Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Assessoria de Relações Internacionais / Notícias / 2009 / Brasileiros Selecionados para o Programa Futuros Líderes nas Américas

Brasileiros Selecionados para o Programa Futuros Líderes nas Américas

09/10/2009 18h35

Cento e dezenove estudantes e pesquisadores brasileiros acabam de ser selecionados para bolsas de estudos do programa Futuros Líderes nas Américas do Canadá.

Nessa primeira etapa, foram concedidas 43 bolsas para doutorado, 46 bolsas para mestrado e 30 para graduação, em diversas áreas, entre as quais engenharia, biologia, medicina, direito, relações internacionais, geologia, química, ciência da computação, agronomia, economia e ciências naturais. Os contemplados vêm de diversos estados brasileiros: Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás e Distrito Federal.

Nos próximos quatro anos, o Canadá investirá 18 milhões de dólares canadenses no novo programa de bolsas de estudo, para estudantes internacionais. O Programa Futuros Líderes nas Américas (ELAP) consiste em 1600 novas bolsas de curta duração (4-6 meses) para estudantes da América Latina e do Caribe - graduação e pós-graduação - que tenham interesse em estudar ou realizar sua pesquisa no Canadá.

O objetivo do programa é favorecer o aperfeiçoamento dos recursos humanos de uma nova geração de líderes nas Américas, ao mesmo tempo em que consolida as relações entre as instituições de ensino pós-secundário do Canadá e da região. As bolsas também servirão para promover os modelos canadenses de governança e de comércio, e para promover melhores condições para a prosperidade e negócios do Canadá e das Américas. A primeira fase do programa foi lançada em abril de 2009 e os primeiros selecionados iniciam seus estudos no Canadá a partir de setembro de 2009. Os temas de estudo elegíveis são aqueles que promovem a boa governança, prosperidade, paz e segurança e o desenvolvimento econômico.


Descrição do Programa

As bolsas têm a duração de 4 a 6 meses, a partir de acordos de intercâmbio ou parcerias entre as instituições. Durante o intercâmbio, os bolsistas permanecem vinculados aos seus estabelecimentos de ensino no Brasil. As bolsas compreendem transporte aéreo, as taxas da universidade e outras despesas durante a permanência no Canadá, e consistem em $7.500 dólares canadenses por 4 meses e $10.000 dólares canadenses por 6 meses, administradas pelas instituições canadenses anfitriãs. Além disso, alguns dos bolsistas poderão ser convidados para participar de uma viagem de estudos com o objetivo de lhes proporcionar um melhor conhecimento do regime de governança, da prática empresarial e da sociedade civil em áreas prioritárias para o Canadá. Importante: As candidaturas deverão ser submetidas pelas instituições canadenses e não pelos alunos. O prazo para a próxima etapa deverá ser anunciado em fevereiro de 2010.


Para informações adicionais:

Os estabelecimentos de ensino superior e os estudantes interessados são convidados a consultar os sites http://www.brasil.gc.ca e http://www.scholarships.gc.ca, e, em caso de dúvidas, a encaminhar uma correspondência para academic.bsb@international.gc.ca.

Comunicar erros