Produção de materiais didáticos com auxilio das Novas Tecnologias
Por Eduardo Penterich e Rubens Yoshida
- Quando for utilizar transparências, PowerPoint ou Datashow, deve-se colocar somente o essencial sobre o assunto
e o que é complementar, como textos mais extensos, podem ser deixados
no xerox ou então no SIGA, para que os alunos possam analisar e se
aprofundar com mais calma.
- O tamanho da fonte também é importante a ser observado. Normalmente usa-se:
- tamanho 32 para o TÍTULO
- tamanho 20 a 30 para o corpo do texto (tópicos)
- tamanho 14 a 18 para o rodapé.
- Quanto à COR da fonte, a mais utilizada é preto no fundo branco, mas as cores complementares
também são boas opções, como amarelo em fundo azul escuro, etc. Caso o
professor queira utilizar outras opções, deve sempre se colocar na
posição do aluno, e tentar identificar suas dificuldades, tanto na
visualização quanto no entendimento dos textos.
- O docente deve expor no máximo oito tópicos por tela, além de dividir esses tópicos para facilitar a compreensão.
- Não deve colocar efeitos exagerados na apresentação, como espirais no texto, escurecimento das letras, etc.
- Preferencialmente utilizar fontes sem serifa nos corpo do slide, como por exemplo, Arial, Verdana e Tahoma. (Fontes serifadas - com "cantos" puxados, como a Times New Roman). Lembrando: título 32, corpo 20 a 30, e rodapé 14 a 18.
- As imagens são convenientes para apresentações em Power Point, porém
devem ser leves e claras, sem muito brilho e exageros, para não
atrapalhar a visualização e detrair a atenção do conteúdo, que é o mais
importante;
- Use e abuse da web como fonte de pesquisa e conteúdo para as suas disciplinas. (não esqueçam de citar as fontes).