Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Assessoria de Relações Internacionais / Notícias / 2019 / Metodista receberá missão da China após intercâmbio na Wuhan University

Metodista receberá missão da China após intercâmbio na Wuhan University

Alunos e professores da Umesp integraram grupo de estudos que envolveu quatro países

17/06/2019 18h45 - última modificação 18/06/2019 18h46

Docentes relataram detalhes do intercâmbio ao reitor, diretores da Metodista e gerente de Relações Internacionais

Intercâmbios que proporcionam troca de conhecimentos e integração cultural com outro país são sempre bem-vindos para impulsionar estudos e carreira. Imagine fazer isso ao mesmo tempo com quatro nações envolvidas, uma das quais a China e sua pujante economia que cresce todo ano a dois dígitos!

Pois foi essa experiência que alunos e ex-alunos da Universidade Metodista de São Paulo acabam de ter e – melhor – in loco no país com a maior construção do mundo, a Muralha da China e seus mais de 21 mil quilômetros, e a maior população terrestre, de 1,4 bilhão de pessoas. 

A Missão Internacional em Negócios Globais - China envolveu em maio último cerca de 50 alunos e professores da Washburn University (EUA), Hogeschool PXL (Bélgica), Universidade Metodista de São Paulo (Brasil) e a anfitriã Wuhan University of Science and Technology (sul da China) no First Four Continent Student Workshop, uma imersão de estudos e projetos de marketing desenvolvidos para cinco empresas chinesas.

O entusiasmo com a experiência foi tão grande que agora os chineses virão até a Metodista em setembro para propor uma agenda acadêmica bilateral. “Vamos avaliar com carinho, pois já temos intercâmbios de sucesso em várias partes do mundo e o da China prova isso. Quem sabe a universidade possa ser uma ponte para negócios da China no Grande ABC e possamos entrar com nossa experiência em formação?”, considerou o reitor Paulo Borges Campos Júnior, que recebeu a comitiva de docentes na tarde de 14 de junho passado e ganhou souvenirs e impressos com fotos e história da China.

Líderes e condutores

Participaram da missão internacional os professores Karin Muller e Fábio Eloi de Oliveira, de PP e Marketing, além de Alexandra Gonsalez, de Jornalismo. Oito alunos e egressos também compuseram a comitiva da Metodista. Segundo professor Fábio, eles surpreenderam pela liderança e condução dos trabalhos acadêmicos para as empresas chinesas. Professora Alexandra acrescentou que havia várias demandas, como organizações que sequer tinham site internacional em inglês.

“Assim que chegavam das visitas às empresas, os alunos recebiam assessoria dos professores para construir os planos de marketing”, conta Alexandra Gonsalez, reforçada por professora Karin: “O mais importante foi o contato direto que tiveram com líderes de verdade”. Estiveram envolvidas as empresas chinesas FiberHome, Optic Valley Technology, Changxing, Wuhan Haier Group e Evergrande Property.

O principal objetivo do curso foi a formação de times globais para aprender a prática de negócios internacionais e as diferenças e semelhanças culturais em três regiões do mundo: América, Europa e Ásia. Desde março as equipes multiculturais envolvendo estudantes das quatro universidades se reúnem virtualmente para esboçar os trabalhos, que foram concluídos com palestras e oficinas na Universidade de Wuhan e desenvolvimento dos projetos dentro das empresas estudadas.

A missão de estudo ocorreu entre 13 e 29 de maio e também envolveu agendas culturais em museus e centros financeiros de Xangai, Pequim, Macau e Hong Kong, além de visitas à Cidade Proibida, Templo do Paraíso, Muralha da China, Túmulos Ming, Monte Victoria, Grande Buda, Temple Street, bem como à Câmara de Comércio de Hong Kong e Porto.

O grupo de docentes foi recebido na reitoria também pela gerente de Relações Internacionais da Metodista, Vanessa Martins, e pelos diretores de Graduação e do campus Rudge Ramos, professores Sérgio Tavares e Kleber Carrilho.

Veja fotos da missão:

 

 

 

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , ,
X