Cursos presenciais - Dia 31/7
Elaboração, realização e revisão de um questionário digital (Básico) - Turma III
Objetivo: Facilitar o uso da nova ferramenta – Questionário Digital – possibilitando aprimorar a gestão de aprendizagem.
Conteúdo:
- Inserir e organizar questões
- Elaborar e organizar questionários
- Associar os questionários nas avaliações do plano de avaliação ou em uma tarefa
- Definição do local e período de realização
- Visualização da revisão
- Apresentação dos relatórios analíticos
Data: 31/07
Horário: 19h às 21h
Carga horária: 2 horas
Local: Campus Rudge Ramos – Delta 212
Instrutoras: Prof. Fernando Scapim/Rodrigo Louro
Capacidade: 30 pessoas
Público-alvo: Docentes do IMS
Inscrições encerradas
Diário Digital - Turma I
Objetivo: Facilitar o uso do diário digital.
Conteúdo:
- Ambientação do diário digital
- Lançamento de faltas
- Cadastro do conteúdo aplicado
- Impressão do diário rascunho
- Cadastro de ocorrências
- Acompanhamento de faltas
Data: 31/07
Horário: 19h às 21h
Carga horária: 2 horas
Local: Campus Rudge Ramos – Delta 214
Instrutoras: Prof. Felipe Machado
Capacidade: 30 pessoas
Público-alvo: Docentes do IMS
Leitura e mobilização de teoria
Objetivo: O encontro se foca na reflexão sobre as dificuldades para fazer o alunos realizaram leituras significativas que permitam a compreensão dos conteúdos dos textos e a mobilização da teorias presentes nos mesmos, de modo que possam responder adequadamente a impulsos questionadores (perguntas objetivas e discursivas, como a do Enade).
Conteúdo:
1. O conhecimento linguístico e o desenvolvimento das competências de leitura e de escrita.
2. A compreensão do texto e a mobilização de teoria.
3. Leitura e compreensão de questões objetivas.
4. Leitura e compreensão de questões discursivas.
Data: 31/07
Horário: 18h30 às 21h30
Carga horária: 3 horas
Local: Campus Rudge Ramos – Delta 311
Instrutoras: Prof. Marcelo Furlin / Silvio Pereira da Silva
Capacidade: 40 pessoas
Público-alvo: Docentes do IMS
Collaborate - Turma II
Objetivo do treinamento: Capacitar os usuários para criação e utilização dos encontros virtuais realizados na ferramenta de interação das teleaulas e/ou reuniões.
Conteúdo Programático:
- Criação da sessão;
- Acesso ao ambiente pelo Moodle;
- Ambientação Collaborate;
- Configuração de áudio e vídeo;
- Funcionalidades mais utilizadas:
1. Disponibilização dos materiais.
2. Quiz e questionário.
3. Divisão do ambiente em grupos.
4. Cronômetro.
Data: 31/7/2013
Horário: 17h às 19h
Carga horária: 2 horas
Local: Campus Rudge Ramos – Delta 217
Instrutor: Felipe de Moraes Machado / Hélio Cesar de Moura Teixeira
Capacidade: 20 pessoas
Público-alvo: Coordenadores de Pós EAD / Docentes EAD
CAPDOC-TV avançado
Objetivo: Aperfeiçoar os processos de comunicação televisiva e agregar novas práticas nas dinâmicas da produção e apresentação das tele aulas.
Conteúdo programático:
- Produção de vídeos
- Técnicas de entrevistas
- Telepronter
- Construção de roteiros televisivos
- Mobilidade na telessala
- Otimização dos recursos audiovisuais
- Alternativas ao slide
- Linguagens diferenciadas em TV e vídeo.
Metodologia: Prática em estúdio.
Pré-requisito: Ter cursado CAPDOCTV básico.
Data: 31/07/2013
Horário: 18h30 às 22h30
Carga horária: 4 horas
Local: Campus Rudge Ramos – DELTA 311
Instrutores: Profº Marcelo Moreira
Capacidade: 20 pessoas
Público-alvo: Docentes veteranos EAD
Inscrições encerradas
Leitura @tiva: mudanças para o 2° semestre - Turma I
Objetivo geral: apropriar-se do fluxo de trabalho e do layout utilizado para o 2° semestre e qual será desenvolvido o Leitura @tiva. Ensinar as ferramentas do wordpress para novos docentes.
Específico: analisar as mudanças e a melhor forma que a Leitura @tiva pode ser produzida, para ser usada em plenitude pelos cursos EAD; verificar as contribuições e necessidades específicas dos cursos para a produção deste material didático – se possível ainda para 2º de 2013;
Conteúdo
Serão trabalhados os fluxos de trabalho; a utilização conceitual dos recursos disponíveis pela ferramenta do Wordpress; ferramentas de edição; inserção de imagens; inserção e atualização de links; inserção e atualização de vídeos.
Metodologia
Será feita uma exposição sobre o tema Leitura @tiva, sobre as alterações para o próximo semestre e uma demonstração de possibilidades. Após isso, exercícios práticos serão realizados para que o público possa se apropriar desta nova ferramenta.
Data: 31/07/2013
Horário: 9h às 11h
Carga horária: 3 horas
Local: Campus Rudge Ramos – DELTA 319
Instrutores: Bruno Galasse/Marcus Vinicius/Nick Finco/Tiago Cesar/Thais Santinelli/Eliana Vieira/Celeste Panik
Capacidade: 20 pessoas
Público-alvo: Docentes EAD
Inscrições encerradas
Leitura @tiva: mudanças para o 2° semestre - Turma II
Objetivo geral: apropriar-se do fluxo de trabalho e do layout utilizado para o 2° semestre e qual será desenvolvido o Leitura @tiva. Ensinar as ferramentas do wordpress para novos docentes.
Específico: analisar as mudanças e a melhor forma que a Leitura @tiva pode ser produzida, para ser usada em plenitude pelos cursos EAD; verificar as contribuições e necessidades específicas dos cursos para a produção deste material didático – se possível ainda para 2º de 2013;
Conteúdo
Serão trabalhados os fluxos de trabalho; a utilização conceitual dos recursos disponíveis pela ferramenta do Wordpress; ferramentas de edição; inserção de imagens; inserção e atualização de links; inserção e atualização de vídeos.
Metodologia
Será feita uma exposição sobre o tema Leitura @tiva, sobre as alterações para o próximo semestre e uma demonstração de possibilidades. Após isso, exercícios práticos serão realizados para que o público possa se apropriar desta nova ferramenta.
Data: 31/07/2013
Horário: 14h às 16h
Carga horária: 3 horas
Local: Campus Rudge Ramos – DELTA 319
Instrutores: Bruno Galasse/Marcus Vinicius/Nick Finco/Tiago Cesar/Thais Santinelli/Eliana Vieira/Celeste Panik
Capacidade: 20 pessoas
Público-alvo: Docentes EAD
Inscrições encerradas
Leitura @tiva: mudanças para o 2° semestre - Turma III
Objetivo geral: apropriar-se do fluxo de trabalho e do layout utilizado para o 2° semestre e qual será desenvolvido o Leitura @tiva. Ensinar as ferramentas do wordpress para novos docentes.
Específico: analisar as mudanças e a melhor forma que a Leitura @tiva pode ser produzida, para ser usada em plenitude pelos cursos EAD; verificar as contribuições e necessidades específicas dos cursos para a produção deste material didático – se possível ainda para 2º de 2013;
Conteúdo
Serão trabalhados os fluxos de trabalho; a utilização conceitual dos recursos disponíveis pela ferramenta do Wordpress; ferramentas de edição; inserção de imagens; inserção e atualização de links; inserção e atualização de vídeos.
Metodologia
Será feita uma exposição sobre o tema Leitura @tiva, sobre as alterações para o próximo semestre e uma demonstração de possibilidades. Após isso, exercícios práticos serão realizados para que o público possa se apropriar desta nova ferramenta.
Data: 31/07/2013
Horário: 19h às 21h
Carga horária: 3 horas
Local: Campus Rudge Ramos – DELTA 319
Instrutores: Bruno Galasse/Marcus Vinicius/Nick Finco/Tiago Cesar/Thais Santinelli/Eliana Vieira/Celeste Panik
Capacidade: 20 pessoas
Público-alvo: Docentes EAD
Inscrições encerradas