Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Assessoria de Relações Internacionais / Notícias / 2017 / Mais 25 alunos realizam missão de estudos em Portugal e Espanha

Mais 25 alunos realizam missão de estudos em Portugal e Espanha

Intercâmbio envolveu áreas de Gestão e Comunicação

26/10/2017 14h20 - última modificação 27/05/2019 14h59

Grupo na Universidad San Jorge de Zaragoza (Foto Pedro Zuccolotto)

Pelo terceiro ano consecutivo, alunos da Universidade Metodista de São Paulo seguiram em missões de estudos na Europa, compartilhando experiências junto ao Instituto Politécnico da Guarda, em Portugal, com foco em Gestão, e Universidad San Jorge de Zaragoza, na Espanha, onde o intercâmbio se deu na área de Comunicação. A primeira quinzena de outubro foi intensa para os dois grupos em estudos e visitas, além de render à universidade parceria para duplo doutorado em Comunicação Social Brasil-Espanha e convite para integrar publicações universitárias.

Em Portugal participaram 14 estudantes e quatro professores. Além de seminários específicos sobre atualidades em temas de Gestão nos dois países, o programa contou com visitas a empreendimentos e atividades culturais. A missão foi liderada pelos professores Rodolfo Bonvetti, Valéria Calipo, Alessandra Zambone e Gustavo Cotomacci, ao lado de alunos das turmas de Logística, Marketing, Processos Gerenciais, Gestão de RH, Gastronomia, Gestão Financeira, Gestão Ambiental e Pós-graduação em Administração Hospitalar.

Já o grupo da Espanha reuniu sete alunos de graduação, quatro de pós-graduação e três professores para imersão em atividades envolvendo Comunicação, Cultura e Globalização. Durante o intercâmbio, além de pesquisas in loco em torno da Festa de Nossa Senhora do Pilar em Zaragoza, o grupo visitou organizações do setor de comunicação, como a TV Aragon e a Associação dos Jornalistas. Também participou de seminários para compartilhamento de estudos entre os pesquisadores.

 

Cultura e religião 

Grupo no Instituto Politécnico da Guarda, em Portugal
A exemplo da maioria, o aluno Pedro Zuccolotto afirma que a experiência foi singular e correspondeu ao interesse de se aprofundar na cultura espanhola. “Queria usufruir de uma experiência internacional que me trouxesse aprendizado e agregasse valor ao conhecimento obtido no curso de jornalismo”, diz Pedro, que tem 19 anos, está no 4º semestre de Jornalismo e também trabalha na Cátedra Unesco/Umesp de Comunicação. 

A atividade que mais o marcou foi a cobertura da festa religiosa, celebrada em 12 de outubro, mas que transcorre durante uma semana e atrai 3 milhões de visitantes à cidade de 800 mil habitantes. “É realmente tocante ver toda a cerimônia e como as pessoas têm fé e se envolvem com aquilo. Vi centenas de pessoas fazendo oferendas para Nossa Senhora do Pilar e que se vestiam de forma tradicional. Isso me tocou muito”, descreve Pedro.

O trabalho jornalístico do grupo consistiu em documentar a festa por imagens, transformando o momento de turismo em pesquisa envolvendo aspectos de comunicação e consumo, afirma professor Daniel Galindo, que acompanhou o grupo ao lado dos docentes Laércio Bento e Alexandra Gonsalez de Melo Sarasa Martin. Os alunos em missão foram das áreas de Jornalismo, Marketing e Pós-graduação em Comunicação Social, esta última rendendo parceria entre Universidad San Jorge e Metodista para doutorado em cotutela. Leia abaixo.

Segundo professor Laércio Bento, houve também convite para participação no comitê acadêmico da Revista Communico da USJ e de uma coleção acadêmica de livros a ser lançada pela editora da universidade para a Faculdade de Comunicação e Ciências Sociais da instituição. Outro convite foi feito para integrar o Congresso de Cultura.

Veja vídeo da viagem à Espanha, de autoria do aluno Pedro Zuccolotto.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , , , ,
X