Missão em Portugal debate a educação em tempos de complexidade e velocidade
16/01/2019 14h05 - última modificação 21/01/2019 12h55
Dois seminários internacionais e visitas a cidades históricas como Coimbra e Porto, famosas por suas lendárias universidades, integram a programação da Missão de Estudos que professores e alunos da Universidade Metodista de São Paulo e Universidade Metodista de Piracicaba realizam em Portugal de 13 a 26 de janeiro. Além da agenda cultural, a missão conta com série de atividades científico-pedagógicas em torno do tema central O Humano e Sua Formação Plena em Tempos de Grande Complexidade e Velocidade.
Como destaca Isabel Maria Freitas Valente, que está à frente de uma das promotoras do intercâmbio, o CEIS20 (Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra), os debates sublinham temáticas importantes da atualidade na Europa e no mundo.
Educação, ética, cidadania, emigração, xenofobia, diversidade cultural, inclusão, inovação, desenvolvimento e cooperação são alguns dos estudos em discussão nos seminários que abordam Pensar o Humano e Sua Formação Em Tempos de Complexidade e Modernidade Reflexiva, na Universidade do Porto, e Educação, Cidadania e Mobilidades: Um Diálogo Necessário, na Universidade de Coimbra. As experiências estão sendo compartilhadas por estudantes e professores brasileiros e portugueses.
Entre outros, a UMESP está participando da missão com o reitor Paulo Borges Campos Jr, as coordenadoras de Extensão e Ações Comunitárias e de Pós-Graduação e Pesquisa, respectivamente professoras Alessandra Zambone e Adriana Barroso de Azevedo, além do coordenador do Mestrado-Doutorado em Educação, Marcelo Furlin, e da assessora de Relações Internacionais, Vanessa Martins.
A programação inclui ainda visitas à Academia das Ciências de Lisboa, à Assembleia da República, ao Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e a cidades históricas como Cintra, Mafra, Óbidos e Fátima, entre outros. Na Assembléia da República Portuguesa o grupo foi recebido pela deputada e professora Margarida Mano. Na Universidade do Porto a recepção ficou a cargo da vice-reitora, professora Fátima Vieira.
Veja publicação sobre o intercâmbio contendo agenda de atividades de estudos e de visitas.
Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.