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Vias para o Pensamento Complexo

Março-Junho/2016

Tutor: Marcelo Furlin

Carga horária: 8 horas (Março, Abril, Maio e Junho)

Dia: Quarta -feira.
Horário: 16h30-18h30 
Datas: 23/03, 27/04, 18/05 e 15/06.
Local: Épsilon - 219.

Inscrições: até 12h de 21/03/2016. Inscreva-se

Confira o passo a passo para inscrição:

  • Coloque login e senha (a mesma utilizada no webmail);
  • Clique em “Treinamentos e Desenvolvimento”;
  • Prossiga para “Autoinscrição nos eventos” e confirme sua inscrição.

Ementa
Nos cenários plurais desenhados pela modernidade ampliada e em tempos de tecnologias diversas, as inter-ações entre a comunidade humana e a palavra assumem matizes instigantes. Na inspiração de tal desafio, o(a) educador(a) é convidado(a) a refletir criativamente sobre a sala de aula, espaço onde a linguagem pode revelar um sistema aberto e nutrir uma ecologia de saberes, no movimento de aproximações e de confrontos entre o pensamento linear e o pensamento complexo.

Objetivo
Refinar a percepção do(a) participante acerca do diálogo entre o pensamento linear e o pensamento complexo, na perspectiva da construção de uma ecologia de saberes.

Conteúdo Programático

  • Linguagens, sistemas e fronteiras 
  • Pensamento linear e pensamento complexo
  • Construção do conhecimento: da fragmentação à religação
  • Sala de aula: o locus do calor cultural e da ecologia de saberes

 

Metodologia

  • Estabelecimento de vínculo
  • Socialização de experiências e de conhecimentos
  • Interações críticas e composição de repertório teórico
  • Atividades práticas
  • Leituras de textos teóricos

 

Público-alvo: diretores(as), coordenadores(as) e docentes

Número de vagas: 40

Bibliografia Básica

MARIOTTI, Humberto. Pensamento complexo: suas aplicações à liderança, à aprendizagem e ao desenvolvimento sustentável. São Paulo: Atlas, 2010.

MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. Campinas, SP: Papirus, 2012.

MORIN, Edgar. A via para o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre, Sulina, 2015.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2011.

 

Bibliografia Complementar

ALMEIDA, Maria da Conceição de; CARVALHO, Edgar de Assis. Cultura e pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2012.

ANDRADE, Abrahão Costa. Si mesmo como história: ensaios sobre a identidade narrativa. São Paulo: Loyola, 2014.

AUGÉ, Marc. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas, SP: Papirus, 2012.

BAUMAN, Zigmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

DEMO, Pedro. Complexidade e aprendizagem: a dinâmica não linear do conhecimento. São Paulo: Atlas, 2008.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2010.

JOSGRILBERG, Rui de Souza. Sentido e significação: uma essencial distinção hermenêutica. In: NOGUEIRA, Paulo Augusto de Souza. Religião e linguagem: abordagens teóricas interdisciplinares. São Paulo: Paulus, 2015. cap. 12, p. 342.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: E.P.U., 2013

MORAES, Maria Cândida. Ecologia dos saberes: complexidade, transdisciplinaridade e educação: novos fundamentos para iluminar novas práticas educacionais. São Paulo: Antakarana/WHH-Willis Harman House, 2008.

MORAES, Maria Cândida (org.). O pensar complexo na educação: sustentabilidade, transdisciplinaridade e complexidade. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014.

MORAES, Maria Cândida; NAVAS, Juan Miguel BATALLOSO (orgs.). Complexidade e transdisciplinaridade em educação: teoria e prática docente. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010.

MORIN, Edgar (org.). A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2013.
MORIN, Edgar. On complexity. New Jersey: Hampton Press, INC, 2008.

NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. 3.ed. São Paulo: TRIOM, 2014

SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano. São Paulo: Paulus, 2008.

SANTAELLA, Lúcia. Linguagens líquidas na era da modernidade. São Paulo: Paulus, 2007.

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