Cursos presenciais - Dia 1/8
Elaboração, realização e revisão de um questionário digital (Básico) - Turma IV
Objetivo: Facilitar o uso da nova ferramenta – Questionário Digital – possibilitando aprimorar a gestão de aprendizagem.
Conteúdo:
- Inserir e organizar questões
- Elaborar e organizar questionários
- Associar os questionários nas avaliações do plano de avaliação ou em uma tarefa
- Definição do local e período de realização
- Visualização da revisão
- Apresentação dos relatórios analíticos
Data: 01/08
Horário: 17h às 19h
Carga horária: 2 horas
Local: Campus Rudge Ramos – Delta 212
Instrutoras: Prof. Rodrigo Louro
Capacidade: 30 pessoas
Público-alvo: Docentes do IMS
Inscrições encerradas
Diário Digital - Turma II
Objetivo: Facilitar o uso do diário digital.
Conteúdo:
- Ambientação do diário digital
- Lançamento de faltas
- Cadastro do conteúdo aplicado
- Impressão do diário rascunho
- Cadastro de ocorrências
- Acompanhamento de faltas
Data: 01/08
Horário: 17h às 19h
Carga horária: 2 horas
Local: Campus Rudge Ramos – Delta 214
Instrutoras: Prof. Felipe Machado
Capacidade: 30 pessoas
Público-alvo: Docentes do IMS
Inscrições encerradas
SIGA – Planejamento do semestre com o ambiente virtual de aprendizagem - Turma II
Objetivo: Capacitar os docentes iniciantes na utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem – SIGA – como instrumento para interação entre professores e alunos. Realizar o planejamento do semestre.
Conteúdo:
- Introdução
- Como realizar o primeiro acesso (trocar senha)
- Solicitar uma nova senha
- Plano de ensino
- Como inserir arquivos em materiais
- Reconhecer novos alunos
- Plano de avaliação
- Aula/Conteúdo
- Diário Digital
Data: 01/08
Horário: 19h às 21h
Carga horária: 2 horas
Local: Campus Rudge Ramos – Delta 215
Instrutoras: Prof. Rodrigo Louro
Capacidade: 30 pessoas
Público-alvo: Docentes do IMS (recém admitidos)
Professor On / Off – as transformações que o digital traz para a educação - Turma II
Objetivo: Refletir e debater sobre as modificações, transformações e interações no modo de aprender e ensinar devido às tecnologias nas salas de aula e no cotidiano das pessoas que modificam e transformam relacionamentos ao desenvolverem habilidades de aprendizagem que são consideradas imprescindíveis aos profissionais e cidadãos em um mundo centrado na inovação.
Conteúdo:
Personalização, conexão com o mundo, interesse comum em aprender e professor como designer do aprendizado. - ensino híbrido, games, plataformas adaptativas e Moocs. - espaço para interações
Data: 01/08
Horário: 14h às 16h
Carga horária: 2 horas
Local: Campus Rudge Ramos – Delta 311
Instrutoras: Prof. Lana Cristina Nascimento
Capacidade: 20 pessoas
Público-alvo: Docentes do IMS
Ferramentas de trabalho colaborativo - Potencialidades do uso do Google Drive e Google Docs na educação.
Objetivo: Apresentar as ferramentas gratuitas Google Drive (de armazenagem) e Google Docs (colaboração) explorando seus recursos de trabalho colaborativo, suas possibilidades de utilização na educação, organização dos estudos, atividades acadêmicas criativas dentro e fora da sala de aula, dentre outras.
Conteúdo:
1. Apresentação do Google Drive e Google Docs, ferramenta gratuita.
2. Criação de textos e atividades colaborativas
3. Criação de formulários online
4. Compartilhamento de arquivos (textos, planilhas, apresentações) e pastas por meio de link na web
5. Uso do Google Drive para armazenamento de arquivos “na nuvem”
6. Uso do Google Drive para sincronização de arquivos em vários dispositivos
7. Apresentar algumas sugestões de uso na educação (ex. fichamento colaborativo em um projeto de pesquisa, aplicação de questionários para pesquisa quantitativa, proposição de atividades colaborativas online aos alunos, orientação e acompanhamento da evolução dos trabalhos dos alunos (TCC, PAP, PI, Artigo Acadêmico, outros), inclusive identificando contribuição de cada aluno, discussão via chat a partir da tela do trabalho colaborativo em construção)
8. Plus: Apresentaremos brevemente alguns farejadores de plágio gratuitos.
Data: 01/08
Horário: 9h às 12h
Carga horária: 3 horas
Local: Campus Rudge Ramos – Delta 217
Instrutoras: Prof. Vitor Gustavo da Silva/Fabiana Martins de Souza
Capacidade: 30 pessoas
Público-alvo: Docentes do IMS
Collaborate - Turma III
Objetivo do treinamento: Capacitar os usuários para criação e utilização dos encontros virtuais realizados na ferramenta de interação das teleaulas e/ou reuniões.
Conteúdo Programático:
- Criação da sessão;
- Acesso ao ambiente pelo Moodle;
- Ambientação Collaborate;
- Configuração de áudio e vídeo;
- Funcionalidades mais utilizadas:
1. Disponibilização dos materiais.
2. Quiz e questionário.
3. Divisão do ambiente em grupos.
4. Cronômetro.
Data: 01/8/2013
Horário: 19h às 21h
Carga horária: 2 horas
Local: Campus Rudge Ramos – Delta 217
Instrutor: Felipe de Moraes Machado / Hélio Cesar de Moura Teixeira
Capacidade: 20 pessoas
Público-alvo: Coordenadores de Pós EAD / Docentes EAD
Roteiros para videoaulas: passos e dicas - Turma II
Objetivo: aprenderá alguns passos, dicas e exemplos que mostram como pensar o roteiro de uma videoaula, de modo a agregar novos elementos à experiência em sala, deixando-a mais atraente e interativa, sem que se percam seus objetivos iniciais.
Data: 01/08/2013
Horário: 19h às 22h
Carga horária: 3 horas
Local: Campus Rudge Ramos – D371
Instrutor: Tais Salomão/Bruno Galasse/Marcelo Moreira
Capacidade: 20 pessoas
Público-alvo: Docentes EAD
PREZI: uma nova ferramenta
Objetivos: Apresentar de um produto alternativo ao PPT (Power Point), trazendo a possibilidade de uma nova ferramenta online, que foge à rigidez do PPT e abre novas perspectivas ao uso de uma nova plataforma com liberdade na organização de conteúdos com apresentações não lineares em diferentes tamanhos e formatos.
Data: 01/08/2013
Horário: 14h às 18h
Carga horária: 4 horas
Local: Campus Rudge Ramos – Delta 319
Instrutor: Verônica Andrea Peralta, Patricia Sosa
Capacidade: 20 pessoas
Público-alvo: Docentes EAD