Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Atualiza / Cursos / Docentes / Semana de Capacitação Docente - 2º Semestre de 2013 / Cursos presenciais - Dia 29/7

Cursos presenciais - Dia 29/7

Elaboração, realização e revisão de um questionário digital (Básico) - Turma I

Objetivo:Facilitar o uso da nova ferramenta – Questionário Digital – possibilitando aprimorar a gestão de aprendizagem.

Conteúdo:

  • Inserir e organizar questões
  • Elaborar e organizar questionários
  • Associar os questionários nas avaliações do plano de avaliação ou em uma tarefa
  • Definição do local e período de realização
  • Visualização da revisão
  • Apresentação dos relatórios analíticos

Data:29/07

Horário:14h às 16h

Carga horária:2 horas

Local:Campus Rudge Ramos – Delta 212

Instrutoras:Prof. Fernando Scapim/Felipe Machado

Capacidade:30 pessoas

Público-alvo: Docentes do IMS

Inscrições encerradas

Elaboração, realização e revisão de um questionário digital (Básico) - Turma II

Objetivo:Facilitar o uso da nova ferramenta – Questionário Digital – possibilitando aprimorar a gestão de aprendizagem.

Conteúdo:

  • Inserir e organizar questões
  • Elaborar e organizar questionários
  • Associar os questionários nas avaliações do plano de avaliação ou em uma tarefa
  • Definição do local e período de realização
  • Visualização da revisão
  • Apresentação dos relatórios analíticos

Data:29/07

Horário:19h às 21h

Carga horária:2 horas

Local:Campus Rudge Ramos – Delta 212

Instrutoras:Prof. Felipe Machado

Capacidade:30 pessoas

Público-alvo: Docentes do IMS

Inscrições encerradas

 

Língua de Sinais e o Corpo

Objetivo:Levar o professor a conhecer o aluno surdo, bem como sua língua e cultura; aprender alguns sinais para um primeiro contato com a pessoa surda.

Recursos:Sala Multimídia

Data:29/7/13

Horário:18h30 às 22h

Carga horária:3 horas e meia

Local:Campus Rudge Ramos – Delta 319

Instrutoras:Prof. Osmar Roberto/Juliana Lopes Gonçalves

Capacidade:30 pessoas

Público-alvo: Docentes do IMS

Inscrições encerradas

 

A brincadeira do texto

Objetivo:A oficina apresentará o texto como uma representação lúdica de formas, gêneros e discursos, na perspectiva do Pensamento Complexo e da Abordagem Reflexiva, no intento de incentivar o docente e o discente às múltiplas leituras da palavra e do mundo.

Conteúdo:

1. O texto e as representações lúdicas do pensamento

2. O Pensamento Complexo: construções lúdicas em rede

3. A Abordagem reflexiva: brincar e pensar

4. O docente, o discente e o texto: o sistema lúdico aberto

Recursos:Salas Multimídia

Data:29/07

Horário:18h30 às 21h30

Carga horária:3 horas

Local:Campus Rudge Ramos – Delta 311

Instrutoras:Prof. Marcelo Furlin / Silvio Pereira da Silva

Capacidade:40 pessoas

Público-alvo: Docentes do IMS

Inscrições encerradas

 

 

Professor On / Off – as transformações que o digital traz para a educação - Turma I

Objetivo:Refletir e debater sobre as modificações, transformações e interações no modo de aprender e ensinar devido às tecnologias nas salas de aula e no cotidiano das pessoas que modificam e transformam relacionamentos ao desenvolverem habilidades de aprendizagem que são consideradas imprescindíveis aos profissionais e cidadãos em um mundo centrado na inovação.

Conteúdo:Personalização, conexão com o mundo, interesse comum em aprender e professor como designer do aprendizado.  - ensino híbrido, games, plataformas adaptativas e Moocs.  - espaço para interações

Recursos:Sulfite, canetas

Sala Multimídia

Data:29/07

Horário:14h às 16h

Carga horária:2 horas

Local:Campus Rudge Ramos – Delta 311

Instrutoras:Prof. Lana Cristina Nascimento

Capacidade:20 pessoas

Público-alvo: Docentes do IMS

Inscrições encerradas

 

 

Elaboração de aulas EAD

Objetivos do treinamento:preparar o docente a planejar, implementar e acompanhar suas aulas na EAD a partir de diferentes concepções de organização curricular que exigem.

Conteúdo Programático:

  • O que é educar?
  • Qual o significado do ensinar e do aprender
  • Princípios da aprendizagem
  • Evolução da legislação em EAD
  • Referenciais para oferta de cursos superiores a distância
  • Destaques do decreto 5.622/05
  • Definições de EAD
  • O que considerar num projeto EAD
  • Fundamentos da EAD na Metodista
  • Construção do projeto
  • Proposta pedagógica
  • Processo pedagógico
  • Polo de Apoio Presencial
  • Modelo de Ensino Adotado
  • Teleaula – via satélite
  • Elaboração de roteiro de telaula
  • Materiais pedagógicos relacionados
  • Roteiro visual da aula
  • Recomendações estruturais
  • Requisição de materiais audiovisuais
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem
  • Material impresso
  • Sistema de Tutoria
  • Aula-atividade
  • Atividade e planejamento semanal
  • Roteiro

Metodologia:Aula teórica; expositiva dialogada; aula prática; exercícios; dinâmicas de grupo.

