Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Assessoria de Relações Internacionais / Notícias / 2009 / Bolsas para pós graduação na Alemanha em políticas públicas e boa governança

Bolsas para pós graduação na Alemanha em políticas públicas e boa governança

19/06/2009 18h11

O DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) está recebendo candidaturas para o programa de bolsas de pós-graduação master em políticas públicas e boa governança (PPGG), com cinco opções de cursos (ver cursos e universidades no edital).
O programa tem como público-alvo graduados, com ou sem experiência profissional, que visem exercer funções de liderança nos campos político, jurídico e econômico, bem como da administração pública. Para candidatar-se, os interessados não podem ter concluído a graduação há mais de seis anos, e não podem estar residindo na Alemanha há mais de um ano.

Para os cursos ministrados em inglês, será exigido certificado de proficiência no idioma (Toefl ou equivalente). Para os cursos em alemão, terão prioridade aqueles que já tiverem ao menos conhecimentos básicos de alemão em nível A2. Todos receberão bolsa para curso de alemão na Alemanha, em geral de seis meses, antes do início da pós-graduação. Prevê-se o início dos cursos de alemão presenciais em 1o de abril de 2010. A partir de janeiro, os aprovados deverão ter acesso ao curso on-line de alemão DUO.
Além destes, todos os cursos possuem outros pré-requisitos próprios para admissão. Os candidatos deverão informar-se previamente nos respectivos sites sobre eles.

As candidaturas devem ser enviadas até 28 de agosto de 2009 (data da postagem) ao escritório regional do DAAD no Rio de Janeiro (ver endereço no edital), podendo os candidatos indicar sua preferência por até dois dos cinco cursos oferecidos no programa.
Os cursos terão, em regra, duração de dois anos. As bolsas estão fixadas em 750 euros mensais, mais seguro-saúde, subsídio para viagem e aluguel, bem como outros adicionais, conforme o caso.

Para melhor orientação, os interessados devem ler e seguir o edital em inglês, disponível em http://rio.daad.de/shared/pos_graduacao.htm#ppgg. Pedidos de esclarecimento devem ser encaminhados ao escritório do DAAD no Rio (aufbau@daad.org.br).
O DAAD é a maior organização de intercâmbio acadêmico e científico do mundo, com orçamento de 300 milhões de euros e cerca de 56 mil fomentados (alemães e estrangeiros) anualmente.

Comunicar erros