Cursos presenciais - Dia 29/7
Elaboração, realização e revisão de um questionário digital (Básico) - Turma I
Objetivo:Facilitar o uso da nova ferramenta – Questionário Digital – possibilitando aprimorar a gestão de aprendizagem.
Conteúdo:
- Inserir e organizar questões
- Elaborar e organizar questionários
- Associar os questionários nas avaliações do plano de avaliação ou em uma tarefa
- Definição do local e período de realização
- Visualização da revisão
- Apresentação dos relatórios analíticos
Data:29/07
Horário:14h às 16h
Carga horária:2 horas
Local:Campus Rudge Ramos – Delta 212
Instrutoras:Prof. Fernando Scapim/Felipe Machado
Capacidade:30 pessoas
Público-alvo: Docentes do IMS
Inscrições encerradas
Elaboração, realização e revisão de um questionário digital (Básico) - Turma II
Objetivo:Facilitar o uso da nova ferramenta – Questionário Digital – possibilitando aprimorar a gestão de aprendizagem.
Conteúdo:
- Inserir e organizar questões
- Elaborar e organizar questionários
- Associar os questionários nas avaliações do plano de avaliação ou em uma tarefa
- Definição do local e período de realização
- Visualização da revisão
- Apresentação dos relatórios analíticos
Data:29/07
Horário:19h às 21h
Carga horária:2 horas
Local:Campus Rudge Ramos – Delta 212
Instrutoras:Prof. Felipe Machado
Capacidade:30 pessoas
Público-alvo: Docentes do IMS
Língua de Sinais e o Corpo
Objetivo:Levar o professor a conhecer o aluno surdo, bem como sua língua e cultura; aprender alguns sinais para um primeiro contato com a pessoa surda.
Recursos:Sala Multimídia
Data:29/7/13
Horário:18h30 às 22h
Carga horária:3 horas e meia
Local:Campus Rudge Ramos – Delta 319
Instrutoras:Prof. Osmar Roberto/Juliana Lopes Gonçalves
Capacidade:30 pessoas
Público-alvo: Docentes do IMS
A brincadeira do texto
Objetivo:A oficina apresentará o texto como uma representação lúdica de formas, gêneros e discursos, na perspectiva do Pensamento Complexo e da Abordagem Reflexiva, no intento de incentivar o docente e o discente às múltiplas leituras da palavra e do mundo.
Conteúdo:
1. O texto e as representações lúdicas do pensamento
2. O Pensamento Complexo: construções lúdicas em rede
3. A Abordagem reflexiva: brincar e pensar
4. O docente, o discente e o texto: o sistema lúdico aberto
Recursos:Salas Multimídia
Data:29/07
Horário:18h30 às 21h30
Carga horária:3 horas
Local:Campus Rudge Ramos – Delta 311
Instrutoras:Prof. Marcelo Furlin / Silvio Pereira da Silva
Capacidade:40 pessoas
Público-alvo: Docentes do IMS
Professor On / Off – as transformações que o digital traz para a educação - Turma I
Objetivo:Refletir e debater sobre as modificações, transformações e interações no modo de aprender e ensinar devido às tecnologias nas salas de aula e no cotidiano das pessoas que modificam e transformam relacionamentos ao desenvolverem habilidades de aprendizagem que são consideradas imprescindíveis aos profissionais e cidadãos em um mundo centrado na inovação.
Conteúdo:Personalização, conexão com o mundo, interesse comum em aprender e professor como designer do aprendizado. - ensino híbrido, games, plataformas adaptativas e Moocs. - espaço para interações
Recursos:Sulfite, canetas
Sala Multimídia
Data:29/07
Horário:14h às 16h
Carga horária:2 horas
Local:Campus Rudge Ramos – Delta 311
Instrutoras:Prof. Lana Cristina Nascimento
Capacidade:20 pessoas
Público-alvo: Docentes do IMS
Elaboração de aulas EAD
Objetivos do treinamento:preparar o docente a planejar, implementar e acompanhar suas aulas na EAD a partir de diferentes concepções de organização curricular que exigem.
Conteúdo Programático:
- O que é educar?
- Qual o significado do ensinar e do aprender
- Princípios da aprendizagem
- Evolução da legislação em EAD
- Referenciais para oferta de cursos superiores a distância
- Destaques do decreto 5.622/05
- Definições de EAD
- O que considerar num projeto EAD
- Fundamentos da EAD na Metodista
- Construção do projeto
- Proposta pedagógica
- Processo pedagógico
- Polo de Apoio Presencial
- Modelo de Ensino Adotado
- Teleaula – via satélite
- Elaboração de roteiro de telaula
- Materiais pedagógicos relacionados
- Roteiro visual da aula
- Recomendações estruturais
- Requisição de materiais audiovisuais
- Ambiente Virtual de Aprendizagem
- Material impresso
- Sistema de Tutoria
- Aula-atividade
- Atividade e planejamento semanal
- Roteiro
Metodologia:Aula teórica; expositiva dialogada; aula prática; exercícios; dinâmicas de grupo.
