Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Assessoria de Relações Internacionais / Notícias / 2018 / Arquivos / Edital - Intercâmbio Acadêmico na Universidad San Jorge Zaragoza da Espanha - Missão Intensiva de estudos em Comunicação

Edital - Intercâmbio Acadêmico na Universidad San Jorge Zaragoza da Espanha - Missão Intensiva de estudos em Comunicação

Confira a versão em PDF.


Edital - Intercâmbio Acadêmico na Universidad San Jorge Zaragoza da Espanha– Missão Intensiva de estudos em Comunicação.

Edital de Abertura de Vagas para o Programa de Intercâmbio Acadêmico de curta duração com a Universidad San Jorge Zaragoza

Pelo presente instrumento, a Assessoria de Relações Internacionais da Universidade Metodista de São Paulo torna pública a abertura de vagas para o programa de intercâmbio acadêmico de curta duração com a Universidad San Jorge de Zaragoza, Espanha, referente ao ano de 2017.


Da Universidad San Jorge Zaragoza - USJ
Uma universidade moderna, conta com 14 cursos de graduação, 9 mestrados e 3 doutorados distribuídos em 3 grandes escolas: Escola de Comunicação e Ciências Sociais, Escola de Ciências da Saúde e Escola de Arquitetura e Tecnologia. Está situada em uma região com aproximadamente setecentas mil pessoas imersas em uma riquíssima herança histórica e artística, graças a seus mais de dois mil anos de história. Algumas vezes conhecida como “A Cidade das Quatro Culturas”, está localizada sobre o Rio Ebro, a meio caminho das cidades de Madrid e Barcelona, uma hora e meia de ambas as cidades com trem de alta velocidade. Zaragoza é uma cidade pequena, segura e com bom transporte público, boa acomodação e repleta de vida estudantil, muito bem conectada a outras partes da Espanha. É uma universidade onde a perspectiva internacional é mandatória, pois possui estratégia transversal da internacionalização que permeia e integra todas as atividades acadêmicas, proporcionando aos estudantes excelente preparo para operar em um ambiente global.

Grupos de pesquisa da USJ
GAIAS: Cuidados na saúde e envelhecimento saudável
IPHYSIO: Fisioterapia
Valor A: Avaliação funcional e melhoria do desempenho na saúde
I-Pharma: Farmácia
GreenLife: Ecotoxidade e Quimica Verde
ECO2chem: Ciências Ambientais
Open Source Architecture
SVIT: Variabilidade de Software para coisas da internet
CWG: Grupo de trabalho Cyberspace
COMINEL: Comunicação, Inteligência Emocional e Liderança
OAA: Observatório Audiovisual Aragonese
Comunicação, Jornalismo, Política e Cidadania
SOCUCO: Sociedade, Cultura e Comunicação
MITLHE: Inovação multidisciplinar no ensino e aprendizagem
Sociedade e Interculturalidade
Cultura Digital: mediações e discursos


Da estrutura do intercâmbio acadêmico
O propósito do intercâmbio acadêmico é possibilitar a imersão intercultural dos estudantes brasileiros nos diferentes níveis: tecnológico, bacharelado e pós-graduação, para que compartilhem experiências e realizem junto aos estudantes espanhóis um minicurso na área de Comunicação, Marketing e Globalização, com seminários oferecidos por professores brasileiros e professores espanhóis, em que se pretende abordar questões estratégicas dos dois mercados, as competências requeridas para o desempenho organizacional influenciadas por cenários culturais, histórico-geográfico, político-econômico e educacionais distintos.


Específico para os estudantes de pós-graduação
Estudantes de Mestrado e Doutorado em Comunicação poderão oferecer seminários a respeito das suas produções acadêmicas desde que estejam dentro da linha de trabalho do programa. Estudantes de Doutorado receberão ainda créditos por acompanhar a produção dos trabalhos dos alunos de graduação, a título de estágio docente. Será solicitada aos estudantes de pós-graduação apresentação de artigo científico que poderá ser produzido em parceria com alunos ou professores espanhóis, dentro de sua linha de atuação.
Todos os alunos receberão certificado de participação em atividade acadêmica internacional.


Específico para estudantes de graduação
Como resultado da participação nos seminários, os estudantes de graduação terão a incumbência de realizar trabalho acadêmico orientado pelos professores acompanhantes e doutorandos. As produções acadêmicas incluem um vlog ou blog do intercâmbio, que deverá ser alimentado diariamente durante a vivência na Espanha e que ficará disponibilizado online. E uma apresentação audiovisual para colegas de seus respectivos cursos que não puderam viajar, com resumo do que vivenciaram em suas áreas. As atividades valerão horas de atividades complementares de acordo com as regras relativas a cursos e workshops.

