Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Biomedicina / Módulos / Módulos - Ingressantes no segundo semestre

Módulos - Ingressantes no segundo semestre

1º Período

BIOLOGIA DOS MICRO-ORGANISMOS
Carga Horária: 160
Ementa: aborda as características morfológicas e estruturais das bactérias, fungos, parasitos e vírus, bem como sua adaptação ao meio ambiente com foco em seu habitat natural, observando a relação patógeno-hospedeiro. Estuda os mecanismos de ação dos principais agentes físicos e químicos utilizados para o controle dos micro-organismos e parasitos bem como os mecanismos de resistência aos quimioterápicos (antibacterianos, antifúngicos e antiparasitários).

BIOMOLÉCULAS E METABOLISMO
Carga Horária: 160
Ementa: aborda a composição química dos seres vivos, ressaltando o estudo das propriedades e funções das principais biomoléculas (proteínas, enzimas, carboidratos, lipídeos e vitaminas), fornecendo conhecimentos fundamentais sobre as reações bioquímicas que compõe o metabolismo, possibilitando a compreensão dos processos de obtenção de energia e manutenção do sistema tampão e da homeostase nos seres vivos, bem como os mecanismos de transporte no organismo. Aperfeiçoa o conhecimento através atividades práticas.

MORFOLOGIA NEUROLOCOMOTORA
Carga Horária: 80
Ementa: o módulo aborda e estuda a composição morfológica do sistema nervoso e do aparelho locomotor contemplando a sua constituição anatômica e histológica por meio do conhecimento dos tecidos, órgãos, estruturas, forma e localização.

 

2º Período

BIOLOGIA CELULAR E GENÉTICA
Carga Horária: 120
Ementa: estudo celular dos tecidos, com ênfase nas principais organelas envolvidas em suas especializações; a estrutura dos ácidos nucléicos e os aspectos relacionados com a sua organização, funcionalidade e transferência da informação genética, como base para a compreensão das heranças mendelianas.

ESTÁGIO EM FUNDAMENTOS DE LABORATÓRIO
Carga Horária: 80
Ementa: aborda atividades de aprendizagem social, profissional, cultural e científica proporcionadas ao aluno pela participação em situações reais de vida e de trabalho em seu meio. Aplicação dos conhecimentos teóricos práticos adquiridos pelo discente durante o período letivo, favorecendo o desenvolvimento de habilidades técnico científicas, permitindo uma melhor qualificação profissional, integrando a Universidade com a sociedade.

INSTRUMENTAÇÃO BIOMÉDICA
Carga Horária: 120
Ementa: inicia o aluno às práticas laboratoriais básicas como: biossegurança, uso adequado de vidrarias, uso de instrumentos e aparelhos de laboratório (balanças, centrífugas, micropipetas, bico de Bunsen, entre outros) e técnicas de medidas de massa e volume. Aborda os principais conteúdos de química geral voltados às práticas do profissional Biomédico: reações químicas, concentrações, diluições, pH e tampões. Estuda os princípios e pratica as principais técnicas analíticas, tais como pHmetria, espectrofotometria e cromatografia, apresentando os métodos analíticos que se utilizam dessas técnicas e sua aplicabilidade.

MÉTODO CIENTÍFICO
Carga Horária: 80
Ementa: aborda o pensamento científico e seu método. Trabalha de forma ativa todas as etapas dos da elaboração do trabalhos científicos mais usuais, desde a busca bibliográfica em base de dados científicas até as formas de divulgação dos dados, passando pela análise e interpretação do texto científico, aplicação das normas vigentes de construção dos trabalhos, citações e referências, confecção dos diversos elementos que compõem um trabalho científico (capa, folha de rosto, resumo, introdução, objetivos, métodos, resultados, discussão, conclusão, entre outros). Acompanha a aplicação dos conceitos nos outros módulos do período.

