Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Assessoria de Relações Internacionais / Notícias / 2009 / DAAD lança projeto piloto para cooperação

DAAD lança projeto piloto para cooperação

30/04/2009 11h46 - última modificação 30/04/2009 11h52

O DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) lançou um projeto piloto para promover a qualificação acadêmica de africanos de países de língua portuguesa. Conforme o Acordo de

Parceria Estratégica assinado em março, DAAD e Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) almejam construir, a partir deste projeto piloto, cooperações trilaterais entre universidades e institutos de pesquisa do Brasil, da Alemanha e de países lusófonos da África.

"Contamos com o apoio e a mobilização da comunidade acadêmicabrasileira, em particular das assessorias internacionais das universidades que já possuem experiência com mestrandos e doutorandos africanos e dos professores com contatos do outro lado do Atlântico Sul", afirma Gabriele Althoff, diretora do DAAD no Brasil.

O edital do projeto piloto prevê cinco linhas de fomento. Algumas abrem oportunidades para estudantes africanos, docentes e pesquisadores de universidades brasileiras nas áreas de energia, meio ambiente (clima), saúde pública, alimentos e biotecnologia, nutrição e agricultura.

A primeira linha oferece bolsas para estadas de pesquisa na Alemanha, de até seis meses, para mestrandos e doutorandos africanos de língua portuguesa, inclusive de universidades do Brasil. As próprias universidades podem indicar candidatos.

A segunda linha fomentará estadas de um a três meses na Alemanha de pesquisadores brasileiros e africanos para suporte e supervisão do trabalho dos bolsistas africanos, ao mesmo tempo em que poderão realizar pesquisas próprias.

A terceira linha financiará estadas de um a três meses de docentes alemães em instituições brasileiras e africanas com o objetivo de desenvolver projetos para cooperação trilateral futura.

As quarta e quinta linhas destinam-se a subsidiar as universidades alemãs que receberão os bolsistas africanos e os docentes do Brasil e da África participantes do projeto piloto.

As candidaturas devem ser encaminhadas para o Escritório Regional do DAAD no Brasil (Rua Presidente Carlos de Campos, 417, CEP 22231-080, Rio de Janeiro-RJ). O prazo para candidaturas neste projeto piloto encerra-se no dia 22 de maio de 2009.

Mais informações no link

O DAAD é a maior organização de intercâmbio acadêmico e científico do mundo, com mais de 56 mil alemães e estrangeiros fomentados por ano e orçamento anual de 300 milhões de euros. A Capes é a principal parceira do DAAD na América Latina.

Comunicar erros