Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Central de estagios / Notícias / Vagas para estágio aumentaram 10% em relação a 2007

Vagas para estágio aumentaram 10% em relação a 2007

05/08/2008 09h06

23/07/2008

Cursos de administração, comunicação social e TI têm maior número de vagas. Só no estado de São Paulo há 12 mil vagas abertas.

A temporada das seleções para estágio está aberta, tanto para quem tem nível médio, como para os que estão na faculdade. O número de vagas cresceu 10% em relação ao ano passado.

No estado de São Paulo há 12 mil vagas. “Você tem hoje uma oferta maior de vagas nos cursos de administração, comunicação social e TI”, explica Seme Arone Júnior, presidente da Associação Brasileira de Estágios.

Para se candidatar a uma vaga de estágio, é preciso estar estudando e provar isso com a matrícula na escola. Não existe limite de idade, mas a maior parte dos estagiários tem entre 16 e 24 anos.

- Salário médio
O salário inicial de um estagiário de ensino médio é de R$ 430. Quem está na faculdade ganha mais. Em áreas onde faltam profissionais, como a engenharia civil, os ganhos podem passar de R$ 1.400. “Concorrer é difícil, porque a gente sabe que é muita gente concorrendo à mesma vaga. Dá um frio na barriga, mas dá para segurar”, diz Gislaine Santos, candidata.

Ao todo, 340 estudantes participam dessa etapa do processo. No final, apenas 15 vão conquistar a chance de começar a carreira profissional ainda antes de se formar. As exigências dos empregadores variam, mas o candidato sempre vai precisar falar em público e fazer testes escritos. Por isso, capriche no português.

No ditado de 30 palavras, seis erradas significam a reprovação. “É muito importante para o jovem, porque quando ele for formado, ele vai fazer uma entrevista e já tem algum tipo de experiência. Isso faz a diferença. Ele consegue entrar em grandes empresas na frente de outros que não fizeram estágio”, afirma Carlos Henrique Mencaci, diretor da empresa.

- Direitos e deveres
Estagiários têm direitos e deveres bem definidos. Para começar, é preciso estar matriculado e ter mais de 16 anos.  “Ele não tem direito à fundo de garantia, férias, 13º salário e multa rescisória”, explica Mencaci.

“Você inicia o processo com testes de inglês, raciocínio lógico, conhecimentos gerais. Depois, no segundo funil, vem para um painel com um caso real e o último funil seria a entrevista com um sócio da empresa”, explica Cláudia Bronzoni, gerente de talentos.

Na sala, o grupo inteiro já passou pelo funil apertado da seleção. “Tem treinamento de um mês, com uma turma multidisciplinar”, explica Carlos Eduardo Mascob, estudante. “A etapa inicial desse programa é justamente a rotatividade. Você uma hora está em um cliente financeiro, uma hora está em uma indústria automobilística, mudar os perfis, justamente para você ver o que você gosta mais”, afirma Carina Labbate, estagiária.

Como incentivo, Carina conta com o exemplo de Vagner, que começou como trainee e hoje ocupa a posição de sócio. “É preciso ter perseverança, saber trabalhar em equipe, sabe se comunicar com as pessoas”, garante Vagner Ricardo Alves, sócio da empresa.

- Efetivação
Histórias assim se repetem. Nos escritórios de uma multinacional em São Paulo, o estágio é só o começo. “A gente tem que aproveitar este momento do estágio para aprender, para tirar o máximo de dúvidas possíveis porque é a hora que você vivencia na prática tudo o que você aprendeu na faculdade”, diz Mariana Martins, coordenadora de marketing.

"Acho que cada vez mais adquirir conhecimento e finalmente ser efetivada para seguir os passos da Mariana para uma carreira profissional”, acredita Michele Okuhara, estagiária.

Na empresa, a temporada de estágios começa no fim do mês com 180 vagas para estudantes universitários de diversas áreas. “O funcionário que já foi estagiário é muito mais preparado. Ele já traz a experiência anterior que o ajuda a ir de igual para igual com os outros profissionais com que ele vai se deparar”, afirma Márcia Ara, gerente de Recursos Humanos. 


Fonte: Globo.com

 
 
Comunicar erros


X