As faltas da semana de viagem que não corresponde ao recesso escolar deverão ser abonadas pelos respectivos professores do semestre.

Para os alunos tecnólogos, deverão produzir, também, relatório contendo dados a respeito das atividades diárias durante a visita, envolvendo e relacionando aspectos da sua formação com a cultura local. Esse documento deverá ser entregue até 5 dias após do retorno ao Brasil.

Todos os alunos receberão certificado de participação em atividade acadêmica internacional.


Do calendário

  • Período de inscrições: inscrições prorrogadas até 30/05/2017 vagas remanescentes;
  • Processo de seleção na Metodista: ocorrerá ao final do processo de inscrição. Os alunos aprovados receberão o aceite formal por e-mail e serão encaminhados a formalizar a participação por meio do pagamento de taxa de inscrição;
  • De 20/03 a 15/06 envio da documentação à IE estrangeira, caso o aluno seja aprovado;
  • Divulgação da lista dos nomes dos selecionados e aprovados até 20/06/2017;
  • Compra da passagem: até 01/06/2017;
  • Pagamento do programa até 31/08/2017;
  • Viagem de 07 a 21/10/2016 (datas sujeitas a alterações);


Da elegibilidade e número de vagas
Estudantes de todos os cursos de Comunicação ou interessados na área podem se inscrever. Haverá 20 (vinte) vagas disponíveis para estudantes, englobando alunos de graduação e pós-graduação.


Da inscrição
A inscrição deverá ser realizada na Assessoria de Relações Internacionais, localizada no Térreo do Edifício Delta, campus Rudge Ramos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19 horas, mediante entrega de ficha de inscrição, ou com os seguintes professores:

Prof. Dr. Laercio Bento - Coordenador do CST Marketing. E-mail: ;
Profa. Me. Alexandra Gonsalez de Melo Sarasá – Docente do Curso Bacharelado em Jornalismo. E-mail: ;
Prof. Dr. Daniel Galindo – Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social. E-mail: ;
Profa. Marli dos Santos – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação E-mail: marli.santos@metodista.br.


Taxas de Inscrição e pagamento dos custos do programa
Para efetivar a participação, o estudante selecionado deverá pagar taxa de inscrição no valor R$ 989,00 (reais). Esta taxa somente será paga pelos alunos efetivamente selecionados e não é reembolsável em caso de desistência.


Custo total do programa
O custo do programa será:

  • Taxa de inscrição no valor de R$ 989,00 (reais) para alunos devidamente selecionados
  • Custo da passagem aérea, trecho São Paulo – Madrid, Madrid – São Paulo, no período da viagem, estimado de 800 euros – cotação de 23/01/2017 
  • Custo da acomodação na Espanha, em média de 750 euros para o período, incluindo café da manhã
  • Custo da alimentação na Espanha – custo médio de 8 euros por refeição
  • Custo de 115 euros pelos transportes terrestres e visitas técnicas.


É ainda obrigatória a aquisição de um seguro viagem internacional. Fica a critério do participante qual seguro contratar. Sem este seguro de viagem internacional obrigatório, que cobre assistência médica e acidentes, o estudante não poderá embarcar.


Forma de pagamento
O participante deverá arcar com pagamento da inscrição no ato da confirmação de sua seleção e da passagem aérea de acordo com o calendário disponível neste edital. A passagem aérea normalmente pode ser dividida em várias vezes no cartão de crédito de acordo com cada companhia aérea. Os demais valores deverão ser pagos com até 30 dias antecedentes da viagem por meio de boleto bancário emitido pela Metodista, que fará os repasses para os devidos provedores.


Hospedagem
A hospedagem será feita em alojamento por indicação da Universidad San Jorge Zaragoza em suas dependências ou em hotéis/hostels próximos ao campus, em quartos duplos.


Da Seleção:
A seleção dos alunos inscritos será feita por comissão nomeada pela Assessoria de Relações Internacionais. Os critérios de seleção serão:

  1. Motivações para participar do projeto
  2. Aproveitamento acadêmico
  3. Reputação do aluno durante o período acadêmico na Metodista
  4. Nível de maturidade e capacidade de adaptação do estudante 

OBS: para participar da seleção, o aluno deverá ter estudado pelo menos um semestre completo na Universidade Metodista de São Paulo.


São Bernardo do Campo, 02 de fevereiro de 2017.
Relações Internacionais
Universidade Metodista de São Paulo

Comunicar erros

X