Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Assessoria de Relações Internacionais / Notícias / 2010 / Programa CYTED lança edital para apoiar a cooperação científica e tecnológica

Programa CYTED lança edital para apoiar a cooperação científica e tecnológica

27/01/2010

27/01/2010 17h47

O Programa Ciencia y Tecnología para el Desarrollo (CYTED), criado em 1984 e implementado por meio do chamado “Acordo Marco”, é um programa ibero-americano de cooperação multilateral científica e tecnológica voltado à inovação. No Brasil, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é o signatário.

Nesse contexto, o CYTED lança edital de auxílio financeiro à cooperação científica e tecnológica entre os países membros, são duas opções Projetos de Pesquisas em Redes Temáticas e Projetos de Pesquisa Consorciados. São países participantes: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Republica Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Cada Rede Temática e Projeto de Pesquisa devem possuir, no mínimo, seis participantes de pelo menos seis países membros da Comunidade Ibero-americana de Nações, o que proporciona a valorização de uma ampla cobertura geográfica. O proponente deve ser pessoa física pertencente a alguma instituição dos países associados.

No caso dos Projetos de Pesquisa Consorciados, cada proposta deve ser apresentada por, no mínimo, seis parceiros de quatro países da Comunidade Ibero-americana de Nações. O proponente precisa ser uma entidade pública ou privada, sem fins lucrativos, radicada em um dos países membros. Os parceiros podem ser uma entidade jurídica privada e pública de qualquer natureza.

As áreas temáticas de atuação do CYTED são: Saúde; Agroalimentação; Desenvolvimento Sustentável; Mudanças Globais e Ecossistemas; Promoção do Desenvolvimento Industrial; Tecnologias da Informação e das Comunicações; Ciência e Sociedade; e Energia. As ações a serem apoiadas terão até quatro anos de duração. O Edital está disponível em http://www.cyted.org e o envio das propostas poderá ser realizado entre os dias 1º de fevereiro e 8 de abril de 2010.

Fonte: CNPq

Comunicar erros