 

Data:29/07 e 02/08

Horário:14h às 18h

Carga horária:8 horas

Local:Campus Rudge Ramos – 29/07 (Delta 319) e 02/08 (Delta 311)

Instrutoras:Profas. Adriana Azevedo e Karin Muller

Capacidade:30 pessoas

Público-alvo: todos/as os/as docentes do IMS

Inscrições encerradas

 

Moodle Básico e Avançado - Turma I

 

Objetivo:Apresentar as ferramentas básicas do ambiente virtual de aprendizagem – Moodle e capacitar os docentes para o uso das mesmas.

Conteúdo:Será trabalhado como fazer a atualização do perfil, como verificar os participantes de um curso, como trocar mensagens, dar nota às atividades, interagir no fórum, entender as diferentes configurações das ferramentas.

Metodologia:serão criadas salas no Moodle para que os professores possam ser alocados e, a partir disso, trabalhar as ferramentas de edição, bem como interagir com os demais participantes.

Recursos:Laboratório de Informática com mais de 20 computadores conectados à internet e sem restrição ao uso do wordpress.

Data:29/07

Horário:14h às 16h

Carga horária:2 horas

Local:Campus Rudge Ramos – Delta 217

Instrutoras:Prof. Bruno Galasse

Capacidade:30 pessoas

Público-alvo: Docentes EAD

Inscrições encerradas

 

 

Moodle Básico e Avançado - Turma II

Objetivo:Apresentar as ferramentas básicas do ambiente virtual de aprendizagem – Moodle e capacitar os docentes para o uso das mesmas.

Conteúdo:Será trabalhado como fazer a atualização do perfil, como verificar os participantes de um curso, como trocar mensagens, dar nota às atividades, interagir no fórum, entender as diferentes configurações das ferramentas.

Metodologia:serão criadas salas no Moodle para que os professores possam ser alocados e, a partir disso, trabalhar as ferramentas de edição, bem como interagir com os demais participantes.

Recursos:Laboratório de Informática com mais de 20 computadores conectados à internet e sem restrição ao uso do wordpress.

Data:29/07

Horário:19h às 21h

Carga horária:2 horas

Local:Campus Rudge Ramos – Delta 217

Instrutoras:Prof. Bruno Galasse

Capacidade:30 pessoas

Público-alvo: Docentes EAD

Inscrições encerradas

 

Inteligência Analítica Aplicada à Aprendizagem

 Objetivo do treinamento:Sensibilizar os docentes sobre os benefícios que a inteligência analítica pode oferecer para acompanhar a evolução acadêmica do discente; estimular os docentes a utilizarem a metodologia de Avaliação Continuada e estimular os docentes a utilizarem os recursos diagnósticos do “Intelligere”.

 

Conteúdo Programático:

  • Conceitos de inteligência analítica
  • Conceitos de avaliação continuada
  • Conceitos de analíticos diagnósticos, analíticos preditivos, aprendizagem adaptativa e conhecimento “just in time”.

 

Data:29/07

Horário:19h às 21h

Carga horária:1h e 30 minutos

Local:Campus Rudge Ramos – Delta 112

Instrutor:Prof. Dr. Daví Nelson Betts

Capacidade:30 pessoas

Público-alvo: todos/as os/as docentes do IMS

Inscrições encerradas

 

Como inserir problemas de raciocínio matemático em qualquer disciplina de humanas

Objetivo: Mostrar como toda disciplina pode incorporar problemas de raciocínio lógico, dedutivo e indutivo; como essa racionalidade quantitativa é fundamental para um gestor se destacar na sua carreira; como esse tipo de raciocínio aprimora o processo decisório; como, mesmo sem números, há raciocínio quantitativo na solução de problemas; como extrair causas e consequências de textos

Conteúdo:

Elementos fundamentais de matemática: Conjunto, funções, relações, sentenças lógicas.  - Como traduzir problemas para formulações matemáticas.  - Vários exemplos práticos extraídos dos jornais diários.

Data:29/7/13

Horário:19h30 às 22h45

Carga horária:3 horas

Local:Campus Rudge Ramos – Auditório Sigma

Instrutoras:Prof. Luiz Jurandir Simões

Capacidade:230 pessoas

Público-alvo: Docentes do IMS

Inscrições encerradas

Moodle Básico

 

Objetivo:

Preparar os professores e tutores para o acompanhamento dos alunos via internet utilizando as diversas ferramentas disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem Moodle.

