An Apologie for Authorized and Set Forms of Liturgie (1649)

Rules and Advices to the Clergy of the Diocesse of Down and Connor, For their Deportment in their Personal and Publick Capacities. Given by Jeremy Taylor, Bishop of that Diocess, at the Visitation at Lisnegarvey. London, 1672.

A Copy of a Letter Written to a Gentlewoman Newly Seduced to the Church of Rome London: Printed for L. Meredith, 1687.

Of nursing Children, in Imitation of the blessed Virgin-Mother

A Funeral Sermon preached at the Obsequies of the Right Reverend Father in God, Jeremy, Lord Bishop of Down who deceased at Lysburne August 13th, 1667. By Dr. George Rust. London: Richard Royston, 1668.

Deus justificatus. Two discourses of original sin, contained in two letters to persons of honour, wherein the question is rightly stated, several objections answered, and the truth further cleared and proved by many arguments newly added or explain'd. By Jer. Taylor D.D.

  • RICHARD BAXTER (1615-1691)

Baxter era um dos autores puritanos muito citados por Wesley. A ccel providenciou um texto dele:

The saints' everlasting rest

Na página sermões puritanos encontram-se diversos textos de Baxter:

  • JOHN DONNE (1572 - 1631)

John Donne, um Anglican Divine, criador do conceito via media, deixou uma extensa obra poética, de tratados e sermões.

Os próximos autores pertencem ao grupo dos levellers: Por um lado, a legislação a favor de pobres tinham uma longa tradição na Inglaterra. Podemos ler as opinioes de Wesley sobre temas sociais como uma volta para posições já antigamente estabelecidas. Mas, houve também vozes mais radicais na época antes de Wesley. As seguintes páginas introduzem essas vozes, os chamados Levellers. Forte entre 1642 e 1648, durante da guerra civil na Inglaterra, eles defenderam direitos sociais, econômicos, políticos e religiosos iguais para ricos e pobres. A sua desginação como, literlamente, "niveladores" venha dos seus oponentes.

  • JOHN LILBURNE (1614-1657)

John Lilburne era o o líder desse movimento.

Statement of the Levellers (1649) de John Lilburn, William Walwyn, Thomas Price e Richard Overton

England's new chains discovered (26/02/1649) de John Lilburne

The Second Part of Englands New Chaines Discovered (24/03/1649) de John Lilburne

The Resurrection (1656) de John Lilburne, prisioneiro em Dover-Castle.

  • RICHARD OVERTON (1631-1664)

Considerado o melhor escritor do movimento.

A Remonstrance of Many Thousand Citizens (07/07/ 1646) de Richard Overton

An arrow against all tyrants de Richard Overton (1646)

No Papist Nor Presbyterian (21/12/1648)

An Agreement of the Free People of England (1649)

  • GERRARD WINSTANLEY (1609-1660)

The Leveller Petition, September 11 1648.

Light Shining in Buckinghamshire, de Gerrard Winstanley (1648).

True Levellers Standard Advanced, de Gerrard Winstanley (1649).

The Law Of Freedom de Gerrard Winstanley (1652)

  • WILLIAM THOMPSON

For a new Parliament by the Agreement of the People (1649) de William Thompson

Século XVIII

  • WILLIAM LAW (1686-1761)

A obras mais influente era o Chamado Sério de 1728. No fim da sua vida foundou escolas e casas dos pobres. William Law era um tempo o "oraculo de John Wesley" e defendeu o Club Santo de Oxford com um tratado anônimo contra ataques. Wesley rejeitou a sua ênfase mística siobre a influência do místico alemão Boehme.

William Law's Defence of Church Principles: Three Letters to the Bishop of Bangor, 1717-1719. Edited by J.O. Nash and Charles Gore.

  • ISAAC WATTS

Humble attempt towards the Revival of Practical Religion among Christians (1731) Essay on Civil Power in Things Sacred

Em seguida seguem algumas páginas relacionadas com as três vertentes mais importantes do pietismo alemão para o estudo de John Wesley.

  • JOHANN FRIEDRICH WILHELM ARNDT (1555-1621)

O pastor luterano Johann Arndt era um seguidor de Melanchthon. Seus livros eram os primeiros livros devocionais luteranos. Os mais conhecidos são:

Vier Bücher vom wahren Christentum (1605) Sechs Bücher vom wahren Christentum (1610) Paradiesgärtlein aller christlicher Tugenden (1612)

Nenhuma parte dessas obras estão acessível na internet.

