Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Autor de "O Exportador" realiza palestra sobre comércio exterior

Autor de "O Exportador" realiza palestra sobre comércio exterior

O executivo abordou aspectos que envolvem o sucesso na área

05/11/2019 18h40 - última modificação 06/11/2019 15h38

Coordenadora Patrícia Brecht Innarelli, Nicola Minervini e professor Jeferson dos Santos.

Nicola Minervini é um dos principais autores de livros na área de Comércio Exterior. Natural da Itália, é executivo de internacionalização em empresas italianas e brasileiras, além de consultor em instituições oficiais.

O profissional já morou no Brasil, mas hoje vive na Itália e é diretor da Minervini Consulting. Atualmente se dedica ao treinamento, consultoria e livros na área; seu maior sucessor é a obra “O Exportador”, lançado em 1991 e que, ao longo desses 28 anos e seis edições, formou muitos executivos e professores de Comércio Exterior. A obra está na 7ª edição e tem mais de 20 mil exemplares vendidos.

Nicola veio à Universidade Metodista de São Paulo para fazer o lançamento e palestrar para estudantes de Administração – Comércio Exterior. Cerca de 150 pessoas participaram do encontro na noite de 4 de novembro no auditório do Edifício Sigma, campus Rudge Ramos.

Entre os principais assuntos abordados pelo palestrante, estiveram a preparação da exportação com o método P.I.ME: promoção, informação, mercado e empresa; a avaliação da qualidade da gestão das exportações com o método Export Check-Up; e a implementação das redes com método SIPE (Sistema Integrado de Promoção da Exportação).

Sem improviso

“O Exportador – construindo seu projeto de internacionalização”  foi o título da palestra de Nicola. O executivo traçou um panorama de como uma empresa pode se internacionalizar e apresentou exemplos do que "não fazer e como fazer" nesse mercado tão competitivo. O palestrante falou basicamente de métodos, planos e erros. Ele afirmou que, em se tratando de internacionalização, não há espaço para improvisos.

Além de abordar aspectos técnicos, Nicola Minervini ressaltou a importância de conhecer a cultura dos países nos quais a empresa fará negócio. Citou, por exemplo, a diferença do perfil dos latinos em comparação com executivos de origem anglo-saxônica e enfatizou também a importância de aprender muitos idiomas.  

“As empresas que exportam geralmente são mais competitivas do que as que não exportam. Por isso é importante estar atento aos 4 P´s da internacionalização”, declarou o executivo.

“É uma alegria receber o Nicola aqui na universidade. Ele também foi minha inspiração para cursar Administração e Comércio Exterior. Hoje é um dia importante, porque além de ótimo palestrante, ele é um dos principais influenciadores na área”, afirmou Patrícia Brecht Innarelli, coordenadora dos cursos de Administração e Comércio Exterior. Ao final, o público teve acesso aos exemplares do livro “O Exportador” por preço promocional e autografado.

 Confira as fotos 

 

 

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,

Acesso Restrito

Ambiente Virtual
de aprendizagem

SIGA
MOODLE
Portal do Aluno / Docente
Portal CAPES



Avaliação Institucional

Acesse a autoavaliação
PRÓXIMOS EVENTOS
PRÓXIMOS EVENTOS -
X