Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Automação Industrial / Sobre

Sobre o curso

O curso de Tecnologia em Automação Industrial da Universidade Metodista de São Paulo recebeu o conceito 4 (escala de 1a 5) na última avaliação feita pelo MEC e busca formar tecnólogos altamente qualificados para atuarem em projetos de implantação de sistemas de automação industrial baseados no uso de tecnologias modernas. Este curso tem como objetivo preparar profissionais aptos a otimizar, racionalizar e modernizar as técnicas de produção automatizada, pelo emprego de sistemas elétricos, eletrônicos, computacionais, pneumáticos e robóticos, adequados a cada caso, levando em conta características técnicas, econômicas, gerenciais e humanas, possibilitando a melhoria da qualidade, evitando o desperdício e empregando os recursos naturais com respeito ao meio ambiente.

O Projeto Pedagógico do curso prevê atividades extraclasse realizadas nas dependências da Empresa Festo Didactic. A Festo Brasil é líder mundial no fornecimento de tecnologia de automação e líder em treinamento industrial. A Festo é uma das empresas com quem a Metodista mantém parceria. Estas atividades terão duração de uma semana por período letivo, nos mesmos horários da aula, sendo a mesma obrigatória para cumprimento da carga horária curricular. Deste modo, ao fim de cada semestre, o aluno que cumprir satisfatoriamente as atividades propostas receberá um certificado emitido pela Festo Brasil com reconhecimento internacional específico do curso realizado.

Saiba mais sobre o curso:

 

O profissional


O curso capacita o aluno para assumir funções em diferentes níveis dentro das organizações, seja de projeto, execução ou gestão. Por isso, poderá planejar e executar projetos de implantação de sistemas de automação industrial baseados no uso de tecnologias atualizadas, que envolvam sistemas eletrônicos e pneumáticos, bem como, microcontroladores, controladores lógicos programáveis, sensores, transdutores, atuadores pneumáticos e eletropneumáticos, sistemas supervisórios, redes industriais de computadores, automação da manufatura, entre outras. O aluno também será capaz de interagir com um mercado de trabalho altamente competitivo e especializado nas modernas tecnologias de instrumentação, controle e automação.

 

Mercado de trabalho


Existe uma consciência entre as empresas que a modernização é condição primordial para sua permanência no mercado cada vez mais competitivo. Tal modernização é caracterizada pelo uso de novas formas de gestão da produção e de tecnologias produtivas, visando reduzir custos, melhorar a qualidade e aumentar a satisfação dos clientes. Nesta linha, a Automação Industrial é uma ferramenta de grande importância, uma vez que trabalha estas técnicas de automação, gestão e produção, tornando os processos mais enxutos, eficientes, flexíveis e disponíveis.

O mercado procura o tecnólogo em automação industrial graças a sua formação específica na área industrial, buscando uma constante necessidade de aumento na produtividade e confiabilidade. Nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, o tecnólogo em automação industrial pode se especializar em negócios, gerência e tecnologias, assim como se aprofundar em áreas específicas através dos cursos de pós-graduação.

 

Comunicar erros

Receba informações de oferecimento deste curso

MÁRIO BOARATTI - COORDENADOR
mario.jpg

Veja o minicurrículo

 


Receba informações de oferecimento sobre esse curso: