Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Biomedicina / Estágios

Estágios

O Profissional Biomédico possui uma formação generalista, no entanto, ao final do curso, ele necessita se especializar para obter uma habilitação em área específica junto ao Conselho Regional de Biomedicina.
No curso da Metodista, o aluno pode obter até duas habilitações junto ao CRBM, sendo ao menos um dos estágios realizado dentro da Metodista.

O estágio consiste em atividade essencialmente prática desempenhada na área de escolha do aluno, que deve estar, obrigatoriamente, dentro das 35 áreas de habilitação admitidas pelo Conselho Federal de Biomedicina.

Como um grande diferencial, o aluno inicia seu estágio em janelas dentro da própria grade horária. Esses estágios são realizados sempre em pequenos grupos supervisionados por professores especialistas da área e são embasados por módulos teóricos realizados no mesmo semestre ou em semestre anterior.

A partir do 5º período do curso, o aluno poderá iniciar o estágio específico no qual irá obter sua(s) habilitação(ões). Esse estágio é realizado fora da grade horária do curso e poderá ser realizado fora como na própria Instituição.

Dentro da Instituição, o aluno poderá fazer estágio em Análises Clínicas, Microbiologia de Alimentos e em diversas áreas de Pesquisa (neurociências, farmacologia, fisiologia, patologia, microbiologia, anatomia e histologia, podendo variar dependendo das linhas de pesquisa desenvolvidas à época da realização do estágio).

Para os alunos que desejam realizar estágios em outras áreas não oferecidas na Instituição ou em outros locais mesmo que oferecidos pela Metodista, o curso mantém convênios com diversos Hospitais, Laboratórios de Análises Clínicas, Clínicas de Diagnóstico por Imagem, Clínicas de Reprodução Assistida e parcerias com Institutos de Pesquisa, como Institutos de Criminalística, Butantan, Adolfo Lutz, IPEN, Pasteur, Instituto de Medicina Tropical, entre outros, e Universidades, como a USP, UNIFESP, Universidade Federal do ABC e Faculdade de Medicina do ABC.

O curso conta com uma Coordenação de Estágio específica, que dá apoio à coordenação do curso, fornecendo mais agilidade nas parcerias e permitindo uma supervisão mais próxima da qualidade dos estágios, garantindo que sejam realizados em conformidade com a Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008 que preconiza que todas as atividades de estágio devem ser realizadas em horário que não conflitem com os horários das aulas, não excedendo 6 horas diárias e 30 horas semanais, não podendo exceder o total de horas prevista do Projeto Pedagógico do Curso (no nosso caso 820 horas).

No final do curso o aluno terá garantido pelo menos 820 horas de estágio obrigatório, conforme exigências das diretrizes curriculares preconizadas pelo MEC.

O Projeto Pedagógico do Curso de Biomedicina da Universidade Metodista prevê que horas de Atividades de Iniciação Científica possam ser convertidas em horas de estágio dentro da área de concentração realizada (estando em acordo com a Lei nº 11.788)

Também de acordo com essa lei os estágios obrigatórios (necessários para completar o curso e obter habilitação) podem ou não ser remunerados, dependendo da Instituição concedente.

Por outro lado os estágios não obrigatórios são necessariamente remunerados, podem ser realizados desde o 1º período do curso, contando como horas de atividades extracurriculares, entretanto, não somam horas para a carga de estágio obrigatório específico.

Confira abaixo as habilitações permitidas para o Curso:

1. Patologia Clínica (Análises Clínicas)
2. Biofísica
3. Parasitologia
4. Microbiologia
5. Imunologia
6. Hematologia
7. Bioquímica
8. Banco de Sangue
9. Virologia
10. Fisiologia
11. Fisiologia Geral
12. Fisiologia Humana
13. Saúde Pública
14. Radiologia
15. Imagenologia (excluindo interpretação)
16. Análises Bromatológicas
17. Microbiologia de Alimentos    
18. Histologia Humana
19. Patologia
20. Citologia Oncótica
21. Análise Ambiental
22. Acupuntura
23. Genética
24. Embriologia
25. Reprodução Humana
26. Biologia Molecular
27. Farmacologia
28. Psicobiologia
29. Informática de Saúde
30. Anatomia Patológica
31. Toxicologia
32. Perfusão Extracorpórea
33. Sanitarista
34. Auditoria
35. Biomedicina Estética

 

Comunicar erros

ISALTINO CONCEIÇÃO - COORDENADOR
isaltino-conceicao.jpg
Veja o minicurrículo

 


 biomedicina.jpg

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: