Para ser um professor de sucesso
Brasílio Neto
Pergunte a qualquer pessoa, em qualquer profissão ou estágio da vida: todos querem ser bem-sucedidos. Essa busca pelo sucesso às vezes aparece disfarçada em eufemismos como:
-Ah, eu quero me dar bem.
-Quero ter uma aposentadoria tranqüila e confortável.
-Luto para sair de cada aula com um sorriso no rosto.
Se quisermos ser mais literais, fiquemos com a definição do Dicionário Houaiss. Sucesso é bom resultado, êxito, triunfo; pessoa ou coisa vitoriosa, de grande popularidade; expressão com que se deseja êxito a alguém que vai apresentar-se, fazer uma prova, realizar um negócio, tentar obter algo etc.; conseguir bom resultado, ter êxito, ser vitorioso. Sucesso também significa "parto" e "aquilo que sucede, acontecimento, fato", mas essas duas últimas definições não têm nada a ver com essa história.
Chegar lá - Certo, apenas a definição e o fato de que todos querem ser um sucesso não ajuda o professor. É preciso fazer algo para transformar tudo isso em resultados palpáveis. Algumas dicas:
1 - Defina seu objetivo com clareza. Se nem você sabe o que considera um sucesso, ou o que quer realizar para se considerar bem na sua profissão ou vida, como espera consegui-lo? É importante ter metas profissionais: uma grande, o que você espera para sua carreira e várias outras menores, com as quais você mede seu progressos em direção a seu objetivo maior.
2 - Trabalhe com todo o seu coração e todo o seu cérebro. Pense naquilo que faz você, todo dia, ir para a escola, dar aquela aula. Pense no que você sente olhando nos olhos de seus alunos, o que você espera, os seus sonhos e esperanças. Caso você não consiga imaginar nada disso e na sua mente só venham razões como "dinheiro" e "a coisa tá feia, é melhor esse empreguinho meia-boca do que nada", é hora de reavaliar sua carreira. Você está empregando horas valiosas e irrecuperáveis da sua vida pelos motivos errados. Professores de sucesso amam o que fazem. Esse sentimento eleva a motivação, faz com que alunos e colegas gostem de ficar a seu lado e, principalmente, ajudam na sua produtividade. Quem gosta de lecionar, o faz com confiança. E não fica se "amarrando", procurando desculpas para evitar certas tarefas, como pesquisas, preparação de aulas, desenvolvimento de projetos e similares.
3 - Esteja consciente que coisas negativas acontecem. Nem mesmo o maior educador do Brasil dá todas as aulas de cada dia perfeitas, durante o ano letivo inteiro. Acidentes, coisas ruins vão acontecer na sua escola. O educador de sucesso apenas não permite que esses acontecimentos o abalem, pensa em uma alternativa e segue em frente.
4 - O sucesso vem da habilidade de pensar. Os melhores professores usam sua inteligência de três maneiras diferentes:
- Criativamente: para planejar o futuro e surpreender os alunos.
- Positivamente: para aumentar a motivação e evitar a depressão.
- Com confiança: para descobrir seus erros, aprender com eles e melhorar da próxima vez.
Quanto antes você começar a pensar dessa maneira, mais cedo você começará a pensar e a agir melhor, a lecionar e trabalhar de maneira mais eficiente e a enxergar novos caminhos para sua carreira.
5 - Preocupe-se com você e com os outros. Os melhores professores preocupam-se a fundo com seus colegas e alunos, sem negligenciar seus próprios interesses. Tais educadores fazem exercícios regularmente, mantêm uma dieta equilibrada e conseguem manter sua saúde emocional em dia (e o item 4, logo acima, ajuda muito nisso), estão sempre junto de pessoas alegres e positivas, lêem bons livros. Também ajudam sempre que podem os outros. Caridade, trabalho voluntário, faz um bem danado, além de contribuir para a visibilidade profissional do educador.
6 - Crescer e aparecer. Os professores de sucesso não têm medo de mudar. Sabem que ser uma professora "tipo Gabriela" (como diz a letra de Modinha para Gabriela, de Dorival Caymmi: Eu nasci assim/ Eu cresci assim/ E sou mesmo assim/ Vou ser sempre assim/ Gabriela, sempre Gabriela) é o meio mais rápido para ser esquecido em todas as promoções. Para dizer o que de menos pior pode acontecer. Professores de sucesso testam e se testam, experimentam coisas novas, tentam novas técnicas e teorias pedagógicas.
Eles melhoram seus relacionamentos, suas habilidades interpessoais, estão sempre buscando fazer melhor do que fizeram ontem.
7 - Sucesso é responsabilidade. Existe uma forma meio irônica de conjugar o verbo fazer em uma empresa. É mais ou menos: "Eu tornei esse projeto um sucesso, nós encontramos certas dificuldades, eles pisaram na bola bonito". O professor de sucesso sabe passar ao longe dessa forma de trabalhar. Ele sabe que, para usufruir de tudo que o sucesso traz, ele também deve ser responsável pelos erros do meio do caminho. Além de ser justo, isso aumenta sua reputação de ser um ótimo professor, que nunca deixa ninguém na mão.
8 - O sucesso é um processo, uma caminhada contínua. Por acaso, professor, você escova seus dentes 30 vezes num dia e nenhuma vez no dia seguinte? Pois é, da mesma forma o seu aperfeiçoamento, sua caminhada para o sucesso. É algo que você deve se comprometer a fazer todo dia, sem falta. E todo dia você deve se comprometer a aprender algo que pode fazer a diferença em sua carreira. O que aconteceu quando você conheceu aquele educador novo? Por que determinados alunos pararam de prestar atenção depois de tantos minutos de aula? Seja o seu próprio técnico e professor.
OLHO
"Se você não for melhor hoje do que foi ontem, e melhor amanhã do que foi hoje, então, para que precisa do amanhã?"
Provérbio judaico
Mais algumas definições de sucesso
Por Raúl Candeloro, editor da revista VendaMais e palestrante (www.raulcandeloro.com.br)
Algumas definições bem-humoradas sobre o sucesso:
- Pessimista: sucesso é algo que jamais vou conseguir
- Otimista: sucesso é algo que ainda não consegui
- Apressado: serei um sucesso amanhã
- Puxa-saco: sucesso é a diretora da minha escola
- Diretora: sucesso é convencer minha equipe de que sou um sucesso
- Mãe: sucesso é o que meu filho será um dia
- Sogra: sucesso é o que meu genro nunca será
- Preguiçoso: sucesso é bom, mas dá um trabalho....
- Professor de Português: sucesso é trissílabo paroxítono
- Chato:
falando em sucesso, ano passado, eu estava na praia de Guabirotuba,
conhece? Era final de janeiro ou começo de fevereiro. Daí...
- Distraído: hã?
Adaptado de artigo publicado originalmente na revista VendaMais de outubro de 2003.
Fonte: www.profissaomestre.com.br, no canal EM FOCO