Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Assessoria de Relações Internacionais / Notícias / 2009 / Brasileiros são selecionados para o Programa Futuros Líderes das Américas

Brasileiros são selecionados para o Programa Futuros Líderes das Américas

23/10/2009 15h30

Cento e dezenove estudantes e pesquisadores brasileiros foram selecionados para bolsas de estudos do programa Futuros Líderes nas Américas do Canadá.

Nessa primeira etapa, foram concedidas 43 bolsas para doutorado, 46 bolsas para mestrado e 30 para graduação, para áreas como, Engenharia, Biologia, Medicina, Direito, Relações Internacionais, Geologia, Química, Ciência da Computação, Agronomia, Economia e Ciências Naturais. Os contemplados são de diversos estados brasileiros: Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás e Distrito Federal.

O Programa tem como principal objetivo favorecer o aprefeiçoamento dos recursos humanos de uma nova geração de líderes na Américas. As bolsas também servirão para promover os modelos canadenses de governança e de comércio e para oferecer melhores condições para a prosperidade e negócios do Canadá e das Américas.

A primeira fase foi lançada em abril de 2009. Os primeiros selecionados iniciam seus estudos no Canadá a partir de setembro de 2009. Os temas de estudo elegíveis são aqueles que promovem a boa governança, prosperidade, paz e segurança e o desenvolvimento econômico.


Descrição do Programa

As bolsas têm a duração de 4 a 6 meses, a partir de acordos de intercâmbio, ou parcerias entre as instituições. Durante o intercâmbio, os bolsistas permanecem vinculados aos seus estabelecimentos de ensino no Brasil. As bolsas compreendem transporte aéreo, as taxas da universidade e outras despesas durante a permanência no Canadá e consistem em $7.500 dólares canadenses por 4 meses e $10.000 dólares canadenses por 6 meses, administradas pelas instituições canadenses anfitriãs.

Além disso, alguns dos bolsistas poderão ser convidados para participar de uma viagem de estudos com o objetivo de lhes proporcionar um melhor conhecimento do regime de governança, da prática empresarial e da sociedade civil em áreas prioritárias para o Canadá.

Importante: As candidaturas deverão ser submetidas pelas instituições canadenses e não pelos alunos. O prazo para a próxima etapa deverá ser anunciado em fevereiro de 2010. Para mais informações, consulte os sites http://www.brasil.gc.ca e http://www.scholarships.gc.ca e, em caso de dúvidas, acesse academic.bsb@international.gc.ca


Comunicar erros


X