Convidados online (Chat e Fórum)
Trazer especialistas convidados permite quebrar a rotina de um curso a distância ou semipresencial. A atividade pode ser realizada em um fórum ou chat.
Tanto no fórum quanto no chat é fundamental que o convidado tenha tempo para se familiarizar com o ambiente antes de interagir com os alunos. É preciso também estabelecer algumas regras.
1) Fórum
O convidado pode, por exemplo, participar de um fórum durante uma
semana. No entanto, dependendo do número de alunos inscritos, é melhor
organizar a atividade de forma mediada. A mediação evita que o
convidado sofra uma sabatina descontrolada e, conseqüentemente, não
tenha condições de responder a todos.
Em um fórum mediado, os participantes enviam as mensagens por correio eletrônico ao mediador. Este seleciona e edita os questionamentos que tenham temas em comum e, em seguida, publica-os no ambiente online. Pode-se também pedir aos participantes que postem voluntariamente uma mensagem a cada resposta dada pelo convidado, que pode, ao final, reagir àquelas que considerar mais interessantes.
2) Chat
Utilizar o chat para receber convidados requer os mesmos cuidados que o
fórum. Se o número de alunos for muito grande, o especialista convidado
pode ter sérias dificuldades de lidar com o fluxo de mensagens.
O chat, no entanto, permite uma variação interessante. Deve-se orientar os alunos a pedirem a palavra ao mediador usando a opção “Falar reservadamente”. O mediador, então, autoriza no chat o requisitante da palavra a fazer sua pergunta.
Há ainda uma variação possível em disciplinas semipresenciais. Pode-se marcar o chat com o especialista convidado no horário de uma aula presencial. Feito isso, deve-se reunir os alunos em uma sala multimídia, com acesso à Internet e projetor. Na sala, os alunos podem fazer suas perguntas e o professor publica as questões no ambiente online. Pela projeção, todos podem acompanhar a discussão.
Autor: Fabio Josgrilberg.