Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Assessoria de Relações Internacionais / Notícias / 2009 / Hotsite da Semana Franco-Brasileira do Ensino Superior

Hotsite da Semana Franco-Brasileira do Ensino Superior

11/09/2009 17h01

Acaba de ser lançado o hotsite da Semana Franco-Brasileira do Ensino Superior. O evento, organizado pelo CampusFrance, reunirá mais de 100 universidades francesas e brasileiras na Bienal do Ibirapuera, nos dias 3 e 4 de outubro.
Além disso, terá etapas em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro.

Para conhecer a programação de cada etapa, inscrever-se no salão, agendar encontros com universidades e trocar dicas, informações e experiências no fórum de discussão, acesse: www.estudarnafranca.com.br

A Agência universitária de Francofonia (AUF) lançou um edital de financiamento para projetos de cooperação científica inter-universitária – PCSI. Os PCSI são projetos multilaterais de cooperação em formação e pesquisa que têm como objetivo principal impulsionar a lógica de estruturação sustentável da cooperação científica, acadêmica e institucional.
Os projetos de cooperação científica inter-universitária podem ser de três tipos:
Projetos compartilhados de pesquisa (e/ou de formação para a pesquisa);
Projetos compartilhados de formação;
Projetos compartilhados de governança universitária.

Os projetos podem ter duração de um a dois anos dependendo da área, e o financiamento é de 10 000 a 20 000 Euros.

A presente oferta é dirigida aos estabelecimentos superiores parceiros da AUF implantados nas regiões da África do Oeste, América, Ásia Pacífica e Oceano Índico. Os estabelecimentos brasileiros de ensino superior membros da AUF são:
UNICAMP, UEFS, UERJ, USP, UFRJ, UFPR.

Os projetos enviados por candidatos brasileiros devem ser recebidos no Escritório das Américas da AUF, em Montreal, até o dia 30 de setembro de 2009.

Mais informações: www.brasil.campusfrance.org

O programa de cooperação e mobilidade no ensino superior, Erasmus Mundus, anunciou que disponibilizará o financiamento de aproximadamente 10 000 bolsas para o ano letivo 2009-2010. Serão 8 385 estudantes e docentes estrangeiros que irão estudar e ensinar na Europa, e 1 561 europeus em estabelecimentos parceiros de países não europeus.
Parte dessas bolsas de mobilidade é dedicada aos Masters Erasmus Mundus e dirigida somente aos estudantes e docentes de países não pertencentes à União Européia, outra parte é dedicada às visitas de estudos e pesquisa, e é concedida tanto aos europeus quanto aos estrangeiros.
Em 2008 foram beneficiados com as bolsas estudantes e pesquisadores de 105 países, sendo a China o país mais representativo, seguido pela Índia, Brasil, México, Bangladesh, Estados Unidos, Etiópia, Rússia e Indonésia.
O ano de 2009 marcou o lançamento da segunda fase do programa Erasmus Mundus que irá até o ano de 2013. O orçamento para essa segunda fase do programa foi quadruplicado e conta agora com 950 milhões de Euros.

Mais informações: www.brasil.campusfrance.org

A Caisse d’Allocations Familiales (CAF) oferece um auxílio-moradia a estudantes universitários, franceses ou estrangeiros.
Acessando o site www.caf.fr é possível fazer um cálculo estimado do valor do auxílio a que cada estudante tem direito. Basta fornecer algumas informações sobre seus rendimentos e despesas previstos na França. O formulário de solicitação do auxílio-moradia deve ser preenchido no próprio site e enviado à CAF juntamente com os documentos exigidos.

Inscrições abertas e facilitadas em Paris

O programa de ajuda da CAF de Paris já está aberto para os estudantes que ingressarão no ensino superior francês em setembro/outubro de 2009.

Este ano a CAF organiza sessões de inscrição em dois endereços:

CROUS DE PARIS
8ª espaço de serviços estudantis
De 7 a 11 de setembro de 2009 (das 10h às 18h)
33, avenue Georges Bernanos – Paris 5º
RER “Port Royal”

CIDADE INTERNACIONAL UNIVERSITÁRIA DE PARIS
SERVIÇO DE RECEPÇÃO DE ESTUDANTES INTERNACIONAIS
De 8 de setembro a 11 de dezembro de 2009 (das 8h30 às 16h30)
17, boulevard Jourdan – Paris 14º
RER B e Tramway T2 – estação Cité Universitaire

Até o dia 30 de junho de 2009, 63.138 estudantes parisienses se beneficiaram do auxílio-moradia.

Mais informações: www.brasil.campusfrance.org

O Ministério da Agricultura e da Pesca francês criou um site sobre Ensino Superior e Pesquisa, um espaço virtual para profissionais e parceiros do ensino agrícola.
No novo site você encontra informações, textos e arquivos atualizados e pertinentes sobre todas as questões relacionadas ao ensino superior e à pesquisa ligados à agricultura e à pesca.
O espaço Ensino Superior e Pesquisa é um portal de informações úteis. Os principais assuntos tratados no site são informações sobre as formações oferecidas na área, dicas sobre inserção profissional, vida estudantil, espaços e documentos úteis.

Acesse o site: HTTP://WWW.SUP.CHLOROFIL.FR/

Comunicar erros