Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Assessoria de Relações Internacionais / Notícias / 2019 / Alunos da Universidade Metodista contam experiências adquiridas com intercâmbio acadêmico

Alunos da Universidade Metodista contam experiências adquiridas com intercâmbio acadêmico

Discentes aderiram a programas parceiros, oferecidos pela Assessoria de Relações Internacionais

22/02/2019 18h40 - última modificação 12/03/2019 18h50

Aluna Carla Priscila Soares de Miranda em sua viagem de intercâmbio (Fotos: Arquivo Pessoal)

A participação em programas de intercâmbio costuma agregar incríveis experiências pessoais e profissionais à vida dos participantes. Pensando nisso, a Assessoria de Relações Internacionais da Universidade Metodista de São Paulo (ARI) estruturou laços com diversas instituições de ensino ao redor do mundo.

A Metodista oferece intercâmbios na Espanha, Estados Unidos, Portugal, Japão, Argentina, Chile, México, Coreia do Sul, Colômbia, Holanda, Itália e Peru. Confira aqui a lista completa de parcerias.

Participando atualmente de intercâmbio na Zuyd University, na Holanda, Vitória Merola de Oliveira é aluna de Jornalismo da Universidade Metodista. A estudante vem se acostumando com a vida na cidade de Maastricht, que tem seis vezes menos habitantes do que São Bernardo do Campo. “Quando se faz um intercâmbio tudo se transforma em aprendizado, todos os passos são ricos de maturidade e você aprende o preço de se tornar alguém independente. Sair de um local confortável e ir para um país onde a cultura é completamente diferente, assim como a língua, é desafio que deve ser enfrentado diariamente”, explicou a aluna.

caiquerodrigues.jpg
Caique Rodrigues de Lima durante sua experiência no intercâmbio
Há um mês fora do Brasil, Caique Rodrigues de Lima, aluno de Administração - Comércio Exterior da Metodista, está na Universidad de Burgos, na Espanha. Segundo ele, a iniciativa de realizar o intercâmbio se deu a partir do momento que soube das condições oferecidas pela Umesp. "Sempre tive interesse em estudar fora, porém quando vi a oportunidade que a Universidade Metodista oferecia para os alunos por meio da parceria com o Banco Santander, o desejo e o interesse aumentou, já que sabia que seria ótima oportunidade para meu desenvolvimento" contou Lima. 

De volta ao Brasil após passar seis meses na Universitad San Jorge-Zaragoza, na Espanha, Danilo Simplício dos Santos, do curso de Rádio, TV e Internet da Metodista, conta que a experiência foi fundamental para ter nova perspectiva sobre a carreira e o futuro, além de ter tido a oportunidade de aprimorar o espanhol e o inglês. “Hoje me sinto mais independente e confiante em mim mesmo. Sinto menos ansiedade em relação à carreira e também uma vontade enorme de crescer e voar com minhas próprias asas. Acho que antes do intercâmbio eu vivia dentro de uma bolha de insegurança que tive que romper quando me encontrei sozinho em um continente diferente e falando uma língua que não é a minha nativa”, disse.

A aluna Carla Priscila Soares de Miranda, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, também acaba de retornar ao Brasil após cinco meses na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em Portugal, onde cursou mestrado. Ela destaca que o período possibilitou experiência enriquecedora ao conhecer pessoas e lugares diferentes, além do estudo técnico. “Aprendi e conheci novas tecnologias voltadas para a área de Engenharia Ambiental. Além disso, tive oportunidade de aprender sobre as legislações aplicáveis no ramo ambiental em Portugal e na União Europeia. Esse período me auxiliou na coleta de resultados finais e conclusão do TCC”, contou Carla.

Outro aluno da Metodista que retornou há pouco tempo de outro país é Humberto Matias Fernandes da Silva, estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Ele passou seis meses na Aoyama Gakuin University, no Japão, e descreve que desejava adquirir visão diferente dos conceitos já estudados, além de buscar evoluir na concepção de globalização. “Foi uma experiência incrível. A instituição possui instalações muito avançadas, uma biblioteca automática com diversos títulos, sendo vários em inglês. A relação do professor com o aluno é excelente e todos os meus docentes se dedicaram a realizar algum tipo de cerimônia no final das aulas. Porém, o que trago de mais importante nessa viagem não se restringe ao meio acadêmico, pois as conexões pessoais que fiz por aqui vou levar para o resto da vida”, afirmou.


Assessoria de Relações Internacionais (ARI)

Sediada no Centro de Convivência do campus Rudge Ramos, a Assessoria de Relações Internacionais  visa estabelecer estratégias, parcerias, convênios, propor ações e desenvolver iniciativas que agreguem valor à instituição e a mantenha em processo constante de renovação e inovação, além de fortalecer a imagem institucional tanto junto à comunidade em geral como aos órgãos internacionais.

 Confira fotos dos alunos Humberto Matias Fernandes da Silva e Vitória Merola de Oliveira:

 

 

Confira o depoimento de Carla Priscila Soares de Miranda sobre o intercâmbio:

 

Confira o depoimento da aluna Vitória Merola de Oliveira sobre o intercâmbio:

 

 

Confira o depoimento de Caique Rodrigues de Lima sobre o intercâmbio:


Confira o depoimento de Humberto Matias Fernandes da Silva:

 

 

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,
X