Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Atualiza / Conteúdo / Material de Apoio / Entrevistas / Entrevista com Prof. Rubens Yoshida

Entrevista com Prof. Rubens Yoshida

sobre o uso das novas tecnologias no dia-a-dia e na sala de aula

Rubens Yoshida é professor de graduação das Faculdades de Publicidade Propaganda e Turismo da Universidade Metodista de São Paulo. Ministra aulas de pós-graduação na ECA-USP, Instituto Cambury (Goiânia), Instituto IPG (Uberlândia), Torrichelli (Guarulhos), Faculdade de Diadema e UNIT(Uberlândia).

É responsável pela divisão web da agência Wellcomm, da qual é sócio, e já realizou diversas consultorias e projetos como: Warner entretaniment., E! entertaniment television, Masp, Rebook e Americanas.com, somlivre.com, Unibanco.com, Passaportebrasil.com.br, AESeletropaulo.com.br, eletromida.com.br, etc.

ATUALIZAComo você começou a utilizar as novas tecnologias com seus alunos?

Rubens – Eu sempre utilizei sites, computador, datashow e apresentações digitais nas minhas aulas e o uso desses meios é uma exigência para que possa trabalhar do melhor modo possível. Minha grade de aulas, em virtude das disciplinas não permite somente o uso de livros, até porque, penso que o mais importante é mostrar para o aprendiz exemplos práticos do que o mercado está utilizando, quanto à comunicação via Internet e as demais, que devem seguir um padrão. Esse método de ensino encanta o aluno, pois utilizo a teoria (baseado na bibliografia) e o prático que mostra diversos projetos e campanhas que ele poderá realizar um dia.

ATUALIZAQual a visão dos discentes, quanto ao uso intenso das tecnologias na sua aula?

Rubens – Os alunos demonstram interesse e gostam de aulas com diferentes recursos tecnológicos, porém, alguns reclamam que os outros professores não os utilizam muito. A maioria estranha quando utilizo o quadro e a caneta para dar uma aula, porque já estão acostumados com meu método. A todo o momento necessitamos do suporte do quadro e do pincel. O que deve ficar claro na cabeça do aluno e do professor é que, em alguns momentos, uma aula teórica é tão ou mais importante para o estudo em questão do que uma aula prática. E devemos considerar que cada professor tem seus métodos de aula que encantam os alunos, muito mais que a utilização das tecnologias.

ATUALIZAA preparação das suas aulas torna-se difícil, visto os diferentes meios que você utiliza?

Rubens – A minha bagagem profissional é uma aliada na hora de preparar as aulas. Tenho uma agência de web e estou em constante contato com a Internet, o que facilita demais a escolha de exemplos e cases para mostrar aos alunos. Fui consultor de algumas empresas na área de comunicação pela Internet, li muitos livros sobre o assunto, participei e desenvolvi sites de diversas empresas importantes. Quando vou realizar algum estudo com meus alunos, pesquiso cases interessantes e atuais que estão disponíveis na web. Um exemplo disto é a utilização do site www.dogaoemau.com.br na aula de planejamento de comunicação e marketing digital. Hoje, o que mais é visto nessa área é a interação com os consumidores, como por exemplo, o case da empresa Nike. No site www.nikeid.com, o consumidor pode personalizar o tênis que deseja comprar, e para isso, pode escrever o nome da namorada, misturar cores e desenhos, etc. O conhecimento que proporciono aos aprendizes por meio desses modelos é muito válido, pois assim eles podem assimilar, de um jeito prático, o avanço da tecnologia para a satisfação dos clientes e consumidores.

ATUALIZAQual seu conselho para os professores que ainda não utilizam as novas tecnologias nas disciplinas?

Rubens – Na verdade, o mais relevante é saber se o professor se sente confortável utilizando os recursos disponíveis, como computador, datashow, retroprojetor, etc. Não adianta a Universidade desejar que o docente utilize esses meios, se a aula que ele ministra é mais interessante quando realizada da forma tradicional (pincel e quadro). Porém, as instituições devem dispor desses recursos na maioria das salas de aula, visto que os alunos anseiam pela utilização dos mesmos. Hoje, grande parte dos docentes já conhece bem os recursos tecnológicos, mas às vezes não podem utilizá-los como gostariam, devido à demanda de professores que necessitam, prioritariamente, desses meios para suas aulas.

ATUALIZA – Você tem alguma sugestão para que a Universidade Metodista promova maior interação entre os alunos e professores?

Rubens – A Universidade já faz essa interação, porém, em pequenas proporções. O uso do SIGA é válido para todos os professores, já que podemos disponibilizar nossas aulas e atividades. No caso das disciplinas que ministro, usar o SIGA se torna difícil, já que possuo muito material que consumiria muito espaço no sistema, falta memória para tanto. Então, sempre deixo minhas aulas na rede acadêmica ou no Yahoo! Grupos, para que os alunos possam acompanhar os estudos. Utilizo também programas de conversas Messenger para me corresponder com os aprendizes e outros professores.

Sugiro que, para haver maior interação, a Metodista disponibilize mais memória para os professores no SIGA (sei que já esta sendo providenciado); crie uma senha especial para os professores, pois o sistema “barra” muitos sites que utilizam cases.

ATUALIZAQuais as dicas práticas que você recomenda para os docentes que desejam iniciar a utilização das novas tecnologias?

Rubens – Primeiro: comecem a gostar de tecnologia (no sentido mais amplo da palavra), sons, imagens, soluções, etc.

Segundo: usar e abusar da web como fonte de pesquisa e conteúdo para as suas disciplinas. (não esqueçam de citar as fontes)

Terceiro: ler muito a respeito dos avanços tecnológicos que afetarão nossas vidas, (estar antenado).

Quarto: não perca o foco nos alunos, que tem à sua disposição toda a tecnologia do mundo, mundo este que já é diferente do mundo de ontem.

Visite alguns sites desenvolvidos pelo professor Rubens Yoshida.

www.masp.art.br

www.passaportebrasil.com.br

www.reebokclub.com.br

www.kinderovo.com.br

conheça alguns sites favoritos:

www.humortadela.com.br

www.explicita.com.br

www.frosch-studio.com

www.mjau-mjau.com/classic.html

www.aleborghe.it/we7/index.asp

www.eye4u.com

www.2advanced.com

www.seagullsfly.art.br

www.xf-fx.de/index556.htm

www.divejohnsandy.com

www.orisinal.com

www.xplodingplastix.com

www.francishills.com
Comunicar erros

X