Aula virtual aproxima alunos brasileiros e holandeses
25/02/2014 14h33
Conversações para uma cooperação acadêmica entre a Universidade Metodista de São Paulo a Escola de Negócios da Zuyd University of Applied Sciences permitiram a realização de uma aula virtual em que alunos brasileiros e holandeses puderam interagir. Com esta iniciativa, eles discutiram questões relacionadas à cultura dos dois países.
“Como resultado da participação dos estudantes e professores houve um grande interesse em estreitar a parceria e promover mais intercâmbios”, afirma a Vanessa Martins, assessora de Relações Internacionais. Segundo ela, “pedagogicamente também foi importante para despertar a curiosidade dos alunos sobre a realidade do Brasil e da Europa, além de poderem desmistificar certos estereótipos e se engajarem de forma prática em questões que versam sobre a globalização, impactando em um melhor entendimento sobre o fenômeno”.
Bruna Botelho, do 5º semestre de Relações Públicas, avalia que essa oportunidade ampliou sua visão de mundo e possibilitou o conhecimento de uma nova cultura e de hábitos diferentes e ainda praticar o inglês, fundamental para o desenvolvimento profissional. Para ela, “essa atividade pode contribuir para a interculturalidade e aprendizado dos alunos sem eles terem que viajar para fora, o que é muito bom, pois nem sempre há condições para isso”. A aluna comenta ainda que “depois dessa participação a minha visão de mundo mudou muito, pois consegui visualizar jovens da minha faixa etária, com hábitos e culturas diferentes, mas que pensam em suas carreiras e no seu futuro profissional como nós e entender que alguns problemas não existem apenas no Brasil. Além disso, me incentivou a viajar para conhecer novos lugares e ter outra experiência como esta”.
Além da própria Assessoria, a atividade contou com a participação de alunos de Administração com ênfase em Comércio Exterior, alunos convidados de Relações Públicas, e o professor Jefferson dos Santos, da Faculdade de Administração e Economia. Entre os holandeses, acompanharam as discussões estudantes de diversos cursos, especialmente de Negócios e Comunicação, e a professora Alexandra Montague, que coordenou a aula.