MORFOLOGIA VISCERAL
Carga Horária: 120
Ementa: o módulo aborda e estuda a composição morfológica do sistema cardiovascular, respiratório, renal e digestório contemplando a sua constituição anatômica e histológica por meio do conhecimento dos tecidos, órgãos, estruturas, forma e localização.


3º Período

BASES FARMACOLÓGICAS DA TERAPÊUTICA
Carga Horária: 120
Ementa: trabalha a linguagem e os fundamentos da farmacologia. Analisa os processos gerais da farmacocinética e da farmacodinâmica e sua aplicação na terapêutica medicamentosa. Estuda a neurotransmissão dos sistemas nervosos somático e autônomo, bem como os aspectos farmacológicos dos agonistas e antagonistas desses sistemas. Aborda os principais aspectos terapêuticos (mecanismos de ação molecular, efeito esperado e toxicidade) das drogas que atuam na inflamação, alergias e neoplasias, além das drogas que influenciam os sistemas cardiovascular, respiratório, renal, digestório e endócrino.

FISIOLOGIA
Carga Horária: 160
Ementa: estuda o funcionamento do organismo humano iniciando com o conceito de meio interno, os mecanismos responsáveis por manter a homeostasia e o funcionamento geral de células nas suas funções de secreção, transporte, contração, estimulação elétrica, química, mecânica e térmica. Aborda o funcionamento normal dos sistemas cardiovascular, respiratório, renal, digestório, endócrino e nervoso e suas respectivas regulações e integrações. Explora o conhecimento dos sistemas através de aulas práticas.

PROCESSOS IMUNOLÓGICOS
Carga Horária: 80
Ementa: aborda os conceitos, as classificações e os mecanismos de resposta imune inata e adquirida correlacionando a estrutura e funções de suas células, órgãos e proteínas na manutenção do sistema imune humano. Estuda a ação de moléculas envolvidas no reconhecimento antigênico e da ativação da resposta imune celular e humoral dentro do processo inflamatório e infeccioso. Avalia as doenças auto-imunes, reações de hipersensibilidade, imunidade antitumores e anti-transplantes e as imunodeficiências congênitas.

SAÚDE PÚBLICA E EPIDEMIOLOGIA
Carga Horária: 80
Ementa: estuda os aspectos epidemiológicos das doenças infectocontagiosas incluídos os métodos e técnicas de prevenção e controle das doenças e a trajetória da Saúde Pública no Brasil, suas políticas e seus programas de assistência, especialmente o SUS. Capacita à elaboração de programas de vigilância sanitária capazes de intervir nos problemas sanitários decorrentes da ação do indivíduo no meio ambiente e serviços na área de Saúde. Aborda os instrumentos e métodos estatísticos que permitem o estudo da frequência, distribuição e determinantes dos estados ou eventos relacionados à saúde em populações e a aplicação desses estudos no controle dos problemas de saúde.


4º Período

ESTÁGIO EM ANÁLISES CLÍNICAS E COLETA
Carga Horária: 80
Ementa: aborda atividades de aprendizagem social, profissional, cultural e científica proporcionadas ao aluno pela participação em situações reais de vida e de trabalho em seu meio. Aplicação dos conhecimentos teóricos práticos adquiridos pelo discente durante o período letivo, favorecendo o desenvolvimento de habilidades técnico científicas, permitindo uma melhor qualificação profissional, integrando a Universidade com a sociedade.

HEMATOLOGIA
Carga Horária: 100
Ementa: aborda os elementos constituintes do sangue, sua formação, função e características morfológicas, bem como a aplicação dos procedimentos utilizados na coleta e processamento de materiais biológicos sujeitos à análise clínicolaboratorial, levando-se em consideração os padrões de qualidade envolvidos nestes procedimentos. Estuda os mecanismos de hemostasia sanguínea. Apresentação e estudo do hemograma. Noções básicas de primeiros socorros.

MÓDULO DE FORMAÇÃO CIDADÃ II
Carga Horária: 120
Ementa: aborda as questões fundamentais relativas à inclusão social e ao protagonismo dos movimentos sociais nos termos da formação cidadã e humanista. Estuda os métodos filosóficos e teorias do conhecimento, sendo a Ética um tema filosófico articulado ao pensamento crítico. A temática da Cidadania, por sua vez, contempla as questões pertinentes à práxis transformadora e a cidadania ativa a partir de diferentes campos do saber. O desenvolvimento do módulo respeita as especificidades dos cursos, vinculando as discussões à formação geral por meio de temáticas, dentre as quais estão a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, os direitos humanos, a inclusão e a Libras (Língua Brasileira de Sinais). Tais atividades ocorrem, em função de três eixos de formação cidadã definidos, e de suas respectivas áreas, conforme descritos a seguir:
Eixo Estético-somático relativo ao desenvolvimento da sensibilidade do aluno preocupa-se com a expressão pessoal (oral, corporal, escrita), com a comunicação, integração corporal e relacionamento humano.
Eixo de Conhecimento Compreensivo tem o propósito de ampliar a compreensão do aluno, ao tratá-lo como parte da cultura e de um complexo cognitivo, existencial, cultural, sócio-histórico, econômico-político e ético.
Eixo de Práticas Interativas objetiva integrar o corpo discente no fazer reflexivo, na execução de projetos teóricopráticos comuns; atenuar as dicotomias entre teoria e prática, bem como entre a universidade e a cidadania ações de extensão universitária.

PROCESSOS PATOLÓGICOS E CITOPATOLOGIA
Carga Horária: 160
Ementa: estudo dos processos fisiopatológicos que compreende a adaptação celular, envelhecimento e morte celular, distúrbios do crescimento, inflamação aguda e crônica e reparo e distúrbios hemodinâmicos e neoplasias. Alterações que compreende as lesões inflamatórias, pré-cancerosas e neoplásicas do trato genital feminino inferior, mama e líquidos cavitários, seu diagnóstico citomorfológico e suas classificações diagnósticas. Nas práticas ministra-se a correlação da fisiopatologia das doenças associadas às alterações morfológicas.


5º Período

DOENÇAS HEMATOLÓGICAS E HEMOTERAPIA
Carga Horária: 160
Ementa: estabelece relações entre as alterações quantitativas e qualitativas dos elementos sanguíneos e as principais doenças hematológicas. Discute as manifestações clínicas, testes laboratoriais diagnósticos e tratamento destas doenças.
Estuda as bases imunohematológicas eritrocitárias e os processos ligados ao funcionamento dos serviços de hemoterapia. Aprofunda os conhecimentos através de atividades práticas.

IMAGENOLOGIA
Carga Horária: 120
Ementa: aborda os fundamentos e princípios físicos dos métodos inerentes aos exames por imagens e suas principais aplicações clínicas. Enfatiza conhecimentos de radiologia (raios-x) convencional, tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassonografia, fluoroscopia entre outros. Aborda os fundamentos de medicina nuclear. Estuda através de atividades práticas as bases anatômicas e fisiopatológicas aplicadas à imagem e medicina nuclear.

LEGISLAÇÃO E GESTÃO DA QUALIDADE
Carga Horária: 80
Ementa: apresenta e discute os fundamentos da Bioética. Aborda o estudo e interpretação da legislação relacionada com a profissão de biomédico, capacitando os alunos ao exercício ético, seguro e consciente da profissão. Discute os principais aspectos éticos relacionados à área biológica. Apresenta noções gerais e ferramentas utilizadas na implantação, gerenciamento e aprimoramento da qualidade.

