Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Assessoria de Relações Internacionais / Notícias / 2015 / Alunos comemoram seleção para programa de intercâmbio

Alunos comemoram seleção para programa de intercâmbio

Selecionados cursarão um semestre no exterior por meio do Programa de Mobilidade Internacional de Bolsas Ibero-Americanas do Santander Universidades

08/06/2015 17h55 - última modificação 09/06/2015 13h13

A biblioteca da Universidade de Salamanca, onde alguns dos selecionados estudarão. Foto: Divulgação

Estudar durante um semestre inteiro em outro país, com as despesas pagas. Pode parecer um sonho distante, mas para 10 alunos da Universidade Metodista de São Paulo tem data para virar realidade: eles foram selecionados no Programa de Mobilidade Internacional de Bolsas Ibero-Americanas do Santander Universidades, oferecido em parceria com a Assessoria de Relações Internacionais da Metodista e passarão o 1º semestre de 2016 em universidades na Espanha e em Portugal.

Valmir de Moraes Mello, aluno do 3º semestre de Jornalismo é um dos selecionados, e cursará o 5º semestre na Universidade de Salamanca, na Espanha. Quando recebeu o telefonema dizendo que tinha sido selecionado foi uma surpresa. “Ainda não estou acreditando, achei que era uma realidade muito distante, sempre valores muito altos, e aí resolvi me arriscar um pouco e deu certo”.

Formado em espanhol, Valmir sempre teve vontade de conhecer a Espanha e já tinha pesquisado sobre a cidade de Salamanca antes mesmo de saber sobre o Programa de Bolsas. “Na hora que eu vi, não tive nem dúvida: eu olhei a listagem de universidades que estavam no programa e foi Salamanca. Não pensei duas vezes, ainda assim olhei até o final, mas já estava com Salamanca na cabeça e falei ‘bom, é para lá que eu quero ir’”.

O aluno já imagina o que encontrará durante o intercâmbio: “Vou encontrar pessoas do mundo todo, culturas do mundo todo, um contexto histórico incrível para poder estudar, não vou só focar nos estudos de jornalismo, mas na parte histórica também. Eu vou conhecer um mundo que eu não conheço. Eu vou enxergar o mundo de uma maneira que eu não enxergo”.

Expectativas
Thais Rocha de Queiroz, aluna do 7º semestre de Engenharia Ambiental e Sanitária é outra das selecionadas. Ao invés de compensar as matérias do semestre que passará fora, ela irá cursar um semestre a mais na Universidade de Valência, pois optou por matérias que não teria aqui. Ela aprenderá temas como conservação de habitats e espécies, zoologia e gestão sustentável em empresas, oferecidas no curso de Ciências Ambientais.

“Sempre tive muita vontade de ter uma experiência no exterior, tanto pela cultura, ou porque eles têm diferentes tecnologias, diferentes modos de fazer as coisas, lá [na Espanha] eles têm uma gestão de recursos hídricos mais avançada que a nossa, têm exemplos muito bons de alguns projetos. A universidade é uma das melhores, a Espanha investe muito na educação, eu acho que é um conhecimento muito rico”, conta Thais. “Estou com muitas expectativas e vou tentar aproveitar ao máximo o tempo em que eu estiver lá”.

Dentro de um sonho
Gisele Alves da Silva, aluna de Administração – Comércio Exterior, também optou pela Universidade de Valência. “Para mim é uma grande oportunidade de conhecer o idioma espanhol, de conhecer outra cultura, para mim é fundamental, uma experiência única, pensando tanto no âmbito acadêmico, quanto na minha vida pessoal e profissional”.

Gisele escolheu a Universidade de Valência, pois já conhecia um aluno de lá, o que espera que facilite sua socialização. Além disso, ele contou da universidade para ela. O momento em que ficou sabendo da seleção foi de extrema felicidade. “Parecia que eu estava dentro de um sonho, que dava até medo de acordar. Foi muito, muito, muito, muito, muito bom mesmo, eu quase não acreditei. ‘Nossa, é sério mesmo, tem certeza, não tem como ninguém tirar isso de mim?’, porque eu fiquei muito feliz, muito feliz mesmo”, conta.

Para conhecer mais sobre os programas de intercâmbio oferecidos pela Metodista, acesse o site da Assessoria de Relações Internacionais.

Veja todos os aprovados no Programa de Mobilidade Internacional de Bolsas Ibero-Americanas do Santander Universidades

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , , , , , ,