Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Biomedicina / Projetos / Projetos de Pesquisa

Projetos de Pesquisa

Um grande diferencial do Curso de Biomedicina da Universidade Metodista de São Paulo é a realização de pesquisa científica de qualidade dentro da Metodista.

Além de contribuir com o papel fundamental de uma universidade que é o da geração de novos conhecimentos, a pesquisa desenvolvida permite ao aluno o contato com o método científico e a pesquisa básica, bem como participar de projetos de Iniciação Científica (alguns com bolsas de agências de fomento à pesquisa, como o CNPQ e FAPESP) em várias áreas, como micologia, imunologia, microbiologia, biologia molecular, histopatologia, anatomia, neurociências, fisiologia, farmacologia, análises clínicas, entre outras.

A Faculdade da Saúde, na qual o curso de Biomedicina está inserido, conta com o Centro de Neurociências, onde os docentes do Curso de Biomedicina propiciam ao aluno a oportunidade de desenvolver importantes trabalhos nessa área do conhecimento, participando de projetos visando estudar as bases biológicas da memória, ansiedade depressão, esquizofrenia, dependência a drogas, além de buscar o entendimento do tratamento farmacológico desses transtornos.

No Centro de Neurociências também são estudados os fatores comportamentais envolvidos com o desenvolvimento de tumores por meio do estudo da neuroimunomodulação. Também no centro de neurociências, os alunos e professores desenvolvem o estudo de fatores que interferem com a neuroplasticidade de sistema nervoso central e periférico.

Atualmente, estão sendo desenvolvidos os seguintes projetos:


Projetos com bolsas financiadas pelo programa PIBIC

 

Projeto: Efeitos do afastamento materno durante o período de lactação na aprendizagem da resposta à barra em ratos. Bolsista: Bárbara Soares de Venço.

Orientadora: Profa. Dra. Adriana Regina Rubio.

Projeto: Efeito da separação materna sobre o comportamento depressivo e o desenvolvimento do tumor de Ehrlich em camundongos. Bolsista: Karolina Rosa Fernandes.

Orientadora: Profa. Dra. Sílvia Regina Kleeb.

Projeto: Susceptibilidade à dependência da prole adulta de ratas que consumiram baixa e alta dose de etanol durante o período de lactação avaliada através do modelo de sensibilização comportamental. Bolsista: Luana Aparecida da Silva Araújo.

Orientador: Prof. Dr. Isaltino Marcelo Conceição, Co-orientadora: Thalma Ariani Freitas.

Projeto: Impacto do consumo materno de etanol durante o período de lactação sobre o desenvolvimento físico e neurocomportamental da prole. Bolsista: Tais Maria Bermud Dias.

Orientador: Prof. Dr. Isaltino Marcelo Conceição, Co-orientadora: Thalma Ariani Freitas.

Projeto: Susceptibilidade à dependência avaliada através do modelo de preferência de lugar na prole de ratas que consumiram etanol em baixas e altas doses durante o período de lactação. Bolsista: Eliane Céu Moreira.

Orientador: Prof. Dr. Isaltino Marcelo Conceição, Co-orientadora: Thalma Ariani Freitas.


Projetos de Iniciação Científica sem financiamento:


Projeto: Efeitos do consumo de baixa e alta dose etanol sobre o comportamento de ratas lactantes.

Alunos: Ana Bela Correia Furtado; Erica Mayumi Ando; Priscila Alexandria Araújo.

Orientador: Prof. Dr. Isaltino Marcelo Conceição, Co-orientadora: Thalma Ariani Freitas.


Prêmio


III Prêmio de Educação em Direitos Humanos, Universidade Metodista de São Paulo 

Impacto do consumo materno de etanol no período de lactação sobre o desenvolvimento reflexológico da sua prole.

Shiki, A.M., Masuda, M.Y., Silva, N.G.Acco, M.

Orientadores: Prof. Dr. Isaltino Marcelo Conceição, Prof. Dr. Rogério Gentil Bellot, Profa. Ms. Thalma Ariani Freitas.

Comunicar erros

NILTON ABREU ZANCO - COORDENADOR


Veja o minicurrículo

 

 

 biomedicina.jpg

Receba informações de oferecimento sobre esse curso:

X