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Produção de materiais didáticos com auxilio das Novas Tecnologias

Por Eduardo Penterich e Rubens Yoshida

- Quando for utilizar transparências, PowerPoint ou Datashow, deve-se colocar somente o essencial sobre o assunto e o que é complementar, como textos mais extensos, podem ser deixados no xerox ou então no SIGA, para que os alunos possam analisar e se aprofundar com mais calma.

- O tamanho da fonte também é importante a ser observado. Normalmente usa-se:

  • tamanho 32 para o TÍTULO
  • tamanho 20 a 30 para o corpo do texto (tópicos)
  • tamanho 14 a 18 para o rodapé.

- Quanto à COR da fonte, a mais utilizada é preto no fundo branco, mas as cores complementares também são boas opções, como amarelo em fundo azul escuro, etc. Caso o professor queira utilizar outras opções, deve sempre se colocar na posição do aluno, e tentar identificar suas dificuldades, tanto na visualização quanto no entendimento dos textos.

- O docente deve expor no máximo oito tópicos por tela, além de dividir esses tópicos para facilitar a compreensão.

- Não deve colocar efeitos exagerados na apresentação, como espirais no texto, escurecimento das letras, etc.

- Preferencialmente utilizar fontes sem serifa nos corpo do slide, como por exemplo, Arial, Verdana e Tahoma. (Fontes serifadas - com "cantos" puxados, como a Times New Roman). Lembrando: título 32, corpo 20 a 30, e rodapé 14 a 18.

- As imagens são convenientes para apresentações em Power Point, porém devem ser leves e claras, sem muito brilho e exageros, para não atrapalhar a visualização e detrair a atenção do conteúdo, que é o mais importante;

- Use e abuse da web como fonte de pesquisa e conteúdo para as suas disciplinas. (não esqueçam de citar as fontes).

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