Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Atualiza / Cursos / Docentes / Semana de Capacitação Docente - 2º Semestre de 2013 / Cursos presenciais - Dia 30/7

Cursos presenciais - Dia 30/7

SIGA – Planejamento do semestre com o ambiente virtual de aprendizagem - Turma I

Objetivo: Capacitar os docentes iniciantes na utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem – SIGA – como instrumento para interação entre professores e alunos. Realizar o planejamento do semestre.

Conteúdo:

  • Introdução
  • Como realizar o primeiro acesso (trocar senha)
  • Solicitar uma nova senha
  • Plano de ensino
  • Como inserir arquivos em materiais
  • Reconhecer novos alunos
  • Plano de avaliação
  • Aula/Conteúdo
  • Diário Digital

Data: 30/07

Horário: 14h às 16h

Carga horária: 2 horas

Local: Campus Rudge Ramos – Delta 215

Instrutoras: Prof. Rodrigo Louro

Capacidade: 30 pessoas

Público-alvo: Docentes do IMS (recém-admitidos)

Inscrições encerradas

 

Atendimento Educacional Especializado na Universidade

Objetivo: Apresentar aos professores o apoio que lhes é disponibilizado para a docência junto aos estudantes com necessidades educacionais especiais.

Recursos: Sala Multimídia

Data: 30/7/13

Horário: 19h às 21h

Carga horária: 2 horas

Local: Campus Rudge Ramos – Delta 327

Instrutoras: Prof. Elizabete Cristina Renders/Nayane Cardoso de Souza

Capacidade: 30 pessoas

Público-alvo: Docentes do IMS

Inscrições encerradas

 

 

 

Movimentos Sociais e Universitários no Brasil hoje: Uma leitura Freiriana

Objetivo: O Brasil observou, em junho de 2013, a eclosão das marchas populares nas ruas das grandes cidades, em grande parte compostas por jovens universitários. Chama a atenção de que parte da sociedade brasileira, especialmente os governantes e até mesmo os intelectuais, entre eles os professores universitários, viram-se perplexos diante do fato e com enorme dificuldade em compreendê-lo. O que isso indica? Faltam política e um currículo universitário que atendam às expectativas dessa juventude? A proposta da oficina é coordenar um círculo de cultura, a partir do referencial teórico de Paulo Freire, cujo objetivo será a tematização do referido fato.

Conteúdo:

1. Princípios de educação relacionados à pedagogia de Freire

2. A linguagem freiriana e sua abordagem estética do mundo

3. A práxis em Paulo Freire e sua relação com o prolongamento social do ser humano.

Recursos: Sala Multimídia

Data: 30/07

Horário: 9h às 12h

Carga horária: 3 horas

Local: Campus Rudge Ramos – Delta 319

Instrutoras: Prof. Marcelo Furlin/Edson Fasano/Maria Leila Alves/Marta Regina Paulo

Capacidade: 40 pessoas

Público-alvo: Docentes do IMS

Inscrições encerradas

 

 

 

Teoria do pós-colonial e o paradigma da complexidade. Um diálogo para compreensão do mundo contemporâneo

Objetivo: Diálogo entre teoria pós-colonial e o paradigma da complexidade na compreensão do mundo contemporâneo e de novos tipos de movimentos sociais.

Conteúdo:

1. Alguns conceitos da teoria pós-colonial/descolonial: colonialidade do poder; a invenção do outro; pensamento liminar; globalização imperial

2. Alguns conceitos do paradigma da complexidade: auto-organização de sistemas complexos; emergência de novas propriedades; relação sistema e o meio; razão e emoção no conhecimento

3. Novos tipos de movimentos sociais e a globalização.

Recursos: Sala Multimídia

Data: 30/07

Horário: 14h às 17h

Carga horária: 3 horas

Local: Campus Rudge Ramos – Delta 319

Instrutoras: Prof. Jung Mo Sung

Capacidade: 35 pessoas

Público-alvo: Docentes do IMS

Inscrições encerradas

 

 

 

A relação professor/aluno no Ensino Superior: debatendo a práxis docente.