 

6º Período

CIÊNCIAS AMBIENTAIS E DE ALIMENTOS
Carga Horária: 120
Ementa: estuda as principais características físicas, químicas e biológicas da água, ar e solo e sua correlação com a saúde humana e equilíbrio do meio ambiente, respaldado na legislação ambiental e na sustentabilidade. Capacita à elaboração de programas de vigilância sanitária capazes de intervir nos problemas sanitários decorrentes da ação do indivíduo no meio ambiente e serviços na área de Saúde abordando os aspectos epidemiológicos das doenças infectocontagiosos incluídos os métodos e técnicas de prevenção e controle das doenças. Aborda a composição química dos alimentos e as principais análises bromatológicas e microbiológicas realizadas no âmbito da vigilância sanitária Aperfeiçoa os conhecimentos através de atividades práticas.

GENÉTICA, EMBRIOLOGIA E REPRODUÇÃO ASSISTIDA
Carga Horária: 120
Ementa: estuda a composição morfofuncional dos sistemas reprodutores humanos e desenvolve conhecimento sobre investigações da fertilidade feminina e masculina e sobre as técnicas de reprodução assistida, através de atividades práticas. Aborda as primeiras fases do desenvolvimento embrionário, desde a fertilização até a formação do corpo fetal. Estuda ainda a expressão dos genes normais e as alterações cromossômicas que podem ser avaliadas pelo aconselhamento genético.

MICOLOGIA E BACTERIOLOGIA CLÍNICAS
Carga Horária: 160
Ementa: compreende o estudo dos agentes causadores das principais doenças infecciosas fúngicas e bacterianas que acometem os indivíduos em nosso país, bem como práticas em diagnóstico laboratorial bacteriológico e micológico e os mecanismos relacionados à profilaxia. Aborda os processos imunológicos envolvidos nas respostas inata e adquirida por fungos e bactérias.

TÉCNICAS DE BIOLOGIA MOLECULAR E CELULAR
Carga Horária: 80
Ementa: estuda as principais técnicas da biologia molecular aplicada ao diagnóstico laboratorial e à pesquisa. Abrange, em termos teóricos e experimentos práticos em laboratório, a amplificação, hibridação e clonagem gênica, além de apresentar métodos utilizados para sequenciamento de DNA e para detecção da expressão gênica. Analisa os aspectos relacionados ao processo de cultura celular in vitro, suas técnicas e potencialidades. Introdução à cultura de células e tecidos, história e perspectivas futuras de seu uso. Apresentação dos principais meios de cultura e dos fatores que afetam a gênese celular in vitro. Também contempla os aspectos éticos envolvidos com esse tipo de manipulação.

 

7º Período

BIOQUÍMICA CLÍNICA E URANÁLISE
Carga Horária: 120
Ementa: aborda métodos de análises físico-químicas da urina, exame do sedimento urinário, determinação de substâncias eliminadas pelas vias urinárias, testes de avaliação da função renal e controle de qualidade nos resultados laboratoriais. Analisa os componentes químicos e bioquímicos dos fluidos biológicos, sob os pontos de vista qualitativos e quantitativos. Aborda através de práticas as técnicas analíticas específicas utilizadas em laboratório de análises clínicas e os perfis enzimáticos e hormonais dos diversos órgãos humanos.

ESTÁGIO
Carga Horária: 340
Ementa: aborda atividades de aprendizagem social, profissional, cultural e cientifica proporcionadas ao aluno pela participação em situações reais de vida e de trabalho em seu meio. Aplicação dos conhecimentos teórico-práticos adquiridos pelos discentes durante o curso, favorecendo o desenvolvimento de habilidades técnico-cientificas, permitindo uma melhor qualificação profissional, integrando a Universidade com a sociedade.

INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO EM BIOMEDICINA
Carga Horária: 100
Ementa: apresentar os recursos e etapas necessárias para a identificação de oportunidades e necessidades para o desenvolvimento de novos negócios na área da Biomedicina. A partir do autoconhecimento, auxiliar o aluno a desenvolver a criatividade e comunicação empresarial para elaboração execução de um plano de negócios inovador na área biomédica. Apresentar as áreas emergentes da biomedicina tanto no que diz respeito à inovação como à oportunidade de negócios e carreiras.