 

Conteúdo Programático:

- Primeiros passos

- Configurando um curso

- Interagindo através das ferramentas de comunicação (Fórum, Chat e Mensagens)

- Adicionando materiais e criando atividades

- Relatórios e Notas

 

Metodologia:on-line

Pré-requisito:acesso à internet

Período disponível:de 29/07/2013 a 03/08/2013

Carga horária:3 horas

Facilitador:Bruno Galasse

Capacidade:30 participantes

Público-alvo:Docentes EAD

Inscrições encerradas 

 

Audacity

 

Objetivo:

Ensinar a utilização da ferramenta para produção e edição de áudios digitais.

Conteúdo Programático:

- Áreas e ferramentas do software

- Produção, edição e salvamento do projeto de áudio

Metodologia:on-line.

 

Pré-requisito:acesso à internet

Período disponível:de 29/7/2013 a 03/08/2013

Carga horária:3 horas

Facilitador:Tiago Barcanufo Cezar

Capacidade:30 participantes

Público-alvo:todos/as os/as docentes do IMS

Inscrições encerradas

 

 

 

SkyDrive

Objetivo:Apresentar o serviço de armazenamento Windows Live Skydrive e orientar o manuseio do mesmo através de suas ferramentas on-line.

Metodologia:on-line.

Pré-requisito:acesso à internet

Período disponível:de 29/7/2013 a 03/8/2013

Carga horária:3 horas

Facilitador:Marcus Vinícius Porfírio Nunes

Capacidade:30 participantes

Público-alvo:todos/as os/as docentes do IMS

Inscrições encerradas

 

 

Google (docs, pesquisa, acadêmico, entre outros)

Objetivo:Apresentar as ferramentas que o Google oferece e algumas de suas funções básicas e propiciar a troca de informações e ideias entre os participantes.

 

Metodologia:on-line.

Pré-requisito:acesso à internet

Período disponível:de 29/07/2013 a 03/08/2013

Carga horária:3 horas

Facilitador:Mariana Gonçalves Cruz

Capacidade:30 participantes

Público-alvo:todos/as os/as docentes do IMS

Inscrições encerradas

 

 

Camtasia Studio Portable

 

Objetivo:Orientação para a elaboração e produção de vídeos através do software Camtasia Studio Portable. Criação de vídeos explicativos, com imagens, textos, fotos.

 

Conteúdo Programático:

1) Conceitos básicos de edição de vídeo;

2) Conceitos básicos de importação de imagens e fotos para o vídeo;

3) Finalização do vídeo;

4) Publicação no Ambiente Virtual;

 

Metodologia:on-line.

- Elaboração e produção de material multimídia.

 

Pré-requisito:

- Plano das aulas do semestre;

- PPT de uma aula EAD;

- Links de vídeos utilizados na teleaula;

Período disponível:de 29/7/13 a 03/8/2013

Carga horária:3 horas

Facilitador:Tiago Barcanufo Cezar

Capacidade:30 participantes

Público-alvo:todos/as os/as docentes do IMS

Inscrições encerradas

 

Acessibilidade

Objetivo:Informar as possibilidades que podem ser oferecidas ao deficiente visual para ingresso na vida acadêmica e profissional.

 

Conteúdo Programático:

- Texto reflexivo

- Debates

 

Metodologia:on-line.

 

Período disponível:de 29/7/2013 a 03/8/2013

Carga horária:3 horas

Facilitadora:Eliana V. dos Santos

Capacidade:30 participantes

Público-alvo:todos/as os/as docentes do IMS

Inscrições encerradas 

 

Capacitação de conteúdo - Turma I

 

Objetivo:Oferecer formação específica para professores auxiliares e monitores novos e veteranos quanto ao conteúdo dos temas das teleaulas

Conteúdo:Temas das teleaulas do primeiro semestre de 2013

Metodologia:A capacitação será virtual e acontecerá no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Serão disponibilizados:

  • Vídeos gravados pelos professores temáticos apresentando o contexto das temáticas que serão ministradas.
  • Leituras complementares sobre o assunto (bibliografias, sites, entre outros).

Período disponível:de 29/7/2013 a 03/8/2013

Carga horária:3 horas

Capacidade:30 participantes

Público-alvo:Docentes EAD (Professores Auxiliares)

Inscrições encerradas

 

Capacitação de conteúdo - Turma II 

Objetivo:Oferecer formação específica para professores auxiliares e monitores novos e veteranos quanto ao conteúdo dos temas das teleaulas

 

Conteúdo:Temas das teleaulas do primeiro semestre de 2013

Metodologia:A capacitação será virtual e acontecerá no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Serão disponibilizados:

  • Vídeos gravados pelos professores temáticos apresentando o contexto das temáticas que serão ministradas.
  • Leituras complementares sobre o assunto (bibliografias, sites, entre outros).

Período disponível:de 29/7/2013 a 03/8/2013

Carga horária:3 horas

Capacidade:30 participantes

Público-alvo:Monitores EAD

Inscrições encerradas

Comunicar erros