Cursos presenciais - Dia 30/7
SIGA – Planejamento do semestre com o ambiente virtual de aprendizagem - Turma I
Objetivo: Capacitar os docentes iniciantes na utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem – SIGA – como instrumento para interação entre professores e alunos. Realizar o planejamento do semestre.
Conteúdo:
- Introdução
- Como realizar o primeiro acesso (trocar senha)
- Solicitar uma nova senha
- Plano de ensino
- Como inserir arquivos em materiais
- Reconhecer novos alunos
- Plano de avaliação
- Aula/Conteúdo
- Diário Digital
Data: 30/07
Horário: 14h às 16h
Carga horária: 2 horas
Local: Campus Rudge Ramos – Delta 215
Instrutoras: Prof. Rodrigo Louro
Capacidade: 30 pessoas
Público-alvo: Docentes do IMS (recém-admitidos)
Inscrições encerradas
Atendimento Educacional Especializado na Universidade
Objetivo: Apresentar aos professores o apoio que lhes é disponibilizado para a docência junto aos estudantes com necessidades educacionais especiais.
Recursos: Sala Multimídia
Data: 30/7/13
Horário: 19h às 21h
Carga horária: 2 horas
Local: Campus Rudge Ramos – Delta 327
Instrutoras: Prof. Elizabete Cristina Renders/Nayane Cardoso de Souza
Capacidade: 30 pessoas
Público-alvo: Docentes do IMS
Inscrições encerradas
Movimentos Sociais e Universitários no Brasil hoje: Uma leitura Freiriana
Objetivo: O Brasil observou, em junho de 2013, a eclosão das marchas populares nas ruas das grandes cidades, em grande parte compostas por jovens universitários. Chama a atenção de que parte da sociedade brasileira, especialmente os governantes e até mesmo os intelectuais, entre eles os professores universitários, viram-se perplexos diante do fato e com enorme dificuldade em compreendê-lo. O que isso indica? Faltam política e um currículo universitário que atendam às expectativas dessa juventude? A proposta da oficina é coordenar um círculo de cultura, a partir do referencial teórico de Paulo Freire, cujo objetivo será a tematização do referido fato.
Conteúdo:
1. Princípios de educação relacionados à pedagogia de Freire
2. A linguagem freiriana e sua abordagem estética do mundo
3. A práxis em Paulo Freire e sua relação com o prolongamento social do ser humano.
Recursos: Sala Multimídia
Data: 30/07
Horário: 9h às 12h
Carga horária: 3 horas
Local: Campus Rudge Ramos – Delta 319
Instrutoras: Prof. Marcelo Furlin/Edson Fasano/Maria Leila Alves/Marta Regina Paulo
Capacidade: 40 pessoas
Público-alvo: Docentes do IMS
Inscrições encerradas
Teoria do pós-colonial e o paradigma da complexidade. Um diálogo para compreensão do mundo contemporâneo
Objetivo: Diálogo entre teoria pós-colonial e o paradigma da complexidade na compreensão do mundo contemporâneo e de novos tipos de movimentos sociais.
Conteúdo:
1. Alguns conceitos da teoria pós-colonial/descolonial: colonialidade do poder; a invenção do outro; pensamento liminar; globalização imperial
2. Alguns conceitos do paradigma da complexidade: auto-organização de sistemas complexos; emergência de novas propriedades; relação sistema e o meio; razão e emoção no conhecimento
3. Novos tipos de movimentos sociais e a globalização.
Recursos: Sala Multimídia
Data: 30/07
Horário: 14h às 17h
Carga horária: 3 horas
Local: Campus Rudge Ramos – Delta 319
Instrutoras: Prof. Jung Mo Sung
Capacidade: 35 pessoas
Público-alvo: Docentes do IMS
Inscrições encerradas
A relação professor/aluno no Ensino Superior: debatendo a práxis docente.
Objetivo: Debater a Função Social da Educação de Nível Superior na Contemporaneidade. Conhecer as metodologias de ensino comumente utilizadas em sala de aula e analisar suas implicações: aula expositiva, aula expositiva-dialógica, método de descoberta, estudo do meio, centro de interesses, método de descoberta. Localizar em sua experiência profissional vivências de autoridade docente, autonomia discente, diretividade da sala de aula, horizontalidade e verticalidade na relação professor/aluno.
