Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Central de estagios / Notícias / Onde estão os empregos agora ?

Onde estão os empregos agora ?

16/03/2009 23h54

Mapeamos 115 931 oportunidades para você em todo o Brasil, 7 279 delas para gestores. O varejo é o campeão de vagas, mas a maior empregadora é do setor de serviços

Por RENATA AVEDIANI

Na quinta edição do Especial de Emprego, o número de vagas é recorde. São 115 931 oportunidades em 36 empresas de todo o Brasil, uma média de 3 220 por companhia. No ano passado, o especial trouxe um número maior de organizações privadas (53) que anunciaram 59 853 oportunidades, uma média de 1 129 vagas por empregador. Os números espantam se considerarmos a crise que está assombrando empresas e profissionais, com redução de custos e pessoal. Na verdade, os dados de 2009 refletem o paradoxo atual entre os setores da economia: enquanto parte da indústria demite, o varejo, principalmente aquele de produtos de consumo essencial e de baixo custo, como os supermercados, contrata mais do que no levantamento de 2008. Dados do governo federal reforçam o paradoxo. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), processado pelo Ministério do Trabalho, no primeiro mês do ano 1 318 298 postos de trabalho foram fechados — o pior mês de janeiro desde que a metodologia do Caged foi mudada, em 1999. No entanto, no mesmo mês foram admitidos 1 216 550 profissionais – o segundo melhor resultado para o mês. “As contratações devem continuar, porque o Brasil tem setores em expansão apesar da crise. Não nos damos conta disso porque não estamos psicologicamente acostumados com esse crescimento”, diz Fernando Mantovani, diretor da empresa de recrutamento de executivos Robert Half.

Saiba como é feita a pesquisa

Veja o resultado da pesquisa de 2008

Clique aqui e veja onde estão as vagas!

EMPREGOS POR REGIÃO

Pela primeira vez, levantamos a distribuição das vagas por região do país. A concentração é no Sudeste, já que a maioria das empresas está no eixo Rio-São Paulo. Entre as companhias que divulgaram suas vagas, 25 detalharam onde elas serão abertas.

Norte e nordeste

Sul

Centro-Oeste

DESTAQUES DA PESQUISA

VAREJO: O campeão de oportunidades


CONTAX: A número 1

Fonte: Edição 129 – Você S/A - 16 de Março de 2009

Comunicar erros