Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Assessoria de Relações Internacionais / Notícias / 2019 / Missão em Portugal debate a educação em tempos de complexidade e velocidade

Missão em Portugal debate a educação em tempos de complexidade e velocidade

16/01/2019 17h05 - última modificação 21/01/2019 15h55

Grupo da Metodista participa de seminários internacionais e visitas a localidades históricas

Dois seminários internacionais e visitas a cidades históricas como Coimbra e Porto, famosas por suas lendárias universidades, integram a programação da Missão de Estudos que professores e alunos da Universidade Metodista de São Paulo e Universidade Metodista de Piracicaba realizam em Portugal de 13 a 26 de janeiro. Além da agenda cultural, a missão conta com série de atividades científico-pedagógicas em torno do tema central O Humano e Sua Formação Plena em Tempos de Grande Complexidade e Velocidade.

Como destaca Isabel Maria Freitas Valente, que está à frente de uma das promotoras do intercâmbio, o CEIS20 (Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra), os debates sublinham temáticas importantes da atualidade na Europa e no mundo.

Educação, ética, cidadania, emigração, xenofobia, diversidade cultural, inclusão, inovação, desenvolvimento e cooperação são alguns dos estudos em discussão nos seminários que abordam Pensar o Humano e Sua Formação Em Tempos de Complexidade e Modernidade Reflexiva, na Universidade do Porto, e Educação, Cidadania e Mobilidades: Um Diálogo Necessário, na Universidade de Coimbra. As experiências estão sendo compartilhadas por estudantes e professores brasileiros e portugueses.

Entre outros, a UMESP está participando da missão com o reitor Paulo Borges Campos Jr, as coordenadoras de Extensão e Ações Comunitárias e de Pós-Graduação e Pesquisa, respectivamente professoras Alessandra Zambone e Adriana Barroso de Azevedo, além do coordenador do Mestrado-Doutorado em Educação, Marcelo Furlin, e da assessora de Relações Internacionais, Vanessa Martins.

A programação inclui ainda visitas à Academia das Ciências de Lisboa, à Assembleia da República, ao Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e a cidades históricas como Cintra, Mafra, Óbidos e Fátima, entre outros. Na Assembléia da República Portuguesa o grupo foi recebido pela deputada e professora Margarida Mano. Na Universidade do Porto a recepção ficou a cargo da vice-reitora, professora Fátima Vieira. 

Veja publicação sobre o intercâmbio contendo agenda de atividades de estudos e de visitas.

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , ,
X