Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Atualiza / Apresentação / Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento – Atualiza

Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento – Atualiza

Desde 1999, a Universidade Metodista de São Paulo desenvolve estratégias para a ampliação do plano de capacitação docente. Ao perceber a necessidade e reconhecer a importância da constante formação e atualização profissional de seus colaboradores, foi instituído, em 2007, o Comitê de Educação e Desenvolvimento Institucional, formado por representantes das Pró-Reitorias de Gestão de Pessoas, Graduação e Pesquisa e Extensão.

A formação e constante atualização do quadro de colaboradores é uma preocupação também do Ministério da Educação que, por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), avalia constantemente as políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho.

Nesta perspectiva, foi lançado, em 2008, o Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento – Atualiza –, que tem como objetivo propiciar a educação continuada do pessoal docente, técnico-administrativo e dos gestores, criando condições  para o seu desenvolvimento profissional, pessoal e social.

O enfoque do Atualiza para o corpo técnico-administrativo está no apoio e na cooperação para a realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Para o corpo docente, consiste no aprimoramento da qualidade didático-pedagógica expressa em suas práticas, nos diferentes cursos e modalidades oferecidos.

As ações promovidas pelo Atualiza seguem normativas Institucionais de Recursos Humanos em consonância com as necessidades de treinamento e desenvolvimento de pessoal, que consideram, entre outros, as mudanças organizacionais; as dificuldades encontradas no desempenho profissional; a atualização profissional e as promoções ou remanejamentos do quadro de pessoal.

O processo de Gestão de Pessoas da Universidade Metodista de São Paulo está fundamentado em princípios que asseguram a qualidade de vida de seus colaboradores e a construção das relações interpessoais e grupais baseadas no fortalecimento do sentimento comunitário para melhorar os processos de atendimento aos diversos públicos institucionais.

Desta forma, foi lançado, em 2009, o Programa de Apoio Psicopedagógico, com o objetivo de ampliar as condições favoráveis para o trabalho docente e superação de entraves no processo ensino-aprendizagem. Suas propostas prioritárias de ação são: caracterização dos cursos para levantamento de necessidades psicoeducativas; promoção de espaços formativos e reflexivos para o aprimoramento da ação docente e apoio psicopedagógico aos docentes e discentes, nas modalidades individual e grupal.

Todos os colaboradores são, periodicamente, convidados a participar do processo de Avaliação Institucional, que leva em consideração as questões técnicas, administrativas e didático-pedagógicas. A Avaliação Institucional oferece dados importantes para o alinhamento de propostas e ações do Atualiza.

Com essa perspectiva de capacitação profissional e integração é que o Atualiza divulga informações técnicas e pedagógicas; promove trocas de conhecimento e organiza espaços para a formação e reflexão referentes aos processos educativos.

Você é convidado especial para conhecer o site do Atualiza! Aqui, são divulgados cursos, oficinas, palestras, atividades culturais, materiais de apoio, tutoriais e notícias.

Colabore para fazer o Atualiza cada vez melhor: envie sugestões, críticas e comentários por meio do "Fale Conosco" ou para atualiza@metodista.br.

Atualiza – Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento

Pró-Reitoria de Graduação

Universidade Metodista de São Paulo

Comunicar erros

AGENDA
Próximos eventos…