Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Assessoria de Relações Internacionais / Notícias / 2009 / Capes e organização holandesa lançarão edital de cooperação científica

Capes e organização holandesa lançarão edital de cooperação científica

15/01/09

15/01/2009 10h35

No último dia 12, foi assinado um acordo entre a Fundação Capes e a Organização Neerlandesa para Cooperação Internacional em Educação Superior (Nuffic). Um dos objetivos do acordo é a criação de condições para a cooperação entre professores, pesquisadores e alunos brasileiros e holandeses, em arranjos institucionais e por meio de projetos conjuntos de pesquisa, pós-graduação e graduação, em áreas mutuamente acordadas. As áreas acadêmicas de maior foco são: Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências Médicas (Ciências da Saúde), Ciências Agrícolas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Artes.

Anualmente, as duas partes lançarão um edital para chamada de propostas de projetos conjuntos de pesquisa, com vistas ao intercâmbio científico entre Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil e da Holanda, visando à formação de recursos humanos de alto nível nos dois países. Os projetos serão submetidos, simultaneamente, no Brasil e nos Países Baixos e terão suas atividades iniciadas em 2009. Cada proposta deverá ter a duração máxima de 4 (quatro) anos.

A seleção envolverá quatro fases: verificação da consistência documental; análise do mérito; priorização das propostas previamente aprovadas e reunião mista entre a Capes e o Nuffic, ou de seu representante, para decisão final. As inscrições são gratuitas e feitas exclusivamente pela internet mediante o preenchimento do formulário de inscrição.

Comunicar erros