Objetivo: Debater a Função Social da Educação de Nível Superior na Contemporaneidade. Conhecer as metodologias de ensino comumente utilizadas em sala de aula e analisar suas implicações: aula expositiva, aula expositiva-dialógica, método de descoberta, estudo do meio, centro de interesses, método de descoberta. Localizar em sua experiência profissional vivências de autoridade docente, autonomia discente, diretividade da sala de aula, horizontalidade e verticalidade na relação professor/aluno.

Conteúdo:

Teoria da Curvatura da Vara

Autoridade docente.

Rotina da sala de aula: da aula expositiva ao centro de Interesses.

A figura pública de ser docente.

Docente profissional e Docente amador.

Recursos: Salas Multimídia

Data: 30/07

Horário: 19h às 22h

Carga horária: 3 horas

Local: Campus Rudge Ramos – Delta 319

Instrutoras: Prof. Cristiane Gandolfi / Marcia Barbosa Velasques

Capacidade: 50 pessoas

Público-alvo: Docentes do IMS

Inscrições encerradas

 

 

 

Amor, Tecnologia e Educação: Possibilidades e contradições na Educação de nosso tempo.

Objetivo: Possibilitar subsídios de forma crítica, para a confecção de plano de aula que responda às provocações indicadas, na prática.

Conteúdo:

1. Tecnologia e Educação: qual tecnologia e qual educação?

2. Criatividade: algumas exigências para que ocorra frente algumas impossibilidades factíveis.

3. Construção do saber: condições de possibilidade para a construção coletiva do saber.

4. O Amor pelo saber e as exigências do saber instrumental de nossa época

5. Saber e dever: dicotomia?

6. Reinventar-se numa época sem reinvenções. A dificuldade e a possibilidade do novo na crise da modernidade.

Data: 30/07/13

Horário: 14h às 17h

Carga horária: 3 horas

Local: Campus Rudge Ramos – Delta 370

Instrutoras: Prof. Hugo Allan Matos

Capacidade: 30 pessoas

Público-alvo: Docentes do IMS

Inscrições encerradas

 

Fleses II

Objetivo: Instrumentalizar os professores que participaram do Módulo I do curso Formação de Lideranças para Educação na Sustentabilidade no Ensino Superior – FLESES, na aplicação de novas metodologias de ensino, que orientem à introdução do tema sustentabilidade em seus programas de ensino.

Conteúdo:

30/7, 31/7 e 01/08/2013 - Semana 01 presencial: Sustentabilidade em Ação: novas metodologias para novos planos de ensino

05/8 – 10/8/2013 - Semana 02 EAD - preparando a aula piloto relacionado com as novas metodologias na sustentabilidade

12/8 -17/8/2013 - Semana 03 EAD - preparando a aula piloto relacionado com as novas metodologias na sustentabilidade

19/8 -24/8/2013 - Semana 04 EAD - preparando a aula piloto relacionado com as novas metodologias na sustentabilidade

30 e 31/8/2013 - Semana 05 Presencial: Apresentando Sustentabilidade no meu módulo 30/8 vespertino e 31/8 matutino(se houver formação de turma no sábado)

Requisitos: necessário ter realizado o Fleses I

Data: 30/7, 31/07 e 01/8/2013

Horário: 19h30 às 23h

Carga horária: 3 horas

Local: Campus Rudge Ramos – Delta 362

Instrutoras: Prof. Waverli Maia Matarazzo

Capacidade: 30 pessoas

Público-alvo: Docentes do IMS

Inscrições encerradas

 

 

 

 

Teoria “U”- A formação de líderes inovadores

Objetivo: Introduzir os conceitos e etapas da Teoria "U"

Conteúdo:

Crise: O que e como estamos vivendo?

Como respondermos às mudanças?

Significado de: Mente aberta, Coração aberto e Vontade aberta.

Reconhecendo a voz do julgamento; do cinismo e do medo.

Abertura para mudança.

Data: 30/07

Horário: 14h às 17h

Carga horária: 3 horas

Local: Campus Rudge Ramos – Delta 311

Instrutoras: Prof. Waverli Maia Matarazzo

Capacidade: 60 pessoas

Público-alvo: Docentes do IMS

Inscrições encerradas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Questões do Cotidiano Universitário: Docência, Mediação e Estratégias de Aprendizagem

Objetivo: Discutir questões do cotidiano universitário com particular atenção à vivência do docente no contexto atual, destacando a mediação, a promoção da aprendizagem autorregulada e as estratégias de aprendizagem.

