Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Central de estagios / Alunos / Dicas / Cuide da carreira na faculdade

Cuide da carreira na faculdade

08/04/2008 - Engana-se quem pensa que uma carreira só começa após a formatura. Quanto mais cedo você começar a cuidar do seu futuro profissional, melhor. É importante construir uma boa rede de relacionamentos (network) ainda na faculdade. Anos depois, o colega ao lado pode acabar sendo o seu chefe, ou o contrário. Seu professor é alguém que conhece o mercado e pode mais tarde lhe indicar para uma vaga ou, por outro lado, dar péssimas referências suas.

Por isso, saiba se comportar durante as aulas e seja sempre cordial com as pessoas. Sua imagem e personalidade serão sempre lembradas por colegas e professores, futuros contatos profissionais. Possuir um bom networking é fundamental para entrar ou se manter no mercado de trabalho. A palavra inglesa significa desenvolvimento e exploração de uma rede de contatos e relacionamentos. Sejam amigos, colegas de escola ou de trabalho e até mesmo parentes.

Atenta a essa realidade, a estudante de administração de empresas Carolynne Martins sempre busca se relacionar bem com seus colegas e professores. "Sei que eles serão meus futuros colegas de trabalho. A gente pode precisar da ajuda um do outro", depõe. Em sala de aula, Carolynne trata a todos com respeito e procura extrair das pessoas apenas as coisas boas. "Elas podem ser úteis antes mesmo da formatura, dando uma indicação para estágio, por exemplo. Em administração, a parte prática é muito valorizada".

Pesquisa realizada pela Catho Online, portal de soluções em recursos humanos, mostra que 44% dos profissionais conseguem emprego através da indicação de amigos. "Esses contatos são importantes porque eles podem saber de vagas de emprego que você desconhece. Assim, se você está à procura de novas oportunidades, "avise" os membros da sua rede de contatos e relacionamentos. Eles podem lhe ajudar muito", diz Adriano Arruda, especialista em mercado de trabalho e diretor-geral da Catho Online.

O networking vem sendo utilizado inclusive pelas empresas. Acredite, hoje há companhias que premiam funcionários que ajudam a preencher vagas abertas indicando amigos e conhecidos. As dicas dadas pelos próprios colaboradores acabam acelerando os processos de seleção. "A prática do networking é fundamental para todos os profissionais - especialmente para aqueles que procuram novas oportunidades de trabalho", afirma Arruda.

Portanto, nada de perder aulas para freqüentar o bar da esquina da faculdade. Procure realmente contribuir nos trabalhos em grupo - evitando "se escorar" nos outros - e se esforce para tirar notas boas. Os especialistas também dizem que a faculdade é o lugar ideal para você se desenvolver como indivíduo, treinando a fala em público e apresentando trabalhos.

Fonte: Diário de Pernambuco - Empregos / PE

Comunicar erros