Conteúdo:
Teoria da Curvatura da Vara
Autoridade docente.
Rotina da sala de aula: da aula expositiva ao centro de Interesses.
A figura pública de ser docente.
Docente profissional e Docente amador.
Recursos: Salas Multimídia
Data: 30/07
Horário: 19h às 22h
Carga horária: 3 horas
Local: Campus Rudge Ramos – Delta 319
Instrutoras: Prof. Cristiane Gandolfi / Marcia Barbosa Velasques
Capacidade: 50 pessoas
Público-alvo: Docentes do IMS
Inscrições encerradas
Amor, Tecnologia e Educação: Possibilidades e contradições na Educação de nosso tempo.
Objetivo: Possibilitar subsídios de forma crítica, para a confecção de plano de aula que responda às provocações indicadas, na prática.
Conteúdo:
1. Tecnologia e Educação: qual tecnologia e qual educação?
2. Criatividade: algumas exigências para que ocorra frente algumas impossibilidades factíveis.
3. Construção do saber: condições de possibilidade para a construção coletiva do saber.
4. O Amor pelo saber e as exigências do saber instrumental de nossa época
5. Saber e dever: dicotomia?
6. Reinventar-se numa época sem reinvenções. A dificuldade e a possibilidade do novo na crise da modernidade.
Data: 30/07/13
Horário: 14h às 17h
Carga horária: 3 horas
Local: Campus Rudge Ramos – Delta 370
Instrutoras: Prof. Hugo Allan Matos
Capacidade: 30 pessoas
Público-alvo: Docentes do IMS
Fleses II
Objetivo: Instrumentalizar os professores que participaram do Módulo I do curso Formação de Lideranças para Educação na Sustentabilidade no Ensino Superior – FLESES, na aplicação de novas metodologias de ensino, que orientem à introdução do tema sustentabilidade em seus programas de ensino.
Conteúdo:
30/7, 31/7 e 01/08/2013 - Semana 01 presencial: Sustentabilidade em Ação: novas metodologias para novos planos de ensino
05/8 – 10/8/2013 - Semana 02 EAD - preparando a aula piloto relacionado com as novas metodologias na sustentabilidade
12/8 -17/8/2013 - Semana 03 EAD - preparando a aula piloto relacionado com as novas metodologias na sustentabilidade
19/8 -24/8/2013 - Semana 04 EAD - preparando a aula piloto relacionado com as novas metodologias na sustentabilidade
30 e 31/8/2013 - Semana 05 Presencial: Apresentando Sustentabilidade no meu módulo 30/8 vespertino e 31/8 matutino(se houver formação de turma no sábado)
Requisitos: necessário ter realizado o Fleses I
Data: 30/7, 31/07 e 01/8/2013
Horário: 19h30 às 23h
Carga horária: 3 horas
Local: Campus Rudge Ramos – Delta 362
Instrutoras: Prof. Waverli Maia Matarazzo
Capacidade: 30 pessoas
Público-alvo: Docentes do IMS
Teoria “U”- A formação de líderes inovadores
Objetivo: Introduzir os conceitos e etapas da Teoria "U"
Conteúdo:
Crise: O que e como estamos vivendo?
Como respondermos às mudanças?
Significado de: Mente aberta, Coração aberto e Vontade aberta.
Reconhecendo a voz do julgamento; do cinismo e do medo.
Abertura para mudança.
Data: 30/07
Horário: 14h às 17h
Carga horária: 3 horas
Local: Campus Rudge Ramos – Delta 311
Instrutoras: Prof. Waverli Maia Matarazzo
Capacidade: 60 pessoas
Público-alvo: Docentes do IMS
Questões do Cotidiano Universitário: Docência, Mediação e Estratégias de Aprendizagem
Objetivo: Discutir questões do cotidiano universitário com particular atenção à vivência do docente no contexto atual, destacando a mediação, a promoção da aprendizagem autorregulada e as estratégias de aprendizagem.