 

Conteúdo:

1. Relacionar memória educativa, identidade e projeto de vida como tempos/vivências do ser individual e coletivo.

2. Mediação, promoção de aprendizagem autorregulada e estratégias de aprendizagem.

3. Relevância do papel da docência no cotidiano universitário.

 

Data: 30/07

Horário: 8h às 12h

Carga horária: 4 horas

Local: Campus Rudge Ramos – Delta 311

Instrutoras: Prof. Dalva Loreatto dos Santos

Capacidade: 20 pessoas

Público-alvo: Docentes do IMS

Inscrições encerradas

 

 

 

 

O uso conceitual de imagens estáticas e animadas

 

Objetivo do treinamento: Ampliar o uso conceitual de imagens em materiais didáticos.

Específico - Verificar o formato das imagens utilizadas em termos de resolução; analisar o direito autoral das imagens utilizadas;

Conteúdo Programático:

Utilização de imagens de maneira conceitual, a fim da redução de textos em materiais didáticos. Aproximação artísticas das artes em sua perspectiva história e estética.

Metodologia

Será feita uma exposição de 30 minutos acerca da utilização conceitual de imagens, com exemplos práticos. Após a exposição e debate sobre o tema, será realizado um exercício de recorte e cole, a fim de que ao final do exercício, seja possível trabalhar com o conceito proposto, com o menor uso possível de imagens.

Data: 30/7/2013

Horário: 9h às 12h

Carga horária: 3 horas

Local: Campus Rudge Ramos – Delta 362

Instrutor: Bruno Tonhetti Galasse

Capacidade: 20 pessoas

Público-alvo: Docentes EAD

Inscrições encerradas

 

 

 

 

Collaborate -Turma I

 

Objetivo do treinamento: Capacitar os usuários para criação e utilização dos encontros virtuais realizados na ferramenta de interação das teleaulas e/ou reuniões.

Conteúdo Programático:

- Criação da sessão;

- Acesso ao ambiente pelo Moodle;

- Ambientação Collaborate;

- Configuração de áudio e vídeo;

- Funcionalidades mais utilizadas:

1. Disponibilização dos materiais.

2. Quiz e questionário.

3. Divisão do ambiente em grupos.

4. Cronômetro.

Data: 30/7/2013

Horário: 14h às 16h

Carga horária: 2 horas

Local: Campus Rudge Ramos – Delta 217

Instrutor: Felipe de Moraes Machado / Hélio Cesar de Moura Teixeira

Capacidade: 20 pessoas

Público-alvo: Coordenadores de Pós EAD / Docentes EAD

Inscrições encerradas

 

 

 

 

Roteiros para videoaulas: passos e dicas - Turma I

 

Objetivo: aprenderá alguns passos, dicas e exemplos que mostram como pensar o roteiro de uma videoaula, de modo a agregar novos elementos à experiência em sala, deixando-a mais atraente e interativa, sem que se percam seus objetivos iniciais.

Data: 30/7/2013

Horário: 19h às 22h

Carga horária: 3 horas

Local: Campus Rudge Ramos – D371

Instrutor: Tais Salomão/Bruno Galasse/Marcelo Moreira

Capacidade: 20 pessoas

Público-alvo: Docentes EAD

Inscrições encerradas

 

Por que incrementar suas atividades pedagógicas a partir da diversidade regional?

 

Objetivos do treinamento: Refletir sobre as diferentes realidades brasileiras com a finalidade de aprimorar ainda mais os materiais didáticos elaborados para os diferentes cursos de Educação a Distância da UMESP

Metodologia: Workshop – exposição de dados regionais, práticas pedagógicas e construção, em grupo, de práticas diversificadas

 

Data: 30/07/13

Horário: 14h às 17h

Carga horária: 3 horas

Local: Campus Rudge Ramos – Delta 362

Instrutoras: Karin Müller e Thais Santinelli

Capacidade: 30 pessoas

Público-alvo: Docentes EAD

 

Inscrições encerradas

 

 

 

Mapas, palavras e imagens: desenhando o conhecimento em rede

 

Objetivo: Destacar a necessidade do aprendizado ativo.

