Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Assessoria de Relações Internacionais / Notícias / 2015 / Instituto Masdar de Ciência e Tecnologia oferece 10 bolsas de estudo de pós-graduação

Instituto Masdar de Ciência e Tecnologia oferece 10 bolsas de estudo de pós-graduação

04/03/2015 14h28

O Instituto Masdar de Ciência e Tecnologia está oferecendo 10 bolsas de estudo de pós-graduação a estudantes brasileiros. O Instituto fica localizado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

O Instituto Masdar é instituição de referência na região do Golfo em temas de energias alternativas, sustentabilidade e ciências ambientais. A universidade é direcionada exclusivamente para o ensino de pós-graduação e tem seu assessoramento acadêmico realizado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). O Instituto conta com oito programas de mestrado em Ciências e Engenharia:

- Engenharia Química;
- Ciências da Computação e da Informação;
- Engenharia Elétrica;
- Engenharia de Sistemas;
- Engenharia e Ciência dos Materiais;
- Engenharia de Microsistemas;
- Infraestrutura Crítica Sustentável;
- Engenharia Ambiental e de Águas; bem como um programa de doutorado interdisciplinar em engenharia.

O amplo campus de 6 km2 onde se encontra o instituto é conhecido como Masdar City e abriga, ainda uma incubadora de empresas de energia limpa e o escritório regional da Siemens, que desenvolve no local pesquisas em eficiência energética para o setor de construção. O design do campus reflete a preocupação de permitir a aplicação 'in loco' das pesquisas desenvolvidas. Alguns dos pontos de destaque que atraem visitantes de delegações de várias partes do mundo, inclusive brasileiras, são: a utilização de energia solar fotovoltaica e usinas solares, controladas por meio de sensores de presença (que dispensam o uso de torneiras e interruptores); sistema de transporte piloto baseado em 'podcars' elétricos que fazem o transporte ponto-a-ponto em alguns locais; madeira de construção derivada de projeto de produção sustentável a partir de troncos de palmeiras não mais viáveis para produção de frutos.

Os benefícios oferecidos aos estudantes brasileiros contemplam o valor integral da anuidade do curso; acomodações no alojamento de Masdar City; seguro médico; livros didáticos e laptop; passagem aérea anual de ida e volta ao Brasil; e, a depender da situação financeira do aluno, também poderá ser fornecido auxílio pecuniário para despesas pessoais. Ao término do curso, além do diploma de graduação do próprio Instituto Masdar, os formandos farão jus a certificado de conclusão emitido pelo MIT.

As inscrições estão abertas até 30 de abril. A partir de 30 de maio, começarão a ser divulgadas
informações sobre a conclusão do processo seletivo.

É importante que os pré-candidatos interessados preencham os critérios mínimos de admissão do Instituto, quais sejam, diploma de graduação em área de ciência, engenharia ou tecnologia da informação (candidatos com formação em áreas de Ciências Humanas, Administração, Economia etc. não serão considerados); média de notas (GPA cumulativo) de 3.0 em escala de 4.0 ou equivalente; pontuação mínima de 155 na seção quantitativa do GRE (700 na escala antiga); pontuação mínima de 91 no TOEFL, ou 6.5 no IELTS.

As candidaturas de interessados deverão ser diretamente encaminhadas ao
endereço eletrônico daniella.araujo@itamaraty.gov.br, aos cuidados da diplomata Daniella Conceição Mattos de Araújo.

Mais informações: www.masdar.ac.ae.

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,
X