Você está aqui: Página Inicial / Sobre

A Bibliografia Bíblica Latino-Americana

Um projeto a serviço da interpretação bíblica

Equipe de trabalho 

Iniciada em 1988 pelo Prof. Milton Schwantes, como parte do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo, a Bibliografia Bíblica Latino-Americana é um projeto que está ligado à área de Literatura e Religião no Mundo Bíblico. Tem como objetivo incentivar a pesquisa bíblica, facilitando o acesso ao material produzido na América Latina e no Caribe.

A Bibliografia Bíblica Latino-Americana surgiu em tempos que a Bíblia estava sendo descoberta, em meio às comunidades cristãs da América Latina e do Caribe, como fonte inspiradora de um novo jeito de ser igreja, como novo modo de formular religião à luz das experiências cotidianas e políticas.

Como bem nos ensinava o Prof. Milton Schwantes, “a Bíblia é de todos” e embora não seja um livro novo, o uso que dela se faz é sempre inovador. Basta apontar para grande quantia de edições da Bíblia e para o significativo número de novas traduções e já se percebe quão relevante a Escritura vem se tornando no cristianismo latino-americano e caribenho. Além disso, torna-se cada vez mais crescente a interpretação destes textos sagrados em que o nosso contexto ganha espaço e relevância interpretativa. Começa-se a conectar, com destaque, o sentido de seus textos às experiências da vida latino-americana. E, visando registrar na história este e outros fenômenos religiosos, relacionados à Bíblia, é que foi idealizada a Bibliografia Bíblica Latino-Americana.

O projeto já publicou 8 volumes. Estes reúnem as publicações bíblicas referentes a 1988 até 1995. Estas publicações estão alocadas na internet e podem ser facilmente encontradas em nosso acervo bibliográfico. Os dados referentes aos anos após 1996 até hoje somente podem ser encontrados no presente site. Por este motivo, damos preferência na internet aos materiais bibliográficos após 1995. Contudo, muito em breve, o conjunto da Bibliografia Bíblica Latino-Americana certamente estará acessível eletronicamente.

Infelizmente não poderemos disponibilizar textos mencionados nesta Bibliografia Bíblica Latino-Americana. Na verdade, um exemplar de todo material, mencionado por nós, encontra-se na Biblioteca Ecumênica. Mas, as leis nos vedam a possibilidade de emitir cópias destas publicações. Por isso, desde já, solicitamos sua compreensão para este fato. Logo, restam algumas alternativas para conseguir obter a respectiva publicação após a leitura da síntese que dela oferecemos no site. Caso lhe seja possível, visite-nos na Biblioteca Ecumênica na Universidade Metodista de São Paulo, campus Rudge Ramos, bairro Rudge Ramos, São Bernardo do Campo/SP, tel. (11) 4366.5810. Mas você também poderá buscar o contato com o endereço eletrônico da respectiva editora ou revista. Na própria Bibliografia Bíblica Latino-Americana, estamos publicando os endereços eletrônicos de editoras e revistas. Entre em contato com tais endereços e veja o que elas lhe propõem. Também lembramos que publicamos uma lista dos endereços eletrônicos de muitos biblistas latino-americanos e caribenhos que publicam artigos e livros sobre a Bíblia. Inclusive mantemos uma lista de email de biblistas de fora da América Latina, justamente com esta finalidade de viabilizar contatos. Portanto, caso queiras ler artigos e livros, aqui mencionados porque têm conteúdos bíblicos, tente por estes caminhos ora indicados. De todo modo, a Bibliografia Bíblica Latino-Americana e a Biblioteca Ecumênica estão impedidos, por lei, em fornecer qualquer cópia de textos de revistas ou livros.

A presente Bibliografia Bíblica Latino-Americana é uma obra em equipe. Sem a participação de um grande número de pessoas não é possível. É fruto de mutirão. Por certo, a equipe da Bibliografia aqui da Universidade Metodista de São Paulo é de grande importância. Mas, sua eficiência depende diretamente de alunos e alunas da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista do Brasil bem como dos alunos e das alunas do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião. E além destes uma quantidade grande de pessoas nos ajuda a reunir as publicações, elencadas e resumidas na Bibliografia, a enviá-las a nosso endereço, a difundir uso e vantagens do material reunido no site. Penso que esta diversidade de apoios e ajudas se expressa em certa falta de uniformidade dos próprios resumos dos textos incorporados. Há diversidade. Nem sempre abrangemos todas as áreas e revistas e livros que gostaríamos ver incorporado no projeto. Nestes casos, trata-se simplesmente de nossa própria deficiência de não alcançar reunir todos os livros e de tantas revistas ou folhetos que gostaríamos. Por favor, envie-nos um exemplar do que estiver faltando. E muito obrigado.

Aliás, alerte-nos para publicações eletrônicas sobre Bíblia. Nossa intenção é de vê-las incluídas na Bibliografia. Além disso, estamos consolidando arquivos para publicações feitas na Internet, para que estejam acessíveis ao longo dos anos. Acontece que nem sempre identificamos no vastíssimo material disponibilizado na internet aquele que é de conteúdo bíblico. É por isso que solicito o favor de nos alertarem a respeito de conteúdos bíblicos lançados na internet.

Neste sentido, inclusive estamos consolidando no site uma lista de endereços eletrônicos com conteúdos bíblicos, para que tais conteúdos sejam facilmente encontrados. Inclusive mantemos também para tais publicações o que vale para os demais textos elencados na Bibliografia, ou seja, que recebem um resumo de seus principais conteúdos. Vale também neste particular que o projeto não só anuncia a existência de determinas publicações, mas também indica respectivamente seus principais conteúdos. Desse modo o usuário e a usuária da Bibliografia pode identificar rapidamente qual a publicação que lhe interessa para seus estudos. Por isso, por favor, alerte-nos para algum site sobre interpretação da Escritura que ainda não tenha sido mencionado na presente Bibliografia Bíblica Latino-Americana.

E não deixe de nos enviar cópia de seus artigos, revistas e livros. Veja, só anunciamos e só publicamos resumos de materiais dos quais tenhamos uma cópia. Esta nos parece uma premissa indispensável, porque catalogamos e, em função, da correspondente síntese lemos livros e ensaios. Não basta, pois, termos somente a propaganda ou o anúncio publicitário dos livros, considerando também que, para facilitarmos o uso da Bibliografia Bíblica, procuramos evitar tons propagandísticos. O que nos interessa é informar os usuários a respeito dos conteúdos em questão. Quanto melhor pudermos informar, tanto maior será a possibilidade do usuário encontrar exatamente aquilo de que se sabe necessitado.

Evitamos expressar valores de juízo sobre as respectivas publicações, mesmo que tentemos classificá-los, por exemplo indicando a linguagem acadêmica ou popular de uma ou outra publicação. Tais classificações já foram utilizadas na edição do vol.1 do livro bibliográfico, a respeito de 1988.

Enfim, fazemos votos que você tenha muita alegria na utilização desta Bibliografia Bíblica Latino-Americana.

 

Comunicar erros