Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Assessoria de Relações Internacionais / Notícias / 2008 / Programa Vanier de Bolsas de Pós-Graduação no Canadá

Programa Vanier de Bolsas de Pós-Graduação no Canadá

04/11/2008 16h44 - última modificação 05/11/2008 09h01


Inscrições até 14 de novembro de 2008


A prosperidade do Canadá como nação está crescentemente relacionada ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia e a indivíduos criativos e capacitados, cujos talentos dão vida a idéias e inovações. Suas idéias favorecem a criação de novos produtos, serviços e políticas que sustentam a competitividade econômica do Canadá, fortalecem as bases sociais, ajudam o meio ambiente e melhoram a qualidade de vida do cidadão - conceitos centrais à estratégia de Ciência e Tecnologia do governo canadense.

Como parte dessa estratégia, o Governo do Canadá lançou, em setembro de 2008, o Programa Vanier de Bolsas de Pós-Graduação do Canadá, destinado a atrair e reter alunos canadenses e internacionais de doutorado que demonstrem liderança e excelente desempenho acadêmico nas áreas de ciências sociais e humanas, ciências naturais, engenharia e saúde. A partir de junho de 2009, 165 bolsas de estudo serão concedidas anualmente. Quando totalmente operacional, o programa irá apoiar cerca de 500 estudantes por ano. O programa visa ainda incentivar parcerias, promover a excelência do conhecimento e pesquisa e colocar o Canadá numa posição de liderança internacional no desenvolvimento da ciência e tecnologia.

O valor da bolsa é de 50 mil dólares canadenses anuais por um período de até três anos.

O processo de seleção inicia-se com a universidade canadense, que irá nomear os candidatos que deseja indicar para participar do processo seletivo. O candidato será avaliado por seu desempenho acadêmico e profissional por meio dos resultados acadêmicos, prêmios e distinções, programa de estudo e contribuições potenciais para o avanço do conhecimento, experiências profissionais e acadêmicas relevantes, envolvimento com a comunidade, publicações, apresentações em conferências e cartas de recomendação.

O programa é uma iniciativa de três agências de fomento à pesquisa no Canadá: o Conselho de Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas (SSHRC), o Conselho de Pesquisa em Ciências Naturais e Engenharia (NSERC) e os Institutos de Pesquisa em Saúde do Canadá (CIHR).

O prazo de inscrição (submissão da candidatura pela universidade canadense) encerra-se em 14 de novembro de 2008 para bolsas com recursos do CIHR e NSERC. Para as bolsas com recursos do SSHCR, os prazos de inscrição serão determinados pelas universidades.

A descrição detalhada do programa e do processo de seleção está disponível no sítio http://www.vanier-cgs-bes.gc.ca.

Comunicar erros


X