Data:29/07 e 02/08
Horário:14h às 18h
Carga horária:8 horas
Local:Campus Rudge Ramos – 29/07 (Delta 319) e 02/08 (Delta 311)
Instrutoras:Profas. Adriana Azevedo e Karin Muller
Capacidade:30 pessoas
Público-alvo: todos/as os/as docentes do IMS
Inscrições encerradas
Moodle Básico e Avançado - Turma I
Objetivo:Apresentar as ferramentas básicas do ambiente virtual de aprendizagem – Moodle e capacitar os docentes para o uso das mesmas.
Conteúdo:Será trabalhado como fazer a atualização do perfil, como verificar os participantes de um curso, como trocar mensagens, dar nota às atividades, interagir no fórum, entender as diferentes configurações das ferramentas.
Metodologia:serão criadas salas no Moodle para que os professores possam ser alocados e, a partir disso, trabalhar as ferramentas de edição, bem como interagir com os demais participantes.
Recursos:Laboratório de Informática com mais de 20 computadores conectados à internet e sem restrição ao uso do wordpress.
Data:29/07
Horário:14h às 16h
Carga horária:2 horas
Local:Campus Rudge Ramos – Delta 217
Instrutoras:Prof. Bruno Galasse
Capacidade:30 pessoas
Público-alvo: Docentes EAD
Moodle Básico e Avançado - Turma II
Objetivo:Apresentar as ferramentas básicas do ambiente virtual de aprendizagem – Moodle e capacitar os docentes para o uso das mesmas.
Conteúdo:Será trabalhado como fazer a atualização do perfil, como verificar os participantes de um curso, como trocar mensagens, dar nota às atividades, interagir no fórum, entender as diferentes configurações das ferramentas.
Metodologia:serão criadas salas no Moodle para que os professores possam ser alocados e, a partir disso, trabalhar as ferramentas de edição, bem como interagir com os demais participantes.
Recursos:Laboratório de Informática com mais de 20 computadores conectados à internet e sem restrição ao uso do wordpress.
Data:29/07
Horário:19h às 21h
Carga horária:2 horas
Local:Campus Rudge Ramos – Delta 217
Instrutoras:Prof. Bruno Galasse
Capacidade:30 pessoas
Público-alvo: Docentes EAD
Inteligência Analítica Aplicada à Aprendizagem
Objetivo do treinamento:Sensibilizar os docentes sobre os benefícios que a inteligência analítica pode oferecer para acompanhar a evolução acadêmica do discente; estimular os docentes a utilizarem a metodologia de Avaliação Continuada e estimular os docentes a utilizarem os recursos diagnósticos do “Intelligere”.
Conteúdo Programático:
- Conceitos de inteligência analítica
- Conceitos de avaliação continuada
- Conceitos de analíticos diagnósticos, analíticos preditivos, aprendizagem adaptativa e conhecimento “just in time”.
Data:29/07
Horário:19h às 21h
Carga horária:1h e 30 minutos
Local:Campus Rudge Ramos – Delta 112
Instrutor:Prof. Dr. Daví Nelson Betts
Capacidade:30 pessoas
Público-alvo: todos/as os/as docentes do IMS
Inscrições encerradas
Como inserir problemas de raciocínio matemático em qualquer disciplina de humanas
Objetivo: Mostrar como toda disciplina pode incorporar problemas de raciocínio lógico, dedutivo e indutivo; como essa racionalidade quantitativa é fundamental para um gestor se destacar na sua carreira; como esse tipo de raciocínio aprimora o processo decisório; como, mesmo sem números, há raciocínio quantitativo na solução de problemas; como extrair causas e consequências de textos
Conteúdo:
Elementos fundamentais de matemática: Conjunto, funções, relações, sentenças lógicas. - Como traduzir problemas para formulações matemáticas. - Vários exemplos práticos extraídos dos jornais diários.
Data:29/7/13
Horário:19h30 às 22h45
Carga horária:3 horas
Local:Campus Rudge Ramos – Auditório Sigma
Instrutoras:Prof. Luiz Jurandir Simões
Capacidade:230 pessoas
Público-alvo: Docentes do IMS
Inscrições encerradas
Moodle Básico
Objetivo:
Preparar os professores e tutores para o acompanhamento dos alunos via internet utilizando as diversas ferramentas disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem Moodle.