MÉTODO CIENTÍFICO APLICADO AO TCC
Carga Horária: 40
Ementa: fornece apoio metodológico para a elaboração dos Trabalhos de Conclusão do Curso de Biomedicina, fixando cronograma e controlando as etapas de confecção dos mesmos. Apresenta programas, sistemas e ferramentas de informática que facilitam o processo de confecção de artigos científicos e pôsteres para congresso. Reforça o valor do método científico na confecção de trabalhos técnicos, ressaltando a importância da divulgação dos resultados das pesquisas.

 

8º Período

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Carga Horária: 100
Ementa: cria mecanismo de aproveitamento de conhecimentos adquiridos pelo estudante através de estudos e práticas independentes quer sejam elas presenciais e/ou a distância.

ESTÁGIO
Carga Horária: 320
Ementa: aborda atividades de aprendizagem social, profissional, cultural e cientifica proporcionadas ao aluno pela participação em situações reais de vida e de trabalho em seu meio. Aplicação dos conhecimentos teórico-práticos adquiridos pelos discentes durante o curso, favorecendo o desenvolvimento de habilidades técnico-cientificas, permitindo uma melhor qualificação profissional, integrando a Universidade com a sociedade.

PARASITOLOGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICAS
Carga Horária: 160
Ementa: compreende o estudo dos agentes causadores das principais doenças infecciosas parasitárias e virais que acometem os indivíduos em nosso país, bem como práticas em diagnóstico laboratorial parasitológico, virológico e imunológico e os mecanismos relacionados à profilaxia. Aborda os processos imunológicos envolvidos nas respostas inata e adquirida por parasitos e vírus como também, o princípio dos imuno ensaios aplicados no diagnóstico laboratorial e na pesquisa.

PRINCÍPIOS DE NEUROCIÊNCIAS E COMPORTAMENTO
Carga Horária: 160
Ementa: através de aulas e atividades a distância, apresenta o funcionamento normal e patológico do sistema nervoso central. Do mesmo modo, aborda a classificação diagnóstica, o estudo dos modelos experimentais e a terapia medicamentosa das principais psicopatologias e apresenta o conceito e mecanismos de ação dos principais psicofármacos (medicamentos e drogas de abuso) e seus efeitos sobre o comportamento e sobre todo organismo. Sedimenta os conhecimentos aprendidos com aulas práticas e atividades presenciais.

TEMÁTICAS EM SAÚDE E SUSTENTABILIDADE
Carga Horária: 80
Ementa: articulação de discussões teóricas, clínicas e das práticas interdisciplinares em saúde e meio ambiente, com o intuito de atualizar os conhecimentos adquiridos durante o percurso acadêmico, redimensionando-os nos aspectos políticos, filosóficos, sociais e profissionais em saúde e meio ambiente.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Carga Horária: 20
Ementa: compreende a etapa de finalização do trabalho de conclusão de curso envolvendo a discussão e a conclusão sobre os resultados observados. Envolve também a apresentação e a avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso.

Comunicar erros

ISALTINO CONCEIÇÃO - COORDENADOR
isaltino-conceicao.jpg
Veja o minicurrículo

 


 biomedicina.jpg

Receba informações de oferecimento sobre esse curso:

Graduação Presencial

Acesso Restrito

Portal do Aluno / Docente
Portal CAPES
INFORMAÇÕES DO CURSO

Modalidade: Presencial

Grau: Bacharelado

Reconhecimento: Portaria Nº 01 de 06/01/12 

Duração: 4 anos

Campi: Planalto e Rudge Ramos

Mensalidade - 1º semestre de 2016: R$1.472,00 para o pagamento até o dia 6 de cada mês, por meio do Programa de Descontos. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$1.635,56.

Horário de aula: Noite: horário das 19h30 às 23h

Avaliação MEC: CPC: 4