Conteúdo:
1. Relacionar memória educativa, identidade e projeto de vida como tempos/vivências do ser individual e coletivo.
2. Mediação, promoção de aprendizagem autorregulada e estratégias de aprendizagem.
3. Relevância do papel da docência no cotidiano universitário.
Data: 30/07
Horário: 8h às 12h
Carga horária: 4 horas
Local: Campus Rudge Ramos – Delta 311
Instrutoras: Prof. Dalva Loreatto dos Santos
Capacidade: 20 pessoas
Público-alvo: Docentes do IMS
O uso conceitual de imagens estáticas e animadas
Objetivo do treinamento: Ampliar o uso conceitual de imagens em materiais didáticos.
Específico - Verificar o formato das imagens utilizadas em termos de resolução; analisar o direito autoral das imagens utilizadas;
Conteúdo Programático:
Utilização de imagens de maneira conceitual, a fim da redução de textos em materiais didáticos. Aproximação artísticas das artes em sua perspectiva história e estética.
Metodologia
Será feita uma exposição de 30 minutos acerca da utilização conceitual de imagens, com exemplos práticos. Após a exposição e debate sobre o tema, será realizado um exercício de recorte e cole, a fim de que ao final do exercício, seja possível trabalhar com o conceito proposto, com o menor uso possível de imagens.
Data: 30/7/2013
Horário: 9h às 12h
Carga horária: 3 horas
Local: Campus Rudge Ramos – Delta 362
Instrutor: Bruno Tonhetti Galasse
Capacidade: 20 pessoas
Público-alvo: Docentes EAD
Collaborate -Turma I
Objetivo do treinamento: Capacitar os usuários para criação e utilização dos encontros virtuais realizados na ferramenta de interação das teleaulas e/ou reuniões.
Conteúdo Programático:
- Criação da sessão;
- Acesso ao ambiente pelo Moodle;
- Ambientação Collaborate;
- Configuração de áudio e vídeo;
- Funcionalidades mais utilizadas:
1. Disponibilização dos materiais.
2. Quiz e questionário.
3. Divisão do ambiente em grupos.
4. Cronômetro.
Data: 30/7/2013
Horário: 14h às 16h
Carga horária: 2 horas
Local: Campus Rudge Ramos – Delta 217
Instrutor: Felipe de Moraes Machado / Hélio Cesar de Moura Teixeira
Capacidade: 20 pessoas
Público-alvo: Coordenadores de Pós EAD / Docentes EAD
Inscrições encerradas
Roteiros para videoaulas: passos e dicas - Turma I
Objetivo: aprenderá alguns passos, dicas e exemplos que mostram como pensar o roteiro de uma videoaula, de modo a agregar novos elementos à experiência em sala, deixando-a mais atraente e interativa, sem que se percam seus objetivos iniciais.
Data: 30/7/2013
Horário: 19h às 22h
Carga horária: 3 horas
Local: Campus Rudge Ramos – D371
Instrutor: Tais Salomão/Bruno Galasse/Marcelo Moreira
Capacidade: 20 pessoas
Público-alvo: Docentes EAD
Por que incrementar suas atividades pedagógicas a partir da diversidade regional?
Objetivos do treinamento: Refletir sobre as diferentes realidades brasileiras com a finalidade de aprimorar ainda mais os materiais didáticos elaborados para os diferentes cursos de Educação a Distância da UMESP
Metodologia: Workshop – exposição de dados regionais, práticas pedagógicas e construção, em grupo, de práticas diversificadas
Data: 30/07/13
Horário: 14h às 17h
Carga horária: 3 horas
Local: Campus Rudge Ramos – Delta 362
Instrutoras: Karin Müller e Thais Santinelli
Capacidade: 30 pessoas
Público-alvo: Docentes EAD
Inscrições encerradas
Mapas, palavras e imagens: desenhando o conhecimento em rede
Objetivo: Destacar a necessidade do aprendizado ativo.