Conteúdo Programático:
- Primeiros passos
- Configurando um curso
- Interagindo através das ferramentas de comunicação (Fórum, Chat e Mensagens)
- Adicionando materiais e criando atividades
- Relatórios e Notas
Metodologia:on-line
Pré-requisito:acesso à internet
Período disponível:de 29/07/2013 a 03/08/2013
Carga horária:3 horas
Facilitador:Bruno Galasse
Capacidade:30 participantes
Público-alvo:Docentes EAD
Inscrições encerradas
Audacity
Objetivo:
Ensinar a utilização da ferramenta para produção e edição de áudios digitais.
Conteúdo Programático:
- Áreas e ferramentas do software
- Produção, edição e salvamento do projeto de áudio
Metodologia:on-line.
Pré-requisito:acesso à internet
Período disponível:de 29/7/2013 a 03/08/2013
Carga horária:3 horas
Facilitador:Tiago Barcanufo Cezar
Capacidade:30 participantes
Público-alvo:todos/as os/as docentes do IMS
Inscrições encerradas
SkyDrive
Objetivo:Apresentar o serviço de armazenamento Windows Live Skydrive e orientar o manuseio do mesmo através de suas ferramentas on-line.
Metodologia:on-line.
Pré-requisito:acesso à internet
Período disponível:de 29/7/2013 a 03/8/2013
Carga horária:3 horas
Facilitador:Marcus Vinícius Porfírio Nunes
Capacidade:30 participantes
Público-alvo:todos/as os/as docentes do IMS
Google (docs, pesquisa, acadêmico, entre outros)
Objetivo:Apresentar as ferramentas que o Google oferece e algumas de suas funções básicas e propiciar a troca de informações e ideias entre os participantes.
Metodologia:on-line.
Pré-requisito:acesso à internet
Período disponível:de 29/07/2013 a 03/08/2013
Carga horária:3 horas
Facilitador:Mariana Gonçalves Cruz
Capacidade:30 participantes
Público-alvo:todos/as os/as docentes do IMS
Inscrições encerradas
Camtasia Studio Portable
Objetivo:Orientação para a elaboração e produção de vídeos através do software Camtasia Studio Portable. Criação de vídeos explicativos, com imagens, textos, fotos.
Conteúdo Programático:
1) Conceitos básicos de edição de vídeo;
2) Conceitos básicos de importação de imagens e fotos para o vídeo;
3) Finalização do vídeo;
4) Publicação no Ambiente Virtual;
Metodologia:on-line.
- Elaboração e produção de material multimídia.
Pré-requisito:
- Plano das aulas do semestre;
- PPT de uma aula EAD;
- Links de vídeos utilizados na teleaula;
Período disponível:de 29/7/13 a 03/8/2013
Carga horária:3 horas
Facilitador:Tiago Barcanufo Cezar
Capacidade:30 participantes
Público-alvo:todos/as os/as docentes do IMS
Inscrições encerradas
Acessibilidade
Objetivo:Informar as possibilidades que podem ser oferecidas ao deficiente visual para ingresso na vida acadêmica e profissional.
Conteúdo Programático:
- Texto reflexivo
- Debates
Metodologia:on-line.
Período disponível:de 29/7/2013 a 03/8/2013
Carga horária:3 horas
Facilitadora:Eliana V. dos Santos
Capacidade:30 participantes
Público-alvo:todos/as os/as docentes do IMS
Inscrições encerradas
Capacitação de conteúdo - Turma I
Objetivo:Oferecer formação específica para professores auxiliares e monitores novos e veteranos quanto ao conteúdo dos temas das teleaulas
Conteúdo:Temas das teleaulas do primeiro semestre de 2013
Metodologia:A capacitação será virtual e acontecerá no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Serão disponibilizados:
- Vídeos gravados pelos professores temáticos apresentando o contexto das temáticas que serão ministradas.
- Leituras complementares sobre o assunto (bibliografias, sites, entre outros).
Período disponível:de 29/7/2013 a 03/8/2013
Carga horária:3 horas
Capacidade:30 participantes
Público-alvo:Docentes EAD (Professores Auxiliares)
Inscrições encerradas
Capacitação de conteúdo - Turma II
Objetivo:Oferecer formação específica para professores auxiliares e monitores novos e veteranos quanto ao conteúdo dos temas das teleaulas
Conteúdo:Temas das teleaulas do primeiro semestre de 2013
Metodologia:A capacitação será virtual e acontecerá no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Serão disponibilizados:
- Vídeos gravados pelos professores temáticos apresentando o contexto das temáticas que serão ministradas.
- Leituras complementares sobre o assunto (bibliografias, sites, entre outros).
Período disponível:de 29/7/2013 a 03/8/2013
Carga horária:3 horas
Capacidade:30 participantes
Público-alvo:Monitores EAD