Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Assessoria de Relações Internacionais / Notícias / 2016 / Fulbright Brasil oferece bolsas de estudo para professores e pesquisadores brasileiros

Fulbright Brasil oferece bolsas de estudo para professores e pesquisadores brasileiros

Em geral, as inscrições podem ser realizadas até 1º de abril de 2016

15/02/2016 13h30

A Fulbright Brasil – Comissão para Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil está com oportunidades de bolsas de estudo para professores e pesquisadores brasileiros.

Todos os programas recebem inscrições até 1º de abril de 2016, exceto da Scholar-in-residence Regis College, que recebe inscrições até 21 de março.

Confira os programas:


Estudos Brasileiros na Emory University
A Cátedra busca um professor/ pesquisador para realizar pesquisa, cursos e ocasionalmente ministrar palestras e seminários para estudantes de pós-graduação durante quatro meses, na Emory University, Atlanta, GA.
As atividades devem ser relacionadas aos desafios globais sobre o tema referente aos estudos brasileiros trazendo novas perspectivas e conhecimentos sobre questões contemporâneas na América Latina.

Estudos Brasileiros na George Washington University
A Cátedra busca um professor/pesquisador para realizar pesquisa e cursos, na George Washington University, nas áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais, relacionadas a estudos brasileiros.

Estudos Brasileiros em UMASS, Amherst
A Cátedra em Estudos Brasileiros se destina a professores e pesquisadores com comprovada experiência nas áreas de relações raciais, estudos feministas/de gênero, movimentos sociais, políticas sociais, antropologia cultural, sociologia política, economia política, história, estudos culturais ou comunicação. O candidato selecionado deverá lecionar uma disciplina para pós-graduação, na sua área de especialidade no departamento correspondente, durante a estadia de quatro meses na Universidade de Massachusetts, Amherst

Democracia e desenvolvimento no Kellog Institute
A Cátedra em Democracia e Desenvolvimento Humano, no Kellogg Institute, localizado na Universidade de Notre Dame, destina-se a professores e pesquisadores com comprovada experiência na área. O candidato selecionado deverá passar um semestre acadêmico na instituição desenvolvendo pesquisa e, eventualmente, ministrando cursos.

Scholar-in-residence Regis College, MA
O Programa Fulbright Scholar-In-Residence busca um professor para ministrar dois cursos, no Regis College, MA, durante nove meses, o qual compreenderá o período de Agosto/2016 a Maio/ 2017. O professor ministrará dois cursos por semestre no Departamento de Humanidades da instituição com base em sua especialidade. Os tópicos dos cursos possíveis incluem: civilizações pré-colombianas; Civilizações latino-americano através do século XX; Cultura hispânica; Política de nações em desenvolvimento; Economia Política Internacional; Religião Comparada; e Teatro Mundial em seu contexto.

Saúde Global na Rutgers, New Jersey
Docência e pesquisa em Saúde Global em Rutgers. A Cátedra de quatro meses de duração se destina a professores e pesquisadores oriundos das áreas de ciências da saúde e ciências sociais, interessados em ministrar curso de três horas semanais para graduação avançada ou pós-graduação em Saúde Global. Além do curso, o candidato deverá, ainda, apresentar propostas para ministrar uma ou mais palestras com tema de seu interesse, e poderá desenvolver pesquisas em temas de sua área.

Música na Indiana University
Pesquisa e docência em música na Universidade de Indiana. A Cátedra se destina a professores, pesquisadores, artistas/intérpretes, e compositores, que atuem nas áreas de interpretação musical, musicologia, etnomusicologia, teoria musical, composição, educação musical ou áreas relevantes. A bolsa compreende um semestre acadêmico para realizar pesquisa e/ou ministrar cursos.

Ciências Agrárias em Nebraska, Lincoln
Pesquisa e docência em música na Universidade de Indiana. A Cátedra se destina a professores, pesquisadores, artistas/intérpretes, e compositores, que atuem nas áreas de interpretação musical, musicologia, etnomusicologia, teoria musical, composição, educação musical ou áreas relevantes. A bolsa compreende um semestre acadêmico para realizar pesquisa e/ou ministrar cursos.

Professor/pesquisador junior nos Estados Unidos
O programa oferece dez bolsas destinadas a jovens doutores que foram recentemente contratados em caráter permanente em Instituições de Ensino Superior brasileiras.
Os candidatos selecionados poderão realizar pesquisa, palestras, cursos ou seminários para a pós-graduação em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos, com duração de três ou quatro meses.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,