Conteúdo Programático:
- Qual o significado do aprender
- Princípios da aprendizagem
- Novas ideias e novas possibilidades
- Mudanças do comportamento
- Ambiente pessoal de aprendizagem
Metodologia: teórica-prática
Data: 30/07/13
Horário: 18h30 às 21h30
Carga horária: 3 horas
Local: Campus Rudge Ramos – Delta 370
Instrutores: Profs. Marcelo Furlin e Maisi Garcia
Capacidade: 30 pessoas
Público-alvo: Docentes EAD
Inscrições encerradas
Moodle Básico e Avançado -Turma III
Objetivo: Apresentar as ferramentas básicas do ambiente virtual de aprendizagem – Moodle e capacitar os docentes para o uso das mesmas.
Conteúdo: Será trabalhado como fazer a atualização do perfil, como verificar os participantes de um curso, como trocar mensagens, dar nota a atividades, interagir no fórum, entender as diferentes configurações das ferramentas.
Metodologia: serão criadas salas no Moodle para que os professores possam ser alocados e, a partir disso, trabalhar as ferramentas de edição, bem como interagir com os demais participantes.
Recursos: Laboratório de Informática com mais de 20 computadores conectados à internet e sem restrição ao uso do wordpress.
Data: 30/07
Horário: 14h às 16h
Carga horária: 2 horas
Local: Campus Rudge Ramos – Delta 212
Instrutoras: Prof. Bruno Galasse
Capacidade: 30 pessoas
Público-alvo: Docentes EAD
Inscrições encerradas
Moodle Básico e Avançado - Turma IV
Objetivo: Apresentar as ferramentas básicas do ambiente virtual de aprendizagem – Moodle e capacitar os docentes para o uso das mesmas.
Conteúdo: Será trabalhado como fazer a atualização do perfil, como verificar os participantes de um curso, como trocar mensagens, dar nota às atividades, interagir no fórum, entender as diferentes configurações das ferramentas.
Metodologia: serão criadas salas no Moodle para que os professores possam ser alocados e, a partir disso, trabalhar as ferramentas de edição, bem como interagir com os demais participantes.
Recursos: Laboratório de Informática com mais de 20 computadores conectados à internet e sem restrição ao uso do wordpress.
Data: 30/07
Horário: 19h às 21h
Carga horária: 2 horas
Local: Campus Rudge Ramos – Delta 217
Instrutoras: Prof. Bruno Galasse
Capacidade: 30 pessoas
Público-alvo: Docentes EAD
Inscrições encerradas
CAPDOC-TV básico
Objetivo: Capacitar os professores a ministrarem aulas em telessalas ao vivo para todo o País. Avaliar o perfil de cada um para uma melhor atuação na modalidade. Uma teleaula ao vivo requer habilidades de comunicação televisiva e conhecimento das particularidades de se fazer um programa ao vivo. Este curso visa preparar tecnicamente e psicologicamente o professor a esta tarefa frequente em cursos a distância. Expressão oral.
Conteúdo Programático:
- Tecnologia em RTV – Conhecimentos básicos sobre os equipamentos do estúdio (câmeras, microfones, iluminação).
- Produção Visual – Como selecionar o figurino, maquiagem para vídeo, postura e dicas de movimentação.
- Técnicas de expressão – Noções de oratória, dinâmicas e laboratórios cênicos, visando aperfeiçoar o desempenho nas apresentações das aulas.
- Técnica Vocal – Dicção e Articulação fonética. Projeção vocal e entonação interpretativa
- Tablet e vídeos – Utilização prática do suporte tecnológico.
- Prática relacionada – Gravação de uma aula de 5 minutos (somente falada) de cada professor para posterior avaliação e comentários. Como tarefa, preparar uma aula de 5 minutos com arquivos no Tablet
Metodologia: Aula teórica, expositiva dialogada e aula prática em estúdio.
Data: 30/07/13 e 31/07/13
Horário: 8h às 17h30
Carga horária: 16 horas
Local: Campus Rudge Ramos – Delta 327
Instrutores: Profs. Marcelo Moreira
Capacidade: 30 pessoas
Público-alvo: Docentes EAD
Inscrições encerradas