Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Assessoria de Relações Internacionais / Notícias / 2009 / Feira "Estudar e Pesquisar na Alemanha" terá Universidades de Excelência

Feira "Estudar e Pesquisar na Alemanha" terá Universidades de Excelência

06/10/2009 15h29 - última modificação 06/10/2009 15h30

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e o Goethe-Institut realizam em 24 de outubro (sábado), das 12 às 18 horas, sua tradicional feira “Estudar e Pesquisar na Alemanha”. O evento acontece no próprio Goethe-Institut em São Paulo (Rua Lisboa, 974, Pinheiros) e terá estandes informativos, palestras, aulas grátis de alemão e sorteio de prêmios.

Entre os expositores, o grande destaque é a presença de representantes de quatro universidades de excelência da Alemanha, a de Göttingen e as técnicas de Munique (TUM), Aachen (RWTH) e TH Karlsruhe, estas três através da associação TU9 de universidades tecnológicas. Também estarão na feira as universidades de Marburg e Passau, a TU Bergakademie Freiberg e a Jacob University de Bremen.

Novidade será a estreia da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e da Abipe (Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil), representando a IAESTE, organização mundial de estágios. Um terço dos estudantes brasileiros mediados pela Abipe obtém estágio na Alemanha.

A feira é uma excelente oportunidade para estudantes, principalmente universitários, informar-se sobre pós-graduações na Alemanha, principalmente doutorado. Possibilidades de bolsas e de fomento a cooperações universitárias e científicas, bem como de pós-doc na Alemanha, também fazem parte da oferta dos expositores, especialmente do DAAD, da DFG (Fundação Alemã de Pesquisa Científica) e da Fapesp. O evento também se dirige àqueles que desejam aprender o idioma alemão, seja no Brasil ou na Alemanha.

O leque de expositores conta também com a Lufthansa, a Senator Turismo e a emissora internacional Deutsche Welle, que oferece cursos de alemão online, além de sua programação jornalística em rádio, tevê e internet. O Consulado Geral da Alemanha terá seu estande para esclarecer sobre as novas regras de visto vigentes desde o início de 2009 para estudantes e doutorandos brasileiros. Como convidada, participa a CampusFrance, para orientar sobre as bolsas Erasmus Mundus para cursos de pós-graduação feitos na Alemanha e na França.

Para concorrer a um dos vários prêmios oferecidos pelos expositores (inclusive bolsas de estudo do Goethe-Institut), basta comparecer e preencher uma ficha na entrada.

Para mais informações: http://rio.daad.de/shared/eventos.htm

 

Comunicar erros


X