  • PHILIPP JAKOB SPENCER (1635-1705)

Spener, considerado o fundador do pietismo alemão, leu e apresciou Arndt. O primeiro pastor de uma corte da Alemanha em Dresden e fundador da universidade de Halle, foi no fim da sua vida fortemente atacado pelos teólogos de Wittenberg.

Pia desideria (1675) Allgemeine Gottesgelehrtheit (1680), Theologische Bedenken (1700-1702)

Nenhuma parte dessas obras estão acessível na internet.

  • AUGUST HERMAN FRANKE (1663-1727)

Franke era teólogo e orientalista. O fundador do "Collegium orientale theologicum" quis criar laços fraternais com a igreja ortodoxa. Fundador das instituições de missão e educação em Halle, Franke promoveu uma reforma da igreja, do estado se não da Europa e do mundo interio segundo os ricípios pietistas, na busca de concretizar a visão de Spener em relação a "Esperança de tempos melhores". Para isso ele correspondeu com os lideres aristocratas da época. As obras dele não são eletrônicamente acessível.

  • NICHOLAS LUDWIG VON ZINZENDORF (1700-1760)

Zinzendorf, aristrocrata, fundador e protetor do pietismo em Herrenhut, é muito importante para o pietismo no mundo inteiro mediante das missões moravianas. Além disso, reaparecem em Schleiermacher, o pai da teologia protestante moderna, muitos elementos da religão da experiência religiosa de Zinzendorf.

Para ajudar na orientação geral, mencionamos aqui as obras de Zinzendorf e suas traduções para o inglês. Todas essas obras não estão "on-line".

1. Sixteen Discourses on the Redemption of Man by the Death of Christ. Translation of Berlinische Reden. London: for James Hutton, 1740.

2. Extract of Count Zinzendorf's Discourses on the Redemption of Man by the Death of Christ. Translation of Berlinische Reden, by John Wesley. Newcastle upon Tyne, 1744.

3. A Simple Declaration of the Moravian Church, Concerning their Present and Future Labour, Among the Savages, Slaves, and other Nations of the Heathen. Translation of Einfältiger Aufsatz, 1740.

4. A Manual of Doctrine: Or, A Second Essay to bring into the Form of Question and Answer as well as the Fundamental Doctrines, as the other Scripture-Knowledge, of the Protestant Congregations who for 300 Years past have been call'd The Brethren. Translation of Probe Eines Lehr-Büchelgens..., 1740. London: for James Hutton, 1742.

5. Seven Sermons on the Godhead of the Lamb; or the Divinity of Jesus Christ. Translation of Sieben Letzte Reden, 1742. London: for James Hutton, 1742.

6. The Remarks which the Author of the Compendious Extract, etc. in the Preface to his Book, has Friendly desired of the Rev.of Thurenstein, for the Time Pastor of the Lutheran Congregation of J.C. in Philadelphia. Philadelphia: B. Franklin, 1742.

7. My Dear Fellow-Traveller, Here hast Thou a Letter, which I have wrote to Thee out of the Fulness of my Heart, and with many Tears for Thy Salvation's Sake; and the Lamb of God hath sprinkled it with His Blood, that it will be profitable for Thee, if Thou abidest by thy Heart, or now findest thy Heart. Translation of the Pilgerbrief, 1742. London, 1742.

8. The Traveller's Present, or, A Letter Giving a Short History of Religion. London: for James Hutton, 1742.

9. Every Man's Right to LIve. A Sermon on Ezek. XXXIII.II. Why will ye die? Preached in Philadelphia, the 10th Day of January 1741,2. Translated by O. Malander. Philadelphia: B. Franklin, 1743.

10. A Letter from Lewis Thurenstein, Deacon of the Moravian Church, to People of all Ranks and Persuasions, which are in Pennsylvania; but more Especially to those who are not Bigotted to any Particular Opinion. Translated from the Latin by Philip Reading. Philadelphia: B. Franklin, 1743.

11. Twenty-One Discourses or Dissertations upon the Augsburg Confession, Which is also the Brethren's Confession of Faith: Deliver'd by the Ordinary of the Brethren's Churches before the Seminary. To which is prefixed, A Synodal Writing Relating to the Same Subject. Translation of Ein und zwanzig Discurse über die Augspurgische Confession..., 1747, by F. Okeley. London: W. Bowyer, 1753.

12. Nine Publick Discourses Upon Important Subjects in Religion, Preached in Fetter-Lane Chapel at London, in the year MDCCXLVI. Translator unknown. London: for James Hutton, 1748. Retranslated by George W. Forrell, Nine Public Lectures, 1973.

13. Acta Fratrum Unitatis in Anglia. London, 1749. Collection of various documents.

14. An Account of the Doctrine, Manners, Liturgy, and Idiom of the Unitas Fratrum. London, 1749.

15. Sixteen Discourses on Jesus Christ our Lord. Being an Exposition of the Second Part of the Creed. Translation of Berlinische Reden, 2nd edition. London: W. Bowyer, 1751.

16. Maxims, Theological Ideas and Sentences, out of the Present Ordinary of the Brethren's Churches; His Dissertations and Discourses From the Year 1738 till 1747. Translated and extracted by John Gambold. London: J. Beecroft, 1751.

17. Peremtorisches Bedencken, or, The Ordinary of the Brethren's Churches, his Short and Peremptory Remarks on the Way and Manner, wherein He has been hitherto treated in Controversies, and what Reasons dissuade him from descending to minuter Answers. Translation of Peremptorisches Bedenken, 1751, by John Gambold. London: for J. Beecroft, 1753.

18. A Consolatory Letter to the Members of the Societies, That are in some Connexion with the Brethren's Congregations. London: John Hart, 1752.

19. Statutes, or, The General Principles of Practical Christianity, Extracted out of the New Testament: Designed for the Use of the Congregations in England in Union with the Unitas Fratrum. London, 1755.

20. An Exposition, or True State, of the Matters objected in England to the People known by the Name of Unitas Fratrum: In which, Facts are related as they are; the true Readings and Sense of Books, said to be his, (which have been laid to his Charge sometimes without sufficient Proof that they were so, and been moreover perverted and curtailed) are restored; Principles are laid down as they ought, fairly; the Practise, as it has been, is at present, and is intended for the future, is owned. Part 1. London: J. Robinson, 1755. Additions by Hutton.

21. An Exposition, or, True State, of the Matters objected in England to the People known by the Name of Unitas Fratrum: Part II. Wherein the remaining Principles and Practises are rightly stated, and Readings restored. London: J. Robinson, 1755.

22. `The Churches Prayer to the Holy Ghost (1756`)

Há artigos sobre a teologia de Zinzendorf nos seus hinos.

  • JOHANN ALBRECHT BENGEL (1687-1752)

Bengel escreveu em alemão e em latim. Mas a sua obra mais famosa, o Gnomon, foi traduzida também para o inglês.

O Gnomon de Bengel traduzido para o inglês, no formato PDF:

O texto da tradução para o inglês não é completamente acessível na internet. Dos cinco volumes da tradução de Fausset estão na internet: Vol. 1 [Mt]; Vol. 3 [Rm, 1Co, 2Co] e vol. 4 [Gl., Ef, Fp, Cl, 1Ts, 2Ts, 1Tm, 2Tm, Tt., Fm, Hb].

Johann Albrecht BENGEL. Gnomon of the New Testament. Volume 1, Volume 2, Volume 3. Volume 4, Volume 5. Edição: Enrst Bengel. Tradução: Andrew Robert Fausset. Edinburgh: T. & T. Clark, 1857-1858. [edição não completa]

O Gnomon de Bengel, na sua edição original, como livro completo em PDF:

O texto original do Gnomon traz o texto bíblico em grego e os comentários em latim. Há duas versões completas [4ª e 5ª edição], e uma versão parcial [3ª edição].

Joh. Alberti BENGELII. Gnomon Novi Testamenti, in quo ex nativa verborum vi simplicitas, profunditas, concinnitas, salubritas sensuum coelestium indicatur. Vol. 2 [Rm, 1Co, 2Co] Tubingae / Edimburgi: Ludov. Frid. Fues / Nutt, 1850. [3ª edição]

Joh. Alberti BENGELII. Gnomon Novi Testamenti, in quo ex nativa verborum vi simplicitas, profunditas, concinnitas, salubritas sensuum coelestium indicatur. Tubingae: Ludov. Frid. Fues, 1855. [4ª edição]

Joh. Alberti BENGELII. Gnomon Novi Testamenti, in quo ex nativa verborum vi simplicitas, profunditas, concinnitas, salubritas sensuum coelestium indicatur. Londini / Edimburgi: Williams and Norgate et Nutt, 1862. [5ª edição]

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