Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Assessoria de Relações Internacionais / Notícias / 2009 / Alemanha: DAAD oferece bolsas para especialização em música, artes plásticas e design

Alemanha: DAAD oferece bolsas para especialização em música, artes plásticas e design

02/09/09

02/09/2009 20h37

O programa de bolsas do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) para especialização nas áreas de música, de artes plásticas e design recebe inscrições 19 de outubro de 2009. São oferecidas bolsas com duração de um ano em universidades e escolas superiores de música (Musikhochschulen) ou de artes (Kunsthochschulen).

Podem candidatar-se jovens graduados nos últimos seis anos em música, artes plásticas ou design e que não estejam morando há mais de um ano na Alemanha. Dentre os músicos, há prioridade para candidatos com idade até 30 anos.

O primeiro passo para os interessados em participar da seleção é contatar um professor na Alemanha com quem deseje estudar. Esse professor, que não deverá ter a mesma nacionalidade do candidato, emitirá uma carta de aceitação do estudante, a ser anexada à candidatura.

Outro aspecto importante refere-se à produção artística, decisiva para a obtenção da bolsa. A documentação específica da área de música (gravação e partituras) não pode ter sido realizada há mais de um ano. No caso das artes plásticas, deve-se dar preferência à produção dos últimos dois anos. O material precisa ser datado e conter todas as especificações técnicas utilizadas.

Já o nível de conhecimento da língua alemã depende do orientador ou das normas da instituição de ensino escolhida. A bolsa inclui um curso prévio de alemão com duração de quatro meses. O candidato deve informar-se também sobre eventuais provas de conhecimentos e habilidades específicos para admissão na instituição alemã.

A lista dos documentos e dos requisitos exigidos para apresentar a candidatura à bolsa está disponível em http://rio.daad.de/shared/pos_graduacao.htm. A documentação completa deverá ser enviada ao escritório do DAAD no Rio de Janeiro (ver endereço no link acima).

Para saber mais sobre as escolas superiores de música da Alemanha, o portal Academics
disponibiliza uma lista com links para os sites de 23 instituições alemãs:
http://www.academics.com/science/universities_of_music_32855.html.
Através do endereço http://www.kunsthochschule.org também se encontra uma relação de escolas de arte na Alemanha.

Maior organização voltada para a internacionalização do ensino superior no mundo, o DAAD superou, em 2008, seus próprios recordes orçamentários (303,9 milhões de euros) e de beneficiados (57,5 mil alemães e estrangeiros).

Comunicar erros