Ir para o conteúdo.

Ferramentas Pessoais

Facebook da Metodista Twitter da Metodista Youtube da Metodista Vimeo da Metodista Youtube da Metodista Linkendin da Metodista
Você está aqui: Página Inicial / Assessoria de Relações Internacionais / Notícias / Universidade de Harvard busca talentos brasileiros

Universidade de Harvard busca talentos brasileiros

27/08/08

27/08/2008 10h47 Contraste | A A+ A++

Objetivo é dar oportunidade para quem não tem condições financeiras

Harvard, uma das faculdades mais renomadas do mundo, busca estudantes brasileiros talentosos. O objetivo da instituição é dar oportunidade a quem tem potencial, mas não possui condições financeiras para ingressar na faculdade norte-americana. Para esclarecer as dúvidas dos estudantes e divulgar a instituição no Brasil, o representante do escritório de admissões e bolsas de Harvard College Jim Pautz está realizando visitas em algumas escolas do país. No Rio, ele visita, nesta quarta-feira, o Instituto de Tecnologia Organização, Reconstrução e Trabalho (ORT), em Botafogo.

Durante os encontros Jim Pautz explica aos candidatos como é o processo de admissão, os detalhes sobre os cerca de 3.500 cursos de graduação oferecidos pela instituição, a vida em Harvard, além da preparação prévia para se candidatar a uma vaga. O sistema de bolsas também está na pauta da palestra.

  • Em termos gerais, todo o estudante que deseja ingressar em Harvard deve ter notas excelentes e um bom programa acadêmico na sua escola. Os interessados devem ter inglês fluente. Também é necessário que os estudantes estejam envolvidos em algum projeto que tragam benefícios para a comunidade a que pertencem (escola, cidade, família, religioso, etc.) - diz Pautz

De acordo com Pautz, o programa beneficia estudantes do mundo todo, inclusive os brasileiros.

  • Os alunos são de várias escolas do Brasil e de outras instituições em torno do mundo, incluindo dos Estados Unidos - conta.

Ele também explica que a avaliação do desempenho do estudante em Havard não segue um padrão:

  • Nós procuramos sempre analisar o comportamento dentro do campus e no meio social em que convive. Na avaliação, levamos em conta três coisas: êxito escolar e potencial, responsabilidades e realizações fora do meio acadêmico, e qualidades pessoais. No nosso processo não existem fórmulas prontas nem modelos, nós procuramos orientar os estudantes a usarem bem os recursos encontrados em Harvard, na vida acadêmica e também depois de formados.

Programa

A Universidade Harvard oferece um programa de ajuda financeira. A situação da família de cada aluno que se candidata a uma vaga na universidade é estudada individualmente. Os estudantes que não conseguem bolsa integral podem realizar pequenos trabalhos na universidade ou conseguir um financiamento do restante do valor. No primeiro ano do curso, o estudante mora nos alojamentos, sendo transferido para os complexos residenciais depois.


Admissão

Como na maioria das universidades americanas o processo de seleção leva em conta o desempenho no ensino médio, mas o comitê de admissão também considera outros critérios, como e nvolvimento com a comunidade, atividades extracurriculares e experiência de trabalho. Caráter, habilidade para superar as adversidades e outras qualidades pessoais também têm seu peso na decisão.

No caso de um candidato para o curso de música, por exemplo, a escola avalia quesitos como: talento, se pertence a algum grupo musical, se tem composições próprias, se estudou com professores ou músicos conceituados e como ele pretende desenvolver o seu talento em Harvard. As atividades extra-curriculares também têm um papel importante para a instituição.

A Harvard também se diferencia das universidades brasileiras pelo fato dos alunos não precisarem escolher o curso no momento da matricula, o que só ocorre no final do 1º ano. Os interessados podem encontar outras informações no site http://www.college. harvard.edu/ admissions/ (em inglês).

Fonte: http://www.eptv.globo.com

X
Baixe aqui o aplicativo da Metodista

GRÁTIS - Na Store