Conteúdo Programático:

  • Qual o significado do aprender
  • Princípios da aprendizagem
  • Novas ideias e novas possibilidades
  • Mudanças do comportamento
  • Ambiente pessoal de aprendizagem

Metodologia: teórica-prática

 

Data: 30/07/13

Horário: 18h30 às 21h30

Carga horária: 3 horas

Local: Campus Rudge Ramos – Delta 370

Instrutores: Profs. Marcelo Furlin e Maisi Garcia

Capacidade: 30 pessoas

Público-alvo: Docentes EAD

 

Inscrições encerradas

 

 

Moodle Básico e Avançado -Turma III

 

Objetivo: Apresentar as ferramentas básicas do ambiente virtual de aprendizagem – Moodle e capacitar os docentes para o uso das mesmas.

Conteúdo: Será trabalhado como fazer a atualização do perfil, como verificar os participantes de um curso, como trocar mensagens, dar nota a atividades, interagir no fórum, entender as diferentes configurações das ferramentas.

Metodologia: serão criadas salas no Moodle para que os professores possam ser alocados e, a partir disso, trabalhar as ferramentas de edição, bem como interagir com os demais participantes.

Recursos: Laboratório de Informática com mais de 20 computadores conectados à internet e sem restrição ao uso do wordpress.

Data: 30/07

Horário: 14h às 16h

Carga horária: 2 horas

Local: Campus Rudge Ramos – Delta 212

Instrutoras: Prof. Bruno Galasse

Capacidade: 30 pessoas

Público-alvo: Docentes EAD

Inscrições encerradas

Moodle Básico e Avançado - Turma IV

 

Objetivo: Apresentar as ferramentas básicas do ambiente virtual de aprendizagem – Moodle e capacitar os docentes para o uso das mesmas.

Conteúdo: Será trabalhado como fazer a atualização do perfil, como verificar os participantes de um curso, como trocar mensagens, dar nota às atividades, interagir no fórum, entender as diferentes configurações das ferramentas.

Metodologia: serão criadas salas no Moodle para que os professores possam ser alocados e, a partir disso, trabalhar as ferramentas de edição, bem como interagir com os demais participantes.

Recursos: Laboratório de Informática com mais de 20 computadores conectados à internet e sem restrição ao uso do wordpress.

Data: 30/07

Horário: 19h às 21h

Carga horária: 2 horas

Local: Campus Rudge Ramos – Delta 217

Instrutoras: Prof. Bruno Galasse

Capacidade: 30 pessoas

Público-alvo: Docentes EAD

Inscrições encerradas

 

CAPDOC-TV básico

 

Objetivo: Capacitar os professores a ministrarem aulas em telessalas ao vivo para todo o País. Avaliar o perfil de cada um para uma melhor atuação na modalidade. Uma teleaula ao vivo requer habilidades de comunicação televisiva e conhecimento das particularidades de se fazer um programa ao vivo. Este curso visa preparar tecnicamente e psicologicamente o professor a esta tarefa frequente em cursos a distância. Expressão oral.

Conteúdo Programático:

  • Tecnologia em RTV – Conhecimentos básicos sobre os equipamentos do estúdio (câmeras, microfones, iluminação).
  • Produção Visual – Como selecionar o figurino, maquiagem para vídeo, postura e dicas de movimentação.
  • Técnicas de expressão – Noções de oratória, dinâmicas e laboratórios cênicos, visando aperfeiçoar o desempenho nas apresentações das aulas.
  • Técnica Vocal – Dicção e Articulação fonética. Projeção vocal e entonação interpretativa
  • Tablet e vídeos – Utilização prática do suporte tecnológico.
  • Prática relacionada – Gravação de uma aula de 5 minutos (somente falada) de cada professor para posterior avaliação e comentários. Como tarefa, preparar uma aula de 5 minutos com arquivos no Tablet

Metodologia: Aula teórica, expositiva dialogada e aula prática em estúdio.

Data: 30/07/13 e 31/07/13

Horário: 8h às 17h30

Carga horária: 16 horas

Local: Campus Rudge Ramos – Delta 327

Instrutores: Profs. Marcelo Moreira

Capacidade: 30 pessoas

Público-alvo: Docentes EAD

Inscrições encerradas

Comunicar erros