Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Assessoria de Relações Internacionais / Notícias / 2009 / Notícias da França

Notícias da França

22/06/2009 21h01

O Brasil é o segundo país que recebe mais bolsas Eiffel

O programa Eiffel disponibiliza bolsas de estudos de master e doutorado em estabelecimentos acadêmicos franceses para os melhores candidatos estrangeiros. O Brasil, na escala mundial, é o segundo país a receber mais bolsas Eiffel.

A bolsa Eiffel financia a formação do curso de nível master, e também a possibilidade de dez meses em uma co-direção de tese de doutorado.

O programa Eiffel tem como objetivo formar nos estabelecimentos acadêmicos franceses, os futuros gestores estrangeiros, tanto no setor privado quanto no público, nas três principais áreas de conhecimento, ciências, gestão econômica, direito e ciências políticas; e também de encorajar candidatos estudantes de países emergentes para o curso de doutorado.

Nesse ano foram selecionados 407 candidatos para o curso de nível master e 70 para o doutorado.

A China é o país a mais receber bolsas Eiffel no mundo, enquanto Brasil é o segundo, seguido pela Índia, Rússia e Vietnam.

Já está no ar no site do CampusFrance Brasil o CampusBourse, um catálogo eletrônico de buscas de programas de bolsas de estudos para estudantes e pesquisadores estrangeiros na França. O catálogo de bolsas oferece uma busca rápida, em francês ou inglês, por nível de estudos (graduação, pós-graduação, doutorado e pós-doutorado), área de estudos e nacionalidade. Mais de 80 programas estarão online, oferecidos por instituições governamentais francesas, européias e escolas. Para cada bolsa o catálogo dispõe de um descritivo, de critérios de elegibilidade, de detalhes sobre a candidatura e contatos.

No segundo semestre o CampusBourse ganhará uma versão mais atualizada, e o lançamento oficial para o grande público será na Semana Franco-Brasileira do Ensino Superior.

Data e local:
Onde: Bienal do Ibirapuera
Quando: 3 e 4 de outubro de 2009
Quanto: gratuito

Mais informações: www.estudarnafranca.com.br

As Grandes Écoles Francesas

As Grandes Écoles francesas foram criadas paralelamente ao sistema universitário no início do século XIX. Hoje representam uma grande referência no ensino profissional francês.

As Grandes Écoles emitem, na conclusão do ciclo de estudos, um diploma de nível Bac+5, correspondente a cinco anos de estudos, que confere o grau de Master reconhecido pelo Estado.

Os dois primeiros anos de ingresso nas Grandes Écoles, após o Baccalauréat, equivalem a Classes Preparatórias que são divididas em três categorias: classes preparatórias econômicas e comerciais, classes preparatórias literárias e classes preparatórias científicas. O esquema clássico da admissão nas Grandes Écoles, concurso após 2 anos de ciclo preparatório e curso do ciclo de diploma de 3 anos de duração, evoluiu para adaptar-se às necessidades profissionais modernas.

Atualmente existem admissões paralelas criadas especialmente para estudantes estrangeiros, baseadas em títulos e exames, para cursos que variam de 2 a 5 anos conforme o nível de ingresso exigido pelo estabelecimento.

Existem aproximadamente 240 Grandes Écoles de engenharia, 230 de gestão e comércio e 9 Institutos de Estudos Políticos.

As Grandes Écoles francesas têm sua excelência acadêmica dos diplomas conferidos reconhecida internacionalmente pelos mais importantes rankings avaliativos, assim como o Shangai e o Financial Time. Por vários anos consecutivos as Grandes Écoles de comércio, engenharia e política despontam entre escolas classificadas nos primeiros 5 lugares no mundo. Os rankings demonstram o reconhecimento da qualidade do ensino francês nas Grandes Écoles.

Mais informações: www.estudarnafranca.com.br

Campus France presente em sites de relacionamentos

O CampusFrance Brasil agora está presente em diversos sites e comunidades de relacionamentos virtuais.
Acesse nossas páginas:

Twitter: http://twitter.com/campusfrancebr
Facebook: http://www.facebook.com/group.php?gid=81468262197&ref=mf
Orkut:http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=15357343491400355842&rl=t
Myspace: http://www.myspace.com/475598764

Flickr: http://www.flickr.com/photos/38561851@N07/

 